CBO 1223-05 - Diretor de operações de obras pública e civil - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de obras em empresa de construção
O profissional no cargo de Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05 dirige as operações executadas em empresas de construção de edifícios (como os residenciais, comerciais e industriais) e de obras de infraestrutura (pontes, túneis, ferrovias, entre outras), considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração, além de estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Atua em todas as etapas dos processos de construção, planejando atividades técnicas, definindo processos de construção, monitorando atividades, e controlando qualidade.
Prospecta oportunidades de novos negócios, analisa a viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos, e supervisiona contratos de obras Gerencia o atendimento pós-venda Administra e supervisiona equipes.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1223-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de obras em empresa de construção que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações de obras pública e civil, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de obras em empresa de construção CBO 1223-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1223-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de obras em empresa de construção.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações de obras pública e civil
O Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de construção de edifícios e de obras de infraestrutura, realizando análise de mercado e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação das atividades, a efetividade dos processos de construção e a lucratividade prevista nas operações.
Planeja atividades técnicas, definindo critérios para elaboração de projetos executivos, de memorial descritivo, de orçamentos de execução de obras e de cronogramas físico-financeiros.
Aprova organograma de obras e indica seus responsáveis Define tecnologias de construção, analisando legislação, impacto ambiental e experiências anteriores.
Avalia temas de desafios tecnológicos inerentes às grandes obras de edificações, de complexidade e uso de alta tecnologia na engenharia civil de ferrovias e metrovias, do estado da arte em métodos construtivos de superestrutura de pontes e viadutos, entre outros Pesquisa novos produtos e fornecedores.
Define processos de construção - inclusive do tipo fora do local de construção, ou seja, do canteiro de obras (“off-site”) -, que segue tendências pelo uso de estruturas pré-fabricadas.
Desenvolve e acompanha implantação de novas tecnologias, produtos e materiais Promove a utilização de novas ferramentas tecnológicas para levantamentos de campo - como “softwares” interativos para apresentar mapas, “drone” para produzir fotografias aéreas, dentre outras -, de CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design) e de BIM-Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).
Promove programas de qualidade e de produtividade.
Prospecta oportunidades de novos negócios, estabelecendo contatos com clientes e formando parcerias Seleciona editais para participação em licitações e realiza estudos técnicos preliminares Avalia a influência da conjuntura econômica nos negócios.
Analisa a viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos de obras de construção, analisando projetos, custos, propostas técnicas e comerciais Supervisiona contratos de obras, gerenciando o relacionamento entre empresa e clientes e o equilíbrio econômico e financeiro de cada contrato Inspeciona obras, acompanha cronograma físico e financeiro, e controla indicadores de resultados.
Negocia subcontratações e aquisições estratégicas Reavalia planejamento de obras e aprova termos aditivos contratuais.
Gerencia o atendimento pós-venda, determinando os procedimentos para essa atividade e participando da definição de critérios para avaliação da satisfação do cliente Levanta informações subsidiárias para aprimorar tecnologias em uso Com relação às ocorrências de garantia, determina medidas preventivas, realiza seu monitoramento, e conduz a análise de seus custos.
Administra a força de trabalho, participando na definição de políticas de pessoal e estabelecendo diretrizes de segurança e medicina do trabalho Supervisiona equipes de trabalho, avaliando seu desempenho e promovendo programas de qualificação Reúne-se com os gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades.
Expõe resultados do monitoramento de indicadores estatísticos da empresa Dissemina cultura de preservação ambiental nas obras Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas.
Participa de feiras, cursos e congressos, para acompanhar a implantação de novas tecnologias, de novos produtos e de novos materiais na área de construção Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Relaciona-se com entidades de classe Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1223-05 deve demonstrar competências pessoais, desenvolver negócios, supervisionar contratos de obras, gerenciar atendimento pós venda, participar do planejamento estratégico da empresa, analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos, administrar recursos humanos, definir tecnologias de construção, planejar atividades técnicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1223-05
Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor de operações de obras pública e civil CBO 1223-05
Um Diretor de operações de obras pública e civil (ou sinônimo) deve reavaliar planejamento de obras, avaliar o grau de satisfação do cliente, analisar legislação pertinente, determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia, participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente, acompanhar cronograma físico-financeiro, controlar indicadores de resultados, monitorar ocorrências de garantia, aprovar organograma de obras, definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro, aprovar propostas comerciais, definir processos de construção, realizar inspeções às obras, promover programas de qualidade e produtividade, demonstrar capacidade de liderança, participar da formulação da política de recursos humanos, avaliar tecnicamente a concorrência, analisar contratos, gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar iniciativa, demonstrar versatilidade, relacionar-se com entidades de classes, pesquisar novos produtos e fornecedores, elaborar relatórios para diretoria, demonstrar criatividade, realocar equipes de trabalho, analisar impacto ambiental, acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos, formar parcerias, definir metas de qualificação da equipe de trabalho, levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso, desenvolver novas tecnologias e produtos, analisar custos, analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios, analisar experiências anteriores, aprovar propostas técnicas, negociar aquisições estratégicas, aprovar termos aditivos contratuais, definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho, propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes, monitorar indicadores estatísticos da empresa, gerenciar relacionamento empresa-clientes privados, supervisionar equipe de trabalho, demonstrar capacidade de adaptabilidade, participar de feiras, cursos e congressos, prospectar oportunidades de negócios, estabelecer contatos com clientes, definir nível de autonomia das gerências, indicar responsáveis por obras, realizar estudos técnicos preliminares, acompanhar custos de obras, definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras, manter-se atualizado, demonstrar espírito empreendedor, determinar procedimentos para atendimento pós venda, definir critérios para elaboração de projetos executivos, definir critérios de elaboração de memorial descritivo, aprovar promoções de funcionários, selecionar editais de licitações, gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos, implementar políticas de recursos humanos, gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, analisar mercado, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de relacionamento, analisar custos das ocorrências de garantia, analisar relatórios gerenciais, demonstrar capacidade de influenciar pessoas, propor metas, analisar projetos, negociar sub-contratações estratégicas.