CBO 1227-05 - Diretor comercial em operações de intermediação financeira - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Diretor comercial em operações de intermediação financeira CBO 1227-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de operações de intermediação financeira em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas e estabelece estratégias, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Desenvolve produtos e serviços financeiros de acordo com os segmentos de atuação, fornecendo subsídios para sua comercialização Aprova operações financeiras mediante avaliação das propostas, monitorando seu desempenho e criando instrumentos de mensuração de riscos Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações.
CBO 1227-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor comercial em operações de intermediação financeira, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1227-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1227-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor comercial em operações de intermediação financeira
O Diretor comercial em operações de intermediação financeira CBO 1227-05 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de empresas do setor de intermediação financeira, de acordo com o as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Define políticas de alçadas e estabelece regras de segregação de funções.
Define segmentos de mercado, necessidades de novos produtos e campanhas de incentivo à sua comercialização.
Determina características de garantias contratuais Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão Manifesta-se em decisões macroeconômicas e sobre políticas de créditos e investimentos, apresentando propostas ao comitê.
Participa da análise de dossiê de clientes e homologa novos produtos e rotinas operacionais e comerciais.
Manifesta-se sobre informações de movimentações suspeitas ou que envolvam ocultação de bens, direitos e valores Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Monitora operacionalização e desempenho de produtos e serviços.
Controla qualidade e evolução do portfólio de crédito, apontando deficiências e corrigindo desvios Monitora tramitação de dossiê de cliente Acompanha fidelização de clientes e avaliação do atendimento prestado.
Avalia rentabilidade das operações de crédito e da captação de recursos no mercado financeiro e interbancário Analisa relatórios de tendências, situação política interna e externa e mercado financeiro nacional e internacional Estabelece metas e estratégias de atuação em segmentos específicos.
Define diretrizes de segurança e de controle de riscos Identifica mercados potenciais para instalação de agências e pontos de atendimento e comercialização de produtos e serviços financeiros.
Dimensiona equipes, planeja sua preparação e as campanhas de incentivo à força de trabalho Estabelece ponto de retorno e linhas para financiamentos de importação e exportação Desenvolve estratégias de aumento de base de clientes e identifica necessidades de campanhas para captação de recursos.
Desenvolve produtos e serviços financeiros de acordo com os segmentos de mercado, promovendo melhoria contínua no portfólio ofertado Avalia concorrentes, fornecedores, ramos de atividades e qualidade dos ativos dos clientes, promovendo, se necessário, adequação das operações Analisa relatórios de inspeção e capacidade de pagamento.
Avalia propostas de crédito, riscos das operações e estipula garantias Submete propostas de crédito a instâncias superiores Treina e orienta equipes, avaliando seu desempenho.
Assessora gerentes no relacionamento com clientes e entrevista candidatos a postos de gerência Concede bonificações, promove e transfere pessoal e dispensa gerentes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Divulga metas, estratégias, políticas e procedimentos Anuncia decisões dos comitês e aprovação de operações financeiras.
Conduz reuniões, visita clientes e consulta meios de comunicação Participa de seminários e eventos, ministra palestras e representa a instituição em fóruns Identifica possíveis conflitos de interesse e situações adversas à instituição Classifica níveis de risco por intermédio de instrumentos e sistemas específicos e monitora implantação de mecanismos de controle Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, administrando os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1227-05 deve desenvolver produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, estabelecer estratégias operacionais, assegurar conformidade da instituição frente a normas, controlar operações financeiras, participar de comitês de decisão, aprovar operações financeiras, comunicar-se, dirigir equipes, definir políticas e diretrizes.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1227-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor comercial em operações de intermediação financeira CBO 1227-05
Um Diretor comercial em operações de intermediação financeira (ou sinônimo) deve participar da análise de dossiê de clientes, planejar campanhas de incentivo para as equipes, identificar situações adversas a instituição, treinar equipes, representar a instituição em fóruns, analisar situação política, interna e externa, apontar deficiências, acompanhar avaliação de atendimento, identificar conflitos de interesses, apresentar propostas ao comitê de crédito, divulgar aprovação de operações financeiras, monitorar operacionalização de produtos e serviços, demonstrar disciplina, demonstrar agilidade, programar preparação da equipe, visitar clientes, estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos, demonstrar habilidade interpessoal, definir políticas de alçadas para agências, analisar mercado financeiro nacional e internacional, monitorar implantação de mecanismos de controle, entrevistar candidatos a gerência, desenvolver estratégias de aumento de base de clientes, preparar relatórios, demonstrar criatividade, divulgar decisões dos comitês, classificar níveis de riscos, identificar necessidades de campanhas para captação de recursos, estabelecer regras de segregação de funções, demonstrar transparência nas ações, identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços, definir campanhas de incentivo a produção, demonstrar fluência verbal, divulgar estratégias, políticas e procedimentos, assessorar gerentes no relacionamento com clientes, opinar sobre políticas de créditos e investimentos, demonstrar comprometimento, estabelecer ponto de retorno, determinar público alvo, monitorar desempenho de produtos e serviços, demonstrar poder de persuasão, cumprir normas e legislação, decidir tipos de garantias, demonstrar habilidade de negociação, orientar equipes, opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas, submeter propostas de crédito a instâncias superiores, promover pessoal, homologar rotinas operacionais, acompanhar fidelização de clientes, corrigir desvios, avaliar relatórios de inspeção de clientes, identificar mercados potenciais para instalação de agências, avaliar desempenho, divulgar metas, avaliar ramos de atividades de clientes, consultar meios de comunicação, definir características de garantias contratuais, estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação, definir necessidades de novos produtos, adaptar-se a situações adversas, avaliar capacidade de pagamento de clientes, antecipar-se às tendências de mercado, homologar novos produtos, dispensar gerentes, transferir pessoal, estabelecer estratégias de atuação - atacado e varejo, avaliar rentabilidade da captação de recursos, participar de seminários e eventos, conduzir reuniões, avaliar rentabilidade das operações de crédito, avaliar riscos das operações, tomar decisões, criar intrumentos de avaliação de riscos, avaliar propostas de crédito, controlar tramitação de dossiê de cliente, ministrar palestras, