CBO 1224-05 - Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações em empresa do comércio
O profissional no cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 Formula e implementa estratégia comercial de empresas de varejo e atacado, definindo diretrizes em conformidade com o Conselho de Administração Identifica oportunidades de crescimento, estabelece objetivos comerciais e metas de vendas, e define a abordagem de precificação.
Lidera a estratégia comercial, implementando planos estratégicos e supervisionando os desdobramentos táticos em função de resultados estabelecidos Coordena o gerenciamento de equipes, garantindo o recrutamento, treinamento e orientação adequados para maximizar o desempenho dos funcionários Analisa o mercado, monitora tendências, pesquisa a concorrência e as necessidades dos clientes, considerando a análise de custos, a estratégia de posicionamento, a concorrência e a elasticidade da demanda para tomada de decisões.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1224-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações em empresa do comércio que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações em empresa do comércio CBO 1224-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1224-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações em empresa do comércio.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista)
O Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de empresas de comércio varejista e de atacado, e-commerce, B2B (business-to-business), indústria manufatureira e empresas de serviços, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e impulsionando o desempenho individual e coletivo.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários.
Estuda tendências e mudanças no mercado e do setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais.
Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como gestão empresarial, de estoques, de relacionamento com clientes, de automação de vendas, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1224-05 deve comunicar-se, coordenar recursos humanos, participar de atividades de marketing, demonstrar competências pessoais, administrar recursos materiais e financeiros, implantar filiais e representações comerciais, dirigir operações do comércio, estabelecer diretrizes de operações do comércio.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações em empresa do comércio exercem suas funções em empresas do comércio atacadista e varejista. De modo geral, são trabalhadores contratados com carteira assinada, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. No desenvolvimento de algumas atividades, podem trabalhar sob pressão, levando-os a situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1224-05
O exercício dessa ocupacção requer escolaridade de ensino superior completo. A qualificação para o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre após o período de cinco anos de experiência em funções análogas.
Atividades exercidas por um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) CBO 1224-05
Um Diretor de operações comerciais (comércio atacadista e varejista) (ou sinônimo) deve autorizar criação de filiais e representações comerciais, verificar resultados de campanhas de vendas, assegurar cumprimento de objetivos e metas, solicitar aprovação de plano de investimentos na área, estabelecer indicadores de desempenho, dimensionar necessidade de pessoal na equipe, promover treinamento de clientes e operadores, estruturar equipe, situar concorrentes, colaborar na definição de critérios da remuneração variável, analisar demanda de novos produtos, demonstrar automotivação, colaborar na seleção de pessoal, gerir conflitos, demonstrar capacidade de comunicação verbal, estabelecer estratégia de participação em eventos, sugerir melhoria em produtos atuais, executar as políticas de comercialização, levantar necessidades de treinamento da equipe, aprovar normas e instruções relativas ao pessoal da equipe, analisar tendências de consumo, decidir sobre meios de comunicação com o mercado, fixar política de estoques, formular linhas gerais de campanhas de vendas, prospectar novos segmentos de mercado, definir descontos aplicáveis às listas, atender auditoria, propor listas de preços, estabelecer cenários futuros, em conjunto com marketing, definir critéros básicos de comercialização, definir formas de comercialização, divulgar novos produtos, demonstrar convivência, representar a empresa em negociações comerciais, validar campanhas mercadológicas, demonstrar cultura geral, determinar parcerias, expor relatórios de resultados, demonstrar comprometimento com a missão da empresa, delinear perfil de pessoal da equipe de vendas, verificar níveis de preços a praticar, negociar aquisição de recursos materiais, atuar em reuniões com demais diretores, estabelecer parcerias promocionais, orientar pesquisa para implantação de filiais e representações, sugerir campanhas mercadológicas, negociar soluções comerciais, definir recursos materiais e financeiros, analisar cenário político-econômico, contratar pessoal para a equipe, decidir sobre promoção e transferência de pessoal da equipe, definir preço e condições de fornecimento - prazos, transporte, forma de entrega, demonstar equilíbrio emocional, identificar talentos, discutir resultados obtidos, sugerir desenvolvimento de novos produtos, controlar orçamento, apresentar idéias e inovações, identificar necessidade e oportunidade de abertura de filiais e representações, estabelecer estratégia de comercialização, por região geográfica, procurar inovação, elaborar orçamento, demonstrar interesse em atualização profissional, conceder entrevistas, definir fornecedores, monitorar desempenho de filiais e representações comerciais, decidir sobre participação em eventos, participar da ação de venda, decidir sobre promoção de produtos, negociar condições de fornecimento com fornecedores, contatar clientes e distribuidores, verificar condições especiais de venda, definir metodologia de vendas, realizar seminários e palestras, analisar a dinâmica dos mercados, definir abertura de filiais, novos mercados e novos produtos, extinguir filiais e representações comerciais, acompanhar desempenho de vendas por segmento de mercado, demonstrar empatia, avaliar desempenho da equipe, organizar seminários e palestras, promover treinamento de vendedores, exercer comando, fixar políticas de comercialização, firmar contratos de fornecimento, decidir sobre contratação e desligamento de pessoal da equipe, apresentar planos de comercialização, definir diretrizes e normas de controle administrativo e financeiro, acompanhar resultados das vendas, participar de pesquisas de mercado, firmar contratos de aquisição, estabelecer indicadores de resultado, fixar metas, acompanhar desempenho de vendas por região, implementar programas de incentivo a produtividade, delinear organograma da equipe, submeter a diretoria, plano de investimento na área, especificar recursos humanos e materias para abertura de filiais, exercer liderança, estabelecer estratégia de comercialização, por segmento de mercado, adequar estratégias conforme resultados alcançados, participar de eventos - feiras, seminários, congressos....