CBO 1210-10 - Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores gerais
O profissional no cargo de Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) CBO 1210-10 exerce a direção geral de empresa ou de organização (exceto organização da sociedade civil sem fins lucrativos), formulando e aplicando políticas corporativas, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo conselho de administração ou órgão semelhante Determina os parâmetros para elaboração do planejamento estratégico e sua previsão orçamentária.
Controla a execução das ações planejadas e a alocação de recursos, junto aos diretores e gerentes dos diversos setores da empresa ou organização Analisa relatórios, discute resultados alcançados e avalia a qualidade dos processos e produtos ou serviços Atua para maximizar efetividade dos processos, otimizar o uso de recursos e assegurar o alcance de metas estabelecidas.
Conduz atividades de representação e de comunicação Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1210-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores gerais que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores gerais CBO 1210-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1210-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores gerais.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público)
O Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) CBO 1210-10 prepara-se para assumir a direção geral de empresa ou organização, analisando a missão, a visão e os valores estabelecidos, estudando as estratégias adotadas para cumprimento de objetivos e metas, verificando os recursos disponíveis, e avaliando a evolução dos resultados atingidos Formula políticas corporativas, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo conselho de administração ou órgão semelhante.
Estabelece estrutura administrativa da empresa ou organização.
Determina os parâmetros para elaboração do planejamento estratégico Acompanha a formulação das diretrizes e a definição do conjunto integrado de ações e procedimentos conducentes aos objetivos e metas, podendo intervir para estabelecer mudanças, quando necessário.
Aprova o planejamento estratégico e sua previsão orçamentária, junto com membros do conselho Discute a execução das ações planejadas e a alocação de recursos, junto aos diretores e gerentes dos diversos setores da empresa ou organização.
Acompanha de modo contínuo as atividades, os projetos e os programas desenvolvidos.
Visita setores e unidades corporativas Faz controle das despesas e examina balanços.
Assegura a implementação e a manutenção de sistemas de qualidade.
Analisa relatórios, discute resultados alcançados e avalia a qualidade dos processos e produtos ou serviços Atua para maximizar efetividade dos processos, otimizar o uso de recursos e assegurar o alcance de metas estabelecidas Supervisiona a remodelação ou renovação de instalações, para melhorar condições ergonômicas de trabalho, aumentar a segurança do trabalhador e racionalizar o fluxo de pessoal.
Implementa e supervisiona programas de gestão ambiental Determina políticas para administração da força de trabalho Aprova políticas de benefícios e de captação e retenção de talentos.
Negocia política salarial Incentiva crescimento profissional.
Implementa política de desenvolvimento de pessoas Avalia mudanças culturais da sociedade que refletem na empresa ou organização, em geral, e, especialmente, na administração da força de trabalho, incluindo temas de responsabilidade social e de inclusão social Promove a utilização de tecnologias digitais para interligar todos os setores e processos da empresa ou organização, bem como a interligação com o ambiente externo do mundo dos negócios.
Negocia transferências tecnológicas, no país e no exterior, levando em conta os avanços em ciência e tecnologia - com oferta de novos programas de computador, máquinas, técnicas e processos de logística, produção, vendas, e serviços -, para aproveitar oportunidades e fazer frente aos desafios do mundo corporativo Participa de feiras tecnológicas, troca informações tecnológicas com empresas similares, visita detentores de tecnologia, e apresenta inovações tecnológicas Orienta operações internacionais da empresa ou organização, em função das necessidades de importação e de exportação.
Adota princípios de transparência na administração, com focalização na integridade corporativa, cumprindo normas de conformidade legal e jurídica, bem como obrigações trabalhistas, regulatórias e concorrenciais Responde pelas ações corporativas junto a órgãos públicos Firma convênios, acordos e contratos.
Avalia mudanças de orientações nas políticas públicas, em função da alternância nas esferas municipal, estadual e federal de governo, para permitir a adaptação da empresa ou organização às oscilações de conjuntura Conduz atividades de representação, de comunicação e de relações públicas institucionais Interage com órgãos governamentais e de classe Negocia com clientes, bancos e fornecedores Participa de seminários e palestras e concede entrevistas.
