CBO 1226-15 - Diretor de operações de serviços de telecomunicações - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação
O profissional no cargo de Diretor de operações de serviços de telecomunicações CBO 1226-15 dirige operações de transmissão, emissão ou recepção (por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético) de voz, imagens e dados, executadas em empresa pública ou privada de serviços de telecomunicações, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Atua em todos os processos relacionados à prestação de serviços, participando do planejamento operacional, organizando operações, monitorando a execução dos serviços, e controlando qualidade.
Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica Supervisiona atividades.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1226-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações de serviços de telecomunicações, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação CBO 1226-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1226-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações de serviços de telecomunicações
O Diretor de operações de serviços de telecomunicações CBO 1226-15 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de prestação de serviços de telecomunicações, acompanhando a evolução tecnológica relacionada às operações – como a tendência pró-convergência envolvendo voz, dados e TV, a disseminação de sistemas de comunicação via Internet, os desenvolvimentos de novas tecnologias em banda larga, entre outros aspectos, identificando oportunidades para novos serviços, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.
Participa do planejamento operacional, dimensionando pessoal e recursos materiais, elaborando proposta orçamentária, e estabelecendo estratégias para cumprir as metas.
Organiza as operações de serviços, definindo a estrutura organizacional e estabelecendo as atribuições e a distribuição geográfica das equipes Enfrenta os desafios inerentes ao crescimento da demanda por serviços de telecomunicações – decorrente principalmente da ampliação do trabalho em casa, das reuniões por meio de aplicativos, entre outras estratégias de uso corporativo das tecnologias digitais – e ao aumento do alcance e da complexidade das redes de comunicação, atuando para manter o padrão de qualidade dos serviços e a segurança na proteção de dados.
Decide sobre terceirização de atividades Controla a execução dos serviços, avaliando indicadores de tráfego e de disponibilidade de serviços de telecomunicações.
Monitora indicadores de disponibilidade de sistemas e avalia indicadores de tempo médio de recuperação de sistema.
Monitora incidentes de quebra de segurança na proteção de dados, relacionada às operações de serviços de telecomunicações Analisa indicadores de reclamações e avalia satisfação do cliente.
Identifica oportunidades de melhoria, para manter o padrão de qualidade requerido nas operações de serviços de telecomunicações.
Controla indicadores de despesas operacionais e acompanha o cumprimento da proposta orçamentária Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes de trabalho Pode contratar serviços para viabilizar a execução de metas operacionais, definindo as condições da contratação e as especificações técnicas dos serviços a serem prestados.
Acompanha o cumprimento das obrigações da empresa Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica Recomenda a incorporação de tecnologias de ponta, viabilizando a adaptação dos novos componentes, equipamentos e sistemas para a realidade da empresa.
Fomenta o uso de processos automatizados de operação e manutenção de equipamentos, sistemas e instalações de telecomunicações Pode utilizar ou viabilizar a utilização de recursos tecnológicos diversificados, incluindo “softwares” para análise de segurança, tráfego, capacidade e outros parâmetros de desempenho em telecomunicações.
Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios Define especificações técnicas para elaboração de projetos Encomenda estudos de viabilidade técnica e econômica.
Pode colaborar na adaptação dos negócios da empresa às mudanças de demandas – de TV por assinatura paga, de banda larga, dentre outras - do mercado de serviços de telecomunicações Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas.
Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Responde tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores.
Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1226-15 deve coordenar atividades gerenciais, organizar operações de serviços, viabilizar execução de metas operacionais, demonstrar competências pessoais, atuar como representante legal da empresa, controlar execução de serviços, participar do planejamento operacional, executar programas e normas.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação exercem suas funções em empresas do ramo de operações de serviços de armazenamento, transporte e telecomunicações, tais como, empresas de correio e telecomunicações e transporte. São contratados com carteira assinada. Atuam em equipe de trabalho sob supervisão ocasinal, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1226-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor de operações de serviços de telecomunicações CBO 1226-15
Um Diretor de operações de serviços de telecomunicações (ou sinônimo) deve implantar sistemas de qualidade, definir metas da qualidade dos serviços, decidir sobre terceirização de atividades, autorizar requisição de materiais para instalação de serviços, estabelecer nível de execução do serviço, avaliar indicadores de tempo médio de recuperação do sistema, participar da elaboração dos planos estratégicos, controlar atividades gerenciais, conforme normas, autorizar especificações técnicas para contratação de serviços, negociar metas de qualidade com fornecedores, autorizar reparos em frotas, máquinas e equipamentos, implementar inovações organizacionais, avaliar indicadores de disponibilidade de serviços de telecomunicações, representar legalmente a empresa, definir atribuições das equipes operacionais, responder juridicamente pelas ocorrências operacionais da empresa, atuar com equilíbrio emocional, encomendar estudos de viabilidade técnica e econômica, solicitar apresentação de relatórios gerenciais, negociar acordos com empresas, acompanhar cumprimento da proposta orçamentária, examinar indicadores de paralisação de prestação de serviços, controlar indicadores de despesas operacionais, definir critérios para contratação de serviços, atualizar-se tecnicamente, demonstrar flexibilidade, decidir sobre admissões e demissões, providenciar apoio técnico para avaliação de novos negócios, definir estrutura organizacional da área operacional, reprogramar recursos operacionais em função de mudanças de metas, organizar reuniões de avaliação, implementar programas de qualidade, avaliar satisfação do cliente, prover recursos materiais e humanos, monitorar indicadores de disponibilidade de sistemas, atuar com percepção de negócios, definir especificações técnicas para contratação de serviços, editar normas de execução de serviços, participar de eventos públicos corporativos, dominar comunicação oral e escrita, analisar indicadores de reclamações, participar da diretoria executiva, responder tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores, definir distribuição geográfica das equipes, definir especificações técnicas para elaboração de projetos, liderar organizações, implementar atividades para a integração do corpo gerencial, atuar com habilidade comercial, elaborar proposta orçamentária, controlar desempenho das equipes, fazer cumprir metas operacionais fixadas, elaborar plano de contingência, negociar cumprimento das obrigações da empresa, negociar condições de contratação de serviços e fornecimentos, inspecionar realização de atividades delegadas, analisar a implantação de novos serviços, dimensionar recursos materiais e humanos, avaliar indicadores de tráfego de telecomunicações, controlar a implementação das normas de qualidade, especificar perfil de qualificação do pessoal.