O relógio não para e cada hora que passa fica um pouco mais perto do momento de escolher uma profissão. E escolher um curso de graduação é o primeiro e mais importante passo para o futuro profissional de qualquer pessoa.
Por esse motivo, quanto mais informações você tiver na hora de decidir que curso irá fazer, mais fácil será de não errar na escolha!
E se você tem como habilidade cuidar das pessoas e acredita que tem muito a oferecer como profissional da enfermagem, esse texto foi feito pensado em você!
Hoje nós iremos te dar uma ajudinha para entender o que exatamente se estuda em um curso de enfermagem pra ajudar você na entrada para o mercado de trabalho.
Que tal, vamos descobrir?
O curso de enfermagem como um todo
O enfermeiro é aquele que cuida das pessoas dentro da área da saúde, é responsável por:
- Prestar primeiros socorros.
- Administrar medicação.
- Auxiliar em preparação para exames.
- Fazer curativos.
- Prestar todo tipo de auxílio a médicos em procedimentos.
Em outras palavras, prestação de assistência médica e cuidados a pacientes. Assim sendo, o curso de enfermagem prepara seus profissionais para muito além dessas atividades que citamos.
Formando e capacitando enfermeiros para trabalhar em atendimentos domiciliares, resgate de urgências e emergências, pesquisas, gestão de equipes, planejamento, entre muitas outras possibilidades.
Dito isso, que tal conhecer a grade de um curso de enfermagem?
Grade curricular de um curso de enfermagem
-
Atendimento Pré-hospitalar
Essa matéria aborda técnicas de atendimento a vítimas de diversos acidentes, como por exemplo, queimaduras, afogamentos e quedas.
É estudando essa área que o aluno poderá entender se tem perfil para ser um enfermeiro socorrista ou não.
-
Anatomia
Aqui o estudante de enfermagem terá acesso a tudo que se refere ao estudo do corpo humano, com foco em relação estrutural dos sistemas e órgãos.
-
Histologia
Essa matéria apresenta atividades práticas referentes a preparação de lâminas laboratoriais para serem analisadas. Além de claro, servir de base para a prática, que é o estudo de tecidos fundamentais para o corpo humano em aspectos microscópicos.
-
Psicologia
Essa é uma matéria fundamental para todo estudante de enfermagem, através dela é possível formar um enfermeiro capaz de ter uma relação profissional e humana com seus pacientes.
Além de ajudar o profissional de enfermagem a lidar com os desafios que a área exige, traz uma visão mais empática sobre a relação entre todos envolvidos em tratamentos médicos.
-
Biossegurança
Apresenta ao futuro profissional de enfermagem, as medidas que devem ser adotadas como forma de assegurar o bem-estar e segurança, tanto individual, quanto coletiva.
Aqui são estudados riscos químicos, físicos e biológicos aos quais os pacientes e profissionais podem ser expostos.
-
Enfermagem clínica
Matéria da enfermagem que aborda os aspectos hospitalares e a assistência aos pacientes nesse contexto, explicando a função do enfermeiro nos procedimentos como procedimentos de diagnóstico, análise das condições de saúde, tratamento clínico, entre outros.
-
Farmacologia
Ensina o efeito dos medicamentos no organismo de uma pessoa, a ação esperada e suas reações adversas, formas de administrar, indicações e restrições e os protocolos que devem ser seguidos.
-
Enfermagem na saúde coletiva
Contato do futuro enfermeiro com técnicas de assistência de enfermagem, aplicadas no contexto de programas e políticas públicas de saúde.
Além dessas matérias, ainda existem os estágios supervisionados, onde os profissionais poderão ampliar a sua percepção quanto a aplicação da enfermagem na prática, além de poder ganhar experiência e autoconfiança na hora de realizar a teoria aplicada durante todo o curso!
Consegue observar o quanto o conteúdo é rico em conhecimento e as matérias são diversificadas? Daí é possível concluir o tamanho da importância de um profissional de enfermagem.
Algumas áreas da Enfermagem
- Enfermeiro Psiquiátrico
- Enfermeiro Obstétrico
- Enfermeiro Puericultor e Pediátrico
- Enfermeiro Sanitarista
- Enfermeiro de Saúde Publica
- Enfermeiro de Centro Cirúrgico
- Enfermeiro de Terapia Intensiva
- Enfermeiro do Trabalho
Ficou mais alguma dúvida?