Faz contatos com autoridades políticas e formadores de opinião Formula, aprova e avalia resultados de campanhas mercadológicas e sociais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1210-10 deve assegurar cumprimento da missão da empresa, representar a empresa, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, coordenar diretorias da empresa, supervisionar negócios da empresa, preservar a imagem da empresa, determinar política de recursos humanos, estabelecer estratégias operacionais, negociar transferência de tecnologia.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores gerais exercem suas funções em empresas (industriais, comerciais ou de serviços, inclusive bancos), organizações e instituições. São contratados na condição de empregados, com carteira assinada. Atuam em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem desenvolver algumas atividades sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1210-10
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior. Podem participar de cursos de aperfeiçoamento durante a trajetória profissional. O preparo para funções de direção geral ocorre após cinco anos de experiência em funções análogas.
Atividades exercidas por um Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) CBO 1210-10
Um Diretor geral de empresa e organizações (exceto de interesse público) (ou sinônimo) deve participar de eventos - feiras, seminários, congressos, firmar convênios, acordos e contratos, demonstrar automotivação, submeter orçamento ao conselho de administração, participar de comissão diretora, buscar novas tecnologias fora do país, formular políticas, conforme a missão da empresa, participar de seminários e palestras, procurar inovação, supervisionar produção, demonstrar conhecimento de seu produto e serviço, demonstrar equilíbrio emocional, interagir com órgãos de classe - fiesp, sindipeças, sindiplástico, cvm, demonstrar abertura para inovações, exercer liderança, demonstrar capacidade de decisão, julgar resultados de pesquisas de mercado, incentivar crescimento profissional, trabalhar em equipe, analisar tendências político-econômicas, nacionais e internacionais, fixar metas, analisar ramo de atividade de clientes potenciais, definir requisitos de qualidade, operacionalizar a vontade de acionistas, liderar por meio de exemplos, decidir sobre tipo de cliente a atender, formular política de benefícios, visitar setores e unidades da empresa, apresentar idéias e inovações, demonstrar reconhecimento pelo trabalho bem feito por subordinados, apresentar inovações tecnológicas, negociar soluções políticas, assinar cheques, participar de eventos sociais da empresa, presidir comitê de recursos humanos, interagir com órgãos governamentais, consignar elogios a funcionários, demonstrar tratamento respeitoso e cortês, demonstrar comprometimento com a missão da empresa, aprovar precificação de produtos e serviços, negociar com clientes, demonstrar empatia, participar de painéis de estudos, administrar conflitos, decidir sobre nichos de mercado, para atuação, buscar atualização tecnológica, conceder entrevistas, discutir resultados e suas correções com subordinados diretos, participar de audiência pública nos legislativos, admitir funcionários, exercer comando, aplicar sanções disciplinares, formular plano da atividade comerciai, industrial, administrativa e financeira, trocar informações tecnológicas com empresas similares, demonstrar objetividade, estabelecer tipos de produtos a oferecer, definir processos de produção, visitar feiras e exposições, demonstrar conhecimento de seu mercado, participar de lançamento de produtos de clientes, examinar balanço da empresa, fornecer recursos para desenvolvimento de sistema de qualidade, contatar políticos e formadores de opinião, gerenciar a implementação do sistema de qualidade, definir políticas de comercialização, participar de feiras tecnológicas, preservar a aplicação de recursos públicos, demonstrar capacidade de comunicação verbal em língua estrangeira, avaliar resultados, demonstrar espírito empreendedor, demonstrar iniciativa, supervisionar execução dos planos da atividade comercial, industrial, administrativa e financeira, demonstrar experiência profissional, estabelecer critérios de comercialização - crédito, prazo, forma de pagamento, autorizar despesas, suportar pressões do mercado, recomendar tipos de investimentos a realizar, aprovar meios de comunicação com o mercado, formular política de captação de talentos, aprovar campanhas mercadológicas, verificar resultados de campanhas, promover funcionários, apreciar relatórios setoriais, cobrar resultados, assegurar a compreensão, implementação e manutenção da política de qualidade, conciliar propostas, autorizar promoção de eventos, negociar com fornecedores, demonstrar interesse em atualização profissional, prestar esclarecimentos a auditoria, responder pelas ações da empresa junto a órgãos públicos, implementar política de desenvolvimento de recursos humanos, demitir funcionários, visitar detentores de novas tecnologias, definir unidade a participar do processo de produção, decidir sobre segmento de mercado, negociar política salarial, demonstrar cultura geral, formular linhas gerais de campanhas sociais, atuar em reunião com demais diretores, estabelecer estrutura administrativa da empresa, aplicar recursos, conforme a missão da empresa, verificar concorrentes, demonstrar capacidade de identificar talentos, negociar com bancos.