CBO 1225-20 - Turismólogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

O profissional no cargo de Turismólogo CBO 1225-20 Pesquisa, planeja, organiza, promove e divulga atividades de turismo Elabora e implementa roteiros para promover o destino turístico que corresponda às expectativas e às necessidades dos visitantes.

Realiza a gestão de negócios voltados para o mercado de turismo e entretenimento, fazendo a gestão de pessoas, o acompanhamento de projetos, a definição de novos serviços e a comercialização Organiza eventos, identificando expectativas dos participantes, realizando planejamento e administração adequada dos recursos Faz análise dos patrimônios históricos, culturais e possíveis atividades a serem realizadas, definindo a infraestrutura necessária para receber os visitantes de forma sustentável.

Pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos Cumpre normas de conformidade legal e jurídica

CBO 1225-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Turismólogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação CBO 1225-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1225-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação.
      • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).

O que faz um Turismólogo

O Turismólogo CBO 1225-20 elabora políticas públicas de desenvolvimento do turismo, analisando legislação pertinente, elaborando planos e políticas públicas de desenvolvimento de turismo local, regional e internacional Incentiva a participação da comunidade no turismo local.

Pode atuar no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos e culturais ou cuidando do calendário de eventos.

Traça plano operacional, utilizando-se de sistema de gestão integrado e sistemas de inteligência empresarial Elabora programas turísticos, cronogramas de viagens e informação turística.

Planeja roteiros turísticos e estabelece parcerias para viabilizá-los Organiza a logística terrestre, aérea e aquaviária.

Elabora plano de negócios e plano de marketing turístico, estabelecendo estratégias comerciais, definindo preços de produtos e serviços e formas de pagamento.

Elabora projetos e programas turísticos, culturais e ambientais bem como planos de lazer e de entretenimento Participa da elaboração de planos de manejo e de processo de licenciamento ambiental.

Coordena a elaboração de planos de uso de espaços e equipamentos públicos.

Desenvolve roteiros personalizados ao perfil e ao objetivo de indivíduos ou de grupos de turistas, programando passeios que aproveitem a região da melhor forma, otimizando o tempo, o conforto e a experiência dos usuários Identifica o potencial turístico de uma região, planejando e gerindo o turismo a partir de práticas orientadas para a sustentabilidade, considerando a inclusão social, os aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais Executa planos de negócios, pesquisando, contatando e negociando com fornecedores, clientes e parceiros, firmando contratos de compras e de seguros.

Supervisiona contratos firmados, controla o histórico de reservas e acompanha o desenvolvimento das viagens, avaliando o desempenho dos parceiros Aprova orçamentos, eventos e campanhas de marketing, escolhendo produtos para veiculação de propaganda, definindo formas de divulgação e programando promoções Controla a divulgação de produtos e o retorno nas vendas.

Controla resultados, monitorando metas e indicadores de desempenho, avaliando vendas e margem de lucro analisando histórico dos resultados, monitorando projetos e eventos, avaliando relatórios, alterando produtos conforme oscilação de custos e de preço final.

Presta contas a superiores, apresentando relatórios de acompanhamento das atividades Adequa estratégias e planos Supervisiona contratos de serviços turísticos.

Coordena equipes de trabalho, selecionando e orientando seus membros Capacita pessoas envolvidas Pode elaborar conteúdo programático para treinamento em turismo.

Realiza atividades de controle de garantia de qualidade de produtos e serviços turísticos, solicita pesquisa de satisfação do cliente e analisa os resultados, zelando pelo funcionamento e pela imagem da organização Cobra a padronização dos serviços, realizando visitas de inspeção e corrigindo desvios Supervisiona a qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, classificando estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos.

Realiza análise de mercado, acompanhando a concorrência, identificando tendências de mercado, analisando oferta e demanda turística, empregando sistemas de inteligência empresarial e de mercado Realiza pesquisas, identificando nichos de mercado, realizando diagnósticos do setor, inventariando oferta turística, identificando público-alvo, avaliando impactos socioambientais e econômicos Realiza ações de comunicação externa, recebendo visitantes, atendendo a franqueados e parceiros, concedendo entrevistas, representando a empresa em eventos, visitando parceiros e participando de feiras nacionais e internacionais, emitindo declaração de interesse e relevância turística, coordenando cerimonial Pode lecionar em instituições de ensino técnico que oferecem cursos de turismo ou a ele correlacionados, caso seja portador de licenciatura.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1225-20 deve comunicar-se, produzir resultados, analisar mercado, definir planos, políticas e diretrizes, garantir qualidade de produtos e serviços, realizar pesquisas, traçar plano operacional, executar planos de negócios, demonstrar competências pessoais, coordenar equipes.

Condições de trabalho dessas profissões

Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação desenvolvem as atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e no período diurno. No caso específico de diretores, podem trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1225-20

As ocupações de diretores são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior acrescida de programas de treinamento e especialização, correlatos às suas atividades. O pleno exercício das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência. No caso dos turismólogos o mercado de trabalho tem exigido curso superior em nível de bacharelado na área de turismo e/ou hotelaria e no mínimo dois anos de experiência profissional. É desejável o conhecimento de pelo menos um idioma estrangeiro.

