CBO 1226-20 - Diretor de operações de serviços de transporte - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação
O profissional no cargo de Diretor de operações de serviços de transporte CBO 1226-20 dirige operações de transporte de passageiros e cargas, executadas em empresa pública ou privada de serviços de transporte terrestre, aéreo e aquaviário, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Atua em toda a cadeia de transporte, participando do planejamento operacional, organizando serviços, promovendo a interligação entre modais de transporte, monitorando indicadores para análise das atividades, e controlando qualidade.
Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de modernização tecnológica da frota Supervisiona atividades.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1226-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de operações de serviços de transporte, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação CBO 1226-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1226-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de operações de serviços de transporte
O Diretor de operações de serviços de transporte CBO 1226-20 prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa de prestação de serviços de transporte, acompanhando a evolução das operações realizadas em diferentes modais, identificando oportunidades para novos serviços, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços e a lucratividade prevista nas operações.
Participa do planejamento operacional, dimensionando pessoal, preparando proposta orçamentária, e estabelecendo estratégias para cumprir as metas operacionais.
Elabora plano de contingência Organiza as operações de serviços, definindo a estrutura organizacional e estabelecendo as atribuições e o perfil de qualificação das equipes.
Analisa as opções de transporte, considerando a tendência de redução da dependência do modal rodoviário - em favor dos modais ferroviário e aquaviário – e a necessidade de aumentar a interligação entre modais de transporte Busca a redução de emissões poluentes nos serviços de transporte, pesquisando a utilização de combustíveis alternativos, como o hidrogênio verde.
Decide sobre terceirização de atividades.
Determina metas de qualidade dos serviços Negocia metas de qualidade com fornecedores.
Controla a execução dos serviços, monitorando indicadores de número de partidas e embarques.
Acompanha indicadores de disponibilidade da frota Analisa indicadores de distâncias percorridas Examina indicadores de paralisação de prestação de serviços.
Avalia indicadores de tempo médio de recuperação do sistema Analisa indicadores de reclamações Monitora indicadores de disponibilidade de sistemas.
Avalia satisfação do cliente Controla indicadores de despesas operacionais e monitora o cumprimento da proposta orçamentária.
Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes de trabalho Pode contratar serviços para viabilizar a execução de metas operacionais, definindo as condições da contratação e as especificações técnicas dos serviços a serem prestados Acompanha o cumprimento das obrigações da empresa.
Implementa inovações organizacionais e promove estudos de modernização tecnológica da frota Pode recomendar a incorporação de novas tecnologias - incluindo automação - com o intuito de simplificar etapas operacionais, acrescentar ganhos de produtividade e aprimorar a qualidade da prestação de serviços de transporte Promove o uso de “softwares” de planejamento de rotas e de navegação nas operações logísticas de transporte, sistemas de ERP-Planejamento de Recursos Empresariais (Enterprise Resource Planning), TMS–Sistema de Administração de Transporte (Transportation Management System), entre outros.
Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios, levando em conta a participação nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e dutoviário No estabelecimento de contratos de serviços de transporte, pode recomendar o transporte intermodal (que envolve mais de um modal, com diversos contratos para cada segmento da rota) ou o transporte multimodal (que envolve mais de um modal, com apenas um contrato para toda a rota), considerando a necessidade do cliente interno ou externo e requisitos de prazos, custos, segurança, entre outros aspectos inerentes ao transporte de passageiros e de carga Reúne-se com gerentes executivos e supervisores para avaliação das atividades.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para mostrar o alcance de objetivos e metas Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica Responde tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1226-20 deve participar do planejamento operacional, atuar como representante legal da empresa, organizar operações de serviços, coordenar atividades gerenciais, controlar execução de serviços, demonstrar competências pessoais, viabilizar execução de metas operacionais, executar programas e normas.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em empresa de armazenamento, de transporte e de telecomunicação exercem suas funções em empresas do ramo de operações de serviços de armazenamento, transporte e telecomunicações, tais como, empresas de correio e telecomunicações e transporte. São contratados com carteira assinada. Atuam em equipe de trabalho sob supervisão ocasinal, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1226-20
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor de operações de serviços de transporte CBO 1226-20
Um Diretor de operações de serviços de transporte (ou sinônimo) deve solicitar apresentação de relatórios gerenciais, analisar indicadores de reclamações, implementar atividades para a integração do corpo gerencial, atuar com percepção de negócios, negociar cumprimento das obrigações da empresa, autorizar requisição de materiais para instalação de serviços, participar da diretoria executiva, acompanhar programação dos serviços, decidir sobre terceirização de atividades, negociar metas de qualidade com fornecedores, participar da elaboração dos planos estratégicos, controlar atividades gerenciais, conforme normas, analisar indicadores de quilômetros rodados, acompanhar indicadores de disponibilidade da frota, elaborar plano de contingência, autorizar reparos em frotas, máquinas e equipamentos, inspecionar realização de atividades delegadas, especificar perfil de qualificação do pessoal, decidir sobre admissões e demissões, editar normas de execução de serviços, definir distribuição geográfica das equipes, alterar programação dos serviços, responder tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores, atualizar-se tecnicamente, controlar a implementação das normas de qualidade, organizar reuniões de avaliação, negociar condições de contratação de serviços e fornecimentos, estabelecer nível de execução do serviço, elaborar proposta orçamentária, prover recursos materiais e humanos, dominar comunicação oral e escrita, implantar sistemas de qualidade, acompanhar cumprimento da proposta orçamentária, autorizar especificações técnicas para contratação de serviços, definir atribuições das equipes operacionais, controlar desempenho das equipes, reprogramar recursos operacionais em função de mudanças de metas, monitorar indicadores de disponibilidade de sistemas, autorizar reparos na planta, controlar indicadores de despesas operacionais, implementar inovações organizacionais, implementar programas de qualidade, participar de associações de classe, responder juridicamente pelas ocorrências operacionais da empresa, representar legalmente a empresa, definir critérios para contratação de serviços, examinar indicadores de paralisação de prestação de serviços, definir estrutura organizacional da área operacional, definir metas da qualidade dos serviços, negociar acordos com empresas, dimensionar recursos materiais e humanos, providenciar apoio técnico para avaliação de novos negócios, atuar com habilidade comercial, definir especificações técnicas para contratação de serviços, atuar com equilíbrio emocional, ponderar indicadores de regularidade de transporte, controlar indicadores de números de partidas e embarques, liderar organizações, avaliar indicadores de tempo médio de recuperação do sistema, analisar a implantação de novos serviços, participar de eventos públicos corporativos, fazer cumprir metas operacionais fixadas, avaliar satisfação do cliente, demonstrar flexibilidade.