CBO 1210-10 - Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores gerais
O profissional no cargo de Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) CBO 1210-10 exerce a direção geral de empresa ou de organização (exceto organização da sociedade civil sem fins lucrativos), formulando e aplicando políticas corporativas, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo conselho de administração ou órgão semelhante Determina os parâmetros para elaboração do planejamento estratégico e sua previsão orçamentária.
Controla a execução das ações planejadas e a alocação de recursos, junto aos diretores e gerentes dos diversos setores da empresa ou organização Analisa relatórios, discute resultados alcançados e avalia a qualidade dos processos e produtos ou serviços Atua para maximizar efetividade dos processos, otimizar o uso de recursos e assegurar o alcance de metas estabelecidas.
Conduz atividades de representação e de comunicação Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1210-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores gerais que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores gerais CBO 1210-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1210-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores gerais.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público)
O Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) CBO 1210-10 prepara-se para assumir a direção geral de empresa ou organização, analisando a missão, a visão e os valores estabelecidos, estudando as estratégias adotadas para cumprimento de objetivos e metas, verificando os recursos disponíveis, e avaliando a evolução dos resultados atingidos Formula políticas corporativas, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo conselho de administração ou órgão semelhante.
Estabelece estrutura administrativa da empresa ou organização.
Determina os parâmetros para elaboração do planejamento estratégico Acompanha a formulação das diretrizes e a definição do conjunto integrado de ações e procedimentos conducentes aos objetivos e metas, podendo intervir para estabelecer mudanças, quando necessário.
Aprova o planejamento estratégico e sua previsão orçamentária, junto com membros do conselho Discute a execução das ações planejadas e a alocação de recursos, junto aos diretores e gerentes dos diversos setores da empresa ou organização.
Acompanha de modo contínuo as atividades, os projetos e os programas desenvolvidos.
Visita setores e unidades corporativas Faz controle das despesas e examina balanços.
Assegura a implementação e a manutenção de sistemas de qualidade.
Analisa relatórios, discute resultados alcançados e avalia a qualidade dos processos e produtos ou serviços Atua para maximizar efetividade dos processos, otimizar o uso de recursos e assegurar o alcance de metas estabelecidas Supervisiona a remodelação ou renovação de instalações, para melhorar condições ergonômicas de trabalho, aumentar a segurança do trabalhador e racionalizar o fluxo de pessoal.
Implementa e supervisiona programas de gestão ambiental Determina políticas para administração da força de trabalho Aprova políticas de benefícios e de captação e retenção de talentos.
Negocia política salarial Incentiva crescimento profissional.
Implementa política de desenvolvimento de pessoas Avalia mudanças culturais da sociedade que refletem na empresa ou organização, em geral, e, especialmente, na administração da força de trabalho, incluindo temas de responsabilidade social e de inclusão social Promove a utilização de tecnologias digitais para interligar todos os setores e processos da empresa ou organização, bem como a interligação com o ambiente externo do mundo dos negócios.
Negocia transferências tecnológicas, no país e no exterior, levando em conta os avanços em ciência e tecnologia - com oferta de novos programas de computador, máquinas, técnicas e processos de logística, produção, vendas, e serviços -, para aproveitar oportunidades e fazer frente aos desafios do mundo corporativo Participa de feiras tecnológicas, troca informações tecnológicas com empresas similares, visita detentores de tecnologia, e apresenta inovações tecnológicas Orienta operações internacionais da empresa ou organização, em função das necessidades de importação e de exportação.
Adota princípios de transparência na administração, com focalização na integridade corporativa, cumprindo normas de conformidade legal e jurídica, bem como obrigações trabalhistas, regulatórias e concorrenciais Responde pelas ações corporativas junto a órgãos públicos Firma convênios, acordos e contratos.
Avalia mudanças de orientações nas políticas públicas, em função da alternância nas esferas municipal, estadual e federal de governo, para permitir a adaptação da empresa ou organização às oscilações de conjuntura Conduz atividades de representação, de comunicação e de relações públicas institucionais Interage com órgãos governamentais e de classe Negocia com clientes, bancos e fornecedores Participa de seminários e palestras e concede entrevistas.
Faz contatos com autoridades políticas e formadores de opinião Formula, aprova e avalia resultados de campanhas mercadológicas e sociais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1210-10 deve determinar política de recursos humanos, negociar transferência de tecnologia, representar a empresa, preservar a imagem da empresa, demonstrar competências pessoais, estabelecer estratégias operacionais, supervisionar negócios da empresa, assegurar cumprimento da missão da empresa, comunicar-se, coordenar diretorias da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores gerais exercem suas funções em empresas (industriais, comerciais ou de serviços, inclusive bancos), organizações e instituições. São contratados na condição de empregados, com carteira assinada. Atuam em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1210-10
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior. Podem participar de cursos de aperfeiçoamento durante a trajetória profissional. O preparo para funções de direção geral ocorre após cinco anos de experiência em funções análogas.
Atividades exercidas por um Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) CBO 1210-10
Um Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) (ou sinônimo) deve analisar tendências político-econômicas, nacionais e internacionais, buscar novas tecnologias fora do país, buscar atualização tecnológica, exercer liderança, promover funcionários, trabalhar em equipe, visitar setores e unidades da empresa, supervisionar produção, exercer comando, fornecer recursos para desenvolvimento de sistema de qualidade, aprovar meios de comunicação com o mercado, definir políticas de comercialização, negociar soluções políticas, submeter orçamento ao conselho de administração, trocar informações tecnológicas com empresas similares, cobrar resultados, participar de painéis de estudos, apreciar relatórios setoriais, incentivar crescimento profissional, verificar resultados de campanhas, consignar elogios a funcionários, demonstrar tratamento respeitoso e cortês, prestar esclarecimentos a auditoria, julgar resultados de pesquisas de mercado, verificar concorrentes, demonstrar capacidade de comunicação verbal em língua estrangeira, participar de eventos sociais da empresa, participar de seminários e palestras, aprovar precificação de produtos e serviços, fixar metas, atuar em reunião com demais diretores, demonstrar objetividade, estabelecer estrutura administrativa da empresa, demonstrar abertura para inovações, demonstrar capacidade de identificar talentos, negociar com fornecedores, discutir resultados e suas correções com subordinados diretos, visitar detentores de novas tecnologias, demitir funcionários, interagir com órgãos governamentais, administrar conflitos, demonstrar espírito empreendedor, demonstrar equilíbrio emocional, demonstrar experiência profissional, visitar feiras e exposições, negociar com bancos, decidir sobre nichos de mercado, para atuação, demonstrar reconhecimento pelo trabalho bem feito por subordinados, assinar cheques, demonstrar automotivação, autorizar despesas, suportar pressões do mercado, formular linhas gerais de campanhas sociais, interagir com órgãos de classe - fiesp, sindipeças, sindiplástico, cvm, analisar ramo de atividade de clientes potenciais, negociar política salarial, demonstrar interesse em atualização profissional, participar de comissão diretora, participar de lançamento de produtos de clientes, admitir funcionários, conciliar propostas, conceder entrevistas, decidir sobre segmento de mercado, apresentar inovações tecnológicas, operacionalizar a vontade de acionistas, participar de audiência pública nos legislativos, formular política de benefícios, formular políticas, conforme a missão da empresa, negociar com clientes, firmar convênios, acordos e contratos, definir processos de produção, demonstrar conhecimento de seu produto e serviço, recomendar tipos de investimentos a realizar, demonstrar comprometimento com a missão da empresa, demonstrar cultura geral, formular plano da atividade comerciai, industrial, administrativa e financeira, estabelecer critérios de comercialização - crédito, prazo, forma de pagamento, definir unidade a participar do processo de produção, presidir comitê de recursos humanos, autorizar promoção de eventos, supervisionar execução dos planos da atividade comercial, industrial, administrativa e financeira, avaliar resultados, participar de eventos - feiras, seminários, congressos, responder pelas ações da empresa junto a órgãos públicos, definir requisitos de qualidade, gerenciar a implementação do sistema de qualidade, apresentar idéias e inovações, preservar a aplicação de recursos públicos, implementar política de desenvolvimento de recursos humanos, formular política de captação de talentos, contatar políticos e formadores de opinião, aprovar campanhas mercadológicas, aplicar sanções disciplinares, demonstrar conhecimento de seu mercado, participar de feiras tecnológicas, decidir sobre tipo de cliente a atender, procurar inovação, examinar balanço da empresa, demonstrar capacidade de decisão, liderar por meio de exemplos, assegurar a compreensão, implementação e manutenção da política de qualidade, estabelecer tipos de produtos a oferecer, aplicar recursos, conforme a missão da empresa, demonstrar iniciativa, demonstrar empatia.