CBO 1115-05 - Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gestores públicos
O profissional no cargo de Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg CBO 1115-05 planeja, gerencia e coordena atividades relacionadas à formulação, à implementação e à avaliação de políticas públicas do governo federal Identifica prioridades e analisa alternativas de solução para a tomada de decisão, realizando estudos técnicos e propondo alternativas estratégicas, linhas de ação e regramentos jurídicos.
Modela políticas públicas e planos governamentais Analisa processos de execução e resultados das políticas públicas, considerando impactos, custo-benefício, escala e efetividade Acompanha discussão e tramitação de propostas governamentais no poder legislativo.
Assessora autoridades no processo de tomada de decisões Identifica e analisa redes para o estabelecimento de parcerias Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1115-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gestores públicos que pertence ao grupo dos membros superiores e dirigentes do poder público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gestores públicos CBO 1115-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1115-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gestores públicos.
- Membros superiores e dirigentes do poder público.
O que faz um Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg
O Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg CBO 1115-05 pesquisa referenciais de análise para abordagem dos obstáculos e dos desafios do setor público e estuda a política estabelecida pelo competente órgão superior do governo federal para enfrentá-los, tendo em vista atingir os objetivos governamentais Analisa os problemas de gestão, buscando identificar suas múltiplas causas.
Identifica prioridades e analisa alternativas de solução para a tomada de decisão, realizando estudos técnicos e propondo alternativas estratégicas, linhas de ação e regramentos jurídicos.
Realiza estudos das relações entre as entidades federadas, considerando a diversidade territorial do país, para viabilizar a implementação das políticas públicas Participa de processos de planejamento, gestão e coordenação, atuando nas diversas fases do ciclo de políticas públicas e de administração governamental, de acordo com a função específica ocupada em órgão do governo federal.
Participa do processo de planejamento governamental, projetando cenários, fornecendo subsídios para definição de objetivos setoriais e de governo, definindo metas, programas e ações, e estabelecendo os indicadores para controle Modela políticas públicas e planos governamentais.
Projeta parâmetros macroeconômicos.
Seleciona e desenvolve ferramentas de gestão de organização e de política pública Gerencia a implementação de políticas públicas e as ações e os programas relacionados.
Aloca e administra pessoal e recursos materiais e financeiros.
Coordena equipes de trabalho e atividades Administra orçamento, detalhando, executando e monitorando a programação orçamentária Revisa parâmetros, receitas, despesas e cenário fiscal.
Propõe alterações orçamentárias Realiza consultas públicas, analisa cenários e executa diagnóstico de problemas Mapeia e interage com partes interessadas.
Avalia processos de execução e resultados das políticas públicas, considerando impactos, custo-benefício, escala, efetividade, entre outros aspectos Controla implementação das políticas públicas e realiza prestação de contas.
Prepara relatórios de avaliação de receitas, despesas e metas alcançadas Analisa e revisa plano plurianual Realiza revisão orçamentária, de programas e de ações.
Promove articulações institucionais Identifica e analisa redes para o estabelecimento de parcerias – como concessões, parcerias público-privadas, contratos de gestão, convênios, consórcios, entre outras modalidades de acordos – entre diferentes níveis de organizações governamentais, da sociedade civil e do setor privado, visando aumentar o impacto das políticas públicas e dos programas governamentais Assessora autoridades no processo de tomada de decisões, elaborando pareceres, notas técnicas e informativas.
Presta informações às autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados Pode representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados Acompanha discussão e tramitação no poder legislativo de propostas relacionadas à sua área de atuação, especialmente orçamento e plano plurianual.
Verifica decisões do poder judiciário que possam trazer impacto à administração pública federal Mantém-se atualizado em sua área de atuação, levantando inovações tecnológicas, avaliando novas técnicas de gestão e realizando interlocução com especialistas de diferentes áreas na busca de solução de problemas complexos Faz uso de plataformas digitais e sistemas integrados na administração pública federal, bem como fornece subsídios para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento desses recursos Valoriza práticas democráticas, em suas atividades Participa na promoção do desenvolvimento sustentável, com transparência, responsabilidade fiscal e social, e ações de proteção ao meio ambiente.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1115-05 deve demonstrar competências pessoais, administrar orçamento, avaliar políticas públicas, assessorar autoridades, formular políticas públicas, elaborar orçamento, coordenar planejamento governamental, gerenciar a implementação de políticas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gestores públicos os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil e administrativa. Realizam suas atividades em equipe,geralmente assumindo as funções de coordenação. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1115-05
Para o exercício desses cargos, é exigida escolaridade de nível superior, geralmente o provimento dos cargos é via concurso público.
Atividades exercidas por um Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg CBO 1115-05
Um Especialista de políticas públicas e gestão governamental - eppgg (ou sinônimo) deve acompanhar discussão e tramitação do orçamento e do ppa no legislativo, mapear partes interessadas, projetar parâmetros macroeconômicos, representar autoridades em eventos, reuniões e colegiados, revisar plano plurianual, revisar orçamento, alocar recursos - materiais, humanos e financeiros, desdobrar planejamento, acompanhar decisões do poder judiciário, modelar planos, projetar cenários, avaliar processos de execução das políticas públicas, propor linhas de ação, demonstrar sensibilidade política, avaliar impactos de políticas públicas, desenvolver sistema de indicadores, preparar relatório de avaliação de receitas e despesas, elaborar pareceres, notas técnicas e informativas, aferir execução das políticas públicas, assessorar tomada de decisões, demonstrar flexibilidade, avaliar plano plurianual, propor instrumentos de contratação, demonstrar pró-atividade, realizar prestação de contas, selecionar ferramentas de gestão, articular recursos e processos, demonstrar capacidade de organização, definir programas e ações, propor alternativas estratégicas, propor alterações orçamentárias, buscar apoio político e institucional, gerenciar programas e ações, municiar autoridade com informações, orientar autoridades para participação em eventos, reuniões e colegiados, diagnosticar problemas, analisar cenário, subsidiar definição de objetivos setoriais, administrar recursos - materiais, humanos e financeiros, promover a realização de parcerias e acordos, realizar estudos técnicos, capacidade de articulação, demonstrar capacidade de negociação, subsidiar definição de objetivos de governo, modelar políticas, estabelecer programação orçamentária, identificar prioridades, executar orçamento, monitorar implementação das políticas públicas, revisar parâmetros, receitas, despesas, despesas não obrigatórias e cenário fiscal, promover articulações intra e inter institucionais, revisar programas e ações, definir metas, detalhar programação orçamentária, administrar conflitos, propor regramentos jurídicos, monitorar implementação do ppa, monitorar execução orçamentária, verificar consistência dos objetivos setoriais com os objetivos estratégicos, trabalhar sob pressão, demonstrar criatividade, avaliar programas e ações, trabalhar em equipe, desenvolver ferramentas de gestão, acompanhar tramitação de propostas no legislativo, propor distribuição dos recursos, gerenciar equipes e atividades, demonstrar liderança, realizar consultas públicas, interagir com as partes interessadas, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita.