Quantas vezes ouvimos falar que alguém foi ao médico e o mesmo recomendou que o tratamento fosse FISIOTERAPIA?! As causas podem ser inúmeras, como por exemplo;
- Perda de mobilidade por quedas ou acidentes.
- Dores musculares.
- Problemas na coluna.
- Problemas ortopédicos.
E uma infinidade de outros distúrbios corporais que precisam de Fisioterapia como forma de tratamento complementar e até principal.
E é exatamente aí que entra o Fisioterapeuta! Para tratar e prevenir problemas motores de diversas causas!
Mas falarmos assim fica um tanto genérico não é mesmo “Tratar de problemas de mobilidade”, por isso, decidimos contar para você em detalhes qual é a função de um Fisioterapeuta dentro de várias áreas de atuação!
Acompanhe e surpreenda-se com a gama de atribuições que essa profissão permite.
A função de um fisioterapeuta
Além de tratar e prevenir lesões e distúrbios corporais ligados a problemas musculares, outra característica muito marcante dentro da Fisioterapia é o atendimento hospitalar.
Contudo, como se trata de uma profissão que vem ganhando destaque na sociedade atual, o mercado vem absorvendo novas maneiras de utilizar os serviços de um Fisioterapeuta e com isso vagas inovadoras chamam a atenção de profissionais e estudantes da área.
O fisioterapeuta pode trabalhar em instituições privadas e públicas ou de forma autônoma em sua própria clínica ou no atendimento domiciliar.
E agora para que você entenda um pouco mais sobre esse universo tão amplo quanto o da Fisioterapia, algumas áreas específicas e a função do Fisioterapeuta em cada uma delas.
Função do Fisioterapeuta em UTI: O trabalho do Fisioterapeuta em centros der terapia intensiva é aplicar técnicas de reabilitação respiratória, musculoesquelético e neurológico.
Função do Fisioterapeuta na cardiologia e pneumologia: Tratar pacientes antes de depois de cirurgias, além de trabalhar com a prevenção de doenças respiratórias e cardíacas e tratar aquelas já instaladas, podendo também cuidar da reabilitação dos pacientes, aplicando técnicas para melhora do desempenho do aparelho respiratório e circulatório.
Função do Fisioterapeuta na Estética: Cuidar de pacientes em pré e pós cirurgias plásticas, além de cuidar de mulheres que tiveram a retirada da mama por conta de um câncer.
Essa área se estende a dermatologia, onde o Fisioterapeuta aplica raios ultravioleta, laser e infravermelhos, com o propósito de acelerar cicatrização de cortes cirúrgicos e lesões por queimaduras.
Função do Fisioterapeuta do trabalho: trabalhar com a prevenção e tratamento de patologias ligadas ao trabalho, a LER, por exemplo.
Função do Fisioterapeuta esportivo: Trabalhar com prevenção de lesões em atletas e praticantes de atividades físicas e tratar de forma específica aqueles que sofreram ferimentos causado pelo excesso de esforço ou movimentos errados.
Função do Fisioterapeuta na Neurologia: Nesses casos o Fisioterapeuta pode atuar tanto com adultos, quanto com crianças que sofreram lesões causadas por acidentes ou por doenças e até síndrome, como:
- Derrame cerebral.
- Paralisia cerebral.
- Síndrome de Down
Função do Fisioterapeuta da indústria de equipamentos: Os profissionais têm como foco a pesquisa, desenvolvimento e teste de equipamentos utilizados para aplicação de diversas técnicas terapêuticas.
Função do Fisioterapeuta na Ortopedia e Traumatologia: Ajudar no tratamento de pacientes que sofreram fraturas, traumas ou luxações, promovendo a redução das dores e a recuperação dos movimentos.
Função do Fisioterapeuta nos grupos especiais: Com a expectativa de vida cada vez maior, mais e mais idosos precisam de cuidados preventivos com a sua mobilidade e esse é o objetivo do Fisioterapeuta que se dedica a esse grupo.
É perceptível que o Fisioterapeuta tem um papel muito importante em quase todas as áreas que de alguma forma estão ligadas aos movimentos corporal.
Portanto, a grande missão e a função do Fisioterapeuta está em cuidar do ser humano como todo, promovendo a sua saúde corporal e contribuindo para o seu bem-estar mental e emocional!