O que faz um operador de telemarketing? Como é a rotina desse profissional? Para quem acredita que um operador de telemarketing faz parte de uma profissão pouco valorizada e com baixos salários, se engana.
A capacitação deste tipo de profissional está cada vez mais rígida e as qualificações durante a busca de um novo operador de telemarketing está mais exigente.
Nos dias de hoje, um operador de telemarketing pode trabalhar em vários setores como:
- SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).
- Sistemas de cobrança.
- Pesquisas de satisfação.
- Vendas.
- Conversão.
- Atendimento ao público.
- Lidar com clientes internacionais (estes profissionais bilingues são os que recebem salário maior), etc.
Interessante; não é mesmo?
Assim, utilizado em todo o mundo, o telemarketing é um excelente canal para você divulgar qualquer negócio e manter um relacionamento direto com seu cliente, seja qual for a finalidade.
Continue com a leitura deste artigo e conheça mais sobre o trabalho de um operador de telemarketing.
Confira!
Telemarketing – uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho no Brasil
O serviço de telemarketing tem ocupado grande espaço no mercado de trabalho.
Você mesmo(a) talvez já tenha notado que a quantidade de pessoas trabalhando em empresas de call center tem crescido significativamente nos últimos anos.
Segundo uma matéria publicada na Revista Exame, o setor de telemarketing se transformou no maior empregador da área de serviços devido servir de uma ótima porta de entrada para vários jovens no mercado de trabalho.
- Outro dado importante; de acordo com levantamento da consultoria especializada E-Consulting, este mercado (considerando operações internalizadas e terceirizadas) cresceu 7,5% no Brasil em 2018, faturando 51,26 bilhões de reais frente aos R$ 47,69 bilhões arrecadados no ano anterior.
Tal dado mostra um claro movimento de substituição de modelo relacional para questões rotineiras, de presença e voz, para relacionamento digital remote.
Dito isto, descubra agora o que faz um trabalhador no call center
Também chamado de atendente de call center, atendente de SAC e operador de televendas, o operador de telemarketing é aquele profissional com a ocupação de atender clientes de empresas dos mais diversos setores:
Todo este atendimento prestado pelo operador de telemarketing é feito por telefone, email ou chat.
Você enquanto operador(a) de telemarketing pode atuar em um dos dois (ou mesmo os dois) tipos de telemarketing:
- Ativo – é você operador(a) que entra em contato com o cliente para promover/vender produtos ou serviços, fazer acompanhamento de vendas, realizar cobranças, dentre outros.
- Receptivo – é você que atende o chamado do cliente para sanar dúvidas e fornecer informações sobre serviço ou produtos, receber e registrar reclamações, elogios ou sugestões, etc.
É importante você saber também que tanto no telemarketing ativo quanto no telemarketing receptivo, você operador(a) precisa saber utilizar programas de computador para executar suas funções como, por exemplo, concluir operações de vendas, veja a diferença entre os dois.
Normalmente, as empresas te passam um “script” para você seguir um roteiro de atendimento e cumprir metas relacionadas a vendas ou a quantidade de clientes satisfeitos e atendidos.
Habilidades e características para você ser um bom operador de telemarketing
Mesmo que não seja obrigatório você ter graduação para atuador como operador de telemarketing, é preciso que tenha algumas habilidades e características como:
- Ótima comunicação verbal.
- Facilidade com computador.
- Gostar de pessoas.
- Saber trabalhar em equipe.
- Foco em resultados.
- Boas maneiras ao usar chat, telefone, email, etc.
- Maturidade emocional.
- Flexibilidade para lidar com problemas durante o atendimento ao cliente, etc.
Além disso você deve também conhecer sobre os produtos e serviços da empresa que você representa; para isso várias delas oferecem treinamentos específicos para o contratado nos primeiros atendimentos.
Portanto, agora que você já conhece mais sobre o trabalho de um operador de telemarketing, saiba também que é possível você crescer nesta carreira, basta que tenha desempenho e foco, estude, seja proativo(a) e gere resultados positivos para a empresa.
E então, qual sua opinião sobre o trabalho de um operador de telemarketing? Deixe seu comentário!