CBO 1224-05 - Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações em empresa do comércio
O profissional no cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 Formula e implementa estratégia comercial de empresas de varejo e atacado, definindo diretrizes em conformidade com o Conselho de Administração Identifica oportunidades de crescimento, estabelece objetivos comerciais e metas de vendas, e define a abordagem de precificação.
Lidera a estratégia comercial, implementando planos estratégicos e supervisionando os desdobramentos táticos em função de resultados estabelecidos Coordena o gerenciamento de equipes, garantindo o recrutamento, treinamento e orientação adequados para maximizar o desempenho dos funcionários Analisa o mercado, monitora tendências, pesquisa a concorrência e as necessidades dos clientes, considerando a análise de custos, a estratégia de posicionamento, a concorrência e a elasticidade da demanda para tomada de decisões.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1224-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações em empresa do comércio que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações em empresa do comércio CBO 1224-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1224-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações em empresa do comércio.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)
O Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de empresas de comércio varejista e de atacado, e-commerce, B2B (business-to-business), indústria manufatureira e empresas de serviços, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e impulsionando o desempenho individual e coletivo.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários.
Estuda tendências e mudanças no mercado e do setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais.
Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como gestão empresarial, de estoques, de relacionamento com clientes, de automação de vendas, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1224-05 deve administrar recursos materiais e financeiros, dirigir operações do comércio, demonstrar competências pessoais, participar de atividades de marketing, estabelecer diretrizes de operações do comércio, implantar filiais e representações comerciais, comunicar-se, coordenar recursos humanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações em empresa do comércio exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1224-05
O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.
Atividades exercidas por um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05
Um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) (ou sinônimo) deve estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado, conceder entrevistas, dimensionar necessidade de pessoal na equipe, situar concorrentes, estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing, organizar seminários e palestras, analisar demanda de novos produtos, definir critéros básicos de comercialização, analisar tendências de consumo, participar de eventos - feiras, seminários, congressos..., apresentar planos de comercialização, firmar contratos de aquisição, representar a empresa em negociações comerciais, definir preço e condições de fornecimento - prazos, transporte, forma de entrega, atuar em reuniões com demais diretores, elaborar orçamento, acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado, autorizar criação de filiais e representações comerciais, definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos, discutir resultados obtidos, expor relatórios de resultados, identificar talentos, realizar seminários e palestras, fixar política de estoques, sugerir melhoria em produtos atuais, definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro, participar de pesquisas de mercado, definir metodologia de vendas, assegurar cumprimento de objetivos e metas, acompanhar desempenho de vendas por região, demonstrar automotivação, atender auditoria, decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe, identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações, definir recursos materiais e financeiros, delinear organograma da equipe, procurar inovação, firmar contratos de fornecimento, promover treinamento de clientes e operadores, demonstrar cultura geral, extinguir filiais e representações comerciais, controlar orçamento, participar da ação de venda, aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe, demonstar equilíbrio emocional, definir descontos aplicáveis às listas, divulgar novos produtos, estabelecer indicadores de desempenho, solicitar aprovação de plano de investimentos na área, apresentar idéias e inovações, decidir sobre meios de comunicação com o mercado, decidir sobre promoção de produtos, negociar condições de fornecimento com fornecedores, exercer comando, estruturar equipe, orientar pesquisa para implantação de filiais e representações, colaborar na seleção de pessoal, prospectar novos segmentos de mercado, adequar estratégias conforme resultados alcançados, demonstrar interesse em atualização profissional, estabelecer indicadores de resultado, promover treinamento de vendedores, executar as políticas de comercialização, estabelecer parcerias promocionais, definir formas de comercialização, formular linhas gerais de campanhas de vendas, fixar metas, negociar soluções comerciais, demonstrar empatia, avaliar desempenho da equipe, contatar clientes e distribuidores, colaborar na definição de critérios da remuneração variável, determinar parcerias, estabelecer estratégia de participação em eventos, demonstrar capacidade de comunicação verbal, submeter a diretoria, plano de investimento na área, analisar a dinâmica dos mercados, validar campanhas mercadológicas, propor listas de preços, acompanhar resultados das vendas, decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe, sugerir desenvolvimento de novos produtos, delinear perfil de pessoal da equipe de vendas, exercer liderança, verificar níveis de preços a praticar, contratar pessoal para a equipe, decidir sobre participação em eventos, demonstrar convivência, demonstrar comprometimento com a missão da empresa, gerir conflitos, fixar políticas de comercialização, especificar recursos humanos e materias para abertura de filiais, analisar cenário político-econômico, verificar condições especiais de venda, estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica, negociar aquisição de recursos materiais, verificar resultados de campanhas de vendas, implementar programas de incentivo a produtividade, definir fornecedores, monitorar desempenho de filiais e representações comerciais, sugerir campanhas mercadológicas, levantar necessidades de treinamento da equipe.