Atividades exercidas por um Turismólogo CBO 1225-20

Um Turismólogo (ou sinônimo) deve definir prioridades, supervisionar qualidade e segurança de atividades, serviços e espaços turísticos, acompanhar concorrência, demonstrar proatividade, definir objetivos, assessorar a realização de eventos, definir estratégias de vendas, zelar pela imagem da organização, firmar contratos de seguros, demonstrar liderança, coordenar programas de sensibilização em comunidades, inventariar oferta turística, corrigir desvios, informar-se da situação da organização, comparar condições da concorrência, estabelecer parcerias, calcular retorno de investimento, demonstrar visão de mercado, prestar contas a superiores, gerir custos, programar eventos, escolher formas de divulgação, capacitar equipes, definir estratégias de marketing, avaliar margem de lucros, escolher produtos para veiculação, analisar pontos turísticos, definir tipos e quantidade de auditorias, prestar consultoria e auditoria, coordenar cerimonial, demonstrar agilidade, avaliar desempenho dos parceiros, classificar estabelecimentos e prestadores de serviços turísticos, elaborar conteúdo programático para capacitação em turismo, avaliar desempenho de equipes, representar empresa em eventos, elaborar planos de lazer e entretenimento, demonstrar fluência em outro idioma, estabelecer relações institucionais, fixar metas, avaliar impactos sócioambientais e econômicos, programar promoções, negociar com fornecedores, clientes e parceiros, elaborar programas turísticos, coordenar elaboração de planos de uso público, solicitar pesquisa de satisfação do cliente, elaborar cronogramas de viagens, atender a franqueados e parceiros, implementar parcerias, definir políticas de segurança, gerir reuniões participativas, controlar divulgação de produtos, captar recursos, patrocínios e apoio, contatar fornecedores, estabelecer preços de produtos e serviços, firmar contratos de compras, analisar pesquisa de satisfação do cliente, analisar localidades nacionais e internaconais, do ponto de vista turístico, organizar eventos, elaborar planos de desenvolvimento local, visualizar futuro, estabelecer formas de pagamento, trabalhar em equipe, demonstrar dinamismo, realizar visitas de inspeção, identificar os atores sociais envolvidos, demonstrar poder de convencimento, planejar logística terrestre, aérea e aquaviária, emitir declaração de interesse e relevância turística, identificar público alvo, demonstrar flexibilidade, demonstrar objetividade, escolher produtos para promoção, realizar diagnósticos turísticos, demonstrar confiabilidade, elaborar plano de negócios, demonstrar criatividade, tomar decisões, participar de processo de licenciamento ambiental, analisar oferta e demanda turística, definir políticas de qualidade, elaborar planos de turismo, definir indicadores de desempenho, conceder entrevistas, receber visitantes, detectar tendências de mercado, monitorar projetos, gerir recursos materiais e financeiros, supervisionar contratos de serviços turísticos, gerir informação turística, elaborar plano de marketing turístico, planejar roteiros turísticos, captar eventos, cobrar padronização de produtos e serviços, monitorar eventos, monitorar metas, elaborar projetos e programas turísticos, culturais e ambientais, adequar estratégias e planos, participar de feiras nacionais e internacionais, monitorar indicadores de desempenho, participar da elaboração de planos de manejo, fomentar o envolvimento da sociedade, aprovar campanhas de marketing, acompanhar desenvolvimento das viagens, pesquisar fornecedores, elaborar políticas públicas de desenvolvimento do turismo, avaliar relatórios, alterar produto conforme oscilação de custos e de preço final, analisar legislação pertinente, implementar projetos, zelar pelo funcionamento da organização, decidir políticas de comissionamento, planejar eventos, orientar equipes, capacitar pessoas envolvidas no sistema de turismo, selecionar equipes, articular com os atores sociais envolvidos, emitir pareceres e laudos técnicos, avaliar comportamento dos resultados, visitar parceiros, identificar nichos de mercado, avaliar vendas, aprovar orçamentos, elaborar orçamentos.

Cargos e salários CBO 1225-20 - Diretores de serviços de turismo, de alojamento e de alimentação

Salário Turismologo

Turismologo: Brasil

O profissional no cargo de Turismologo CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.117 e 5.904 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Analista de Turismo (turismólogo)

Analista de Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Analista de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.117 e 5.904 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Consultor em Turismo (turismólogo)

Consultor em Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Consultor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.117 e 5.904 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Gestor em Turismo (turismólogo)

Gestor em Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Gestor em Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.117 e 5.904 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.
Salário Planejador de Turismo (turismólogo)

Planejador de Turismo (turismólogo): Brasil

O profissional no cargo de Planejador de Turismo (turismólogo) CBO 1225-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.117 e 5.904 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 247 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1225-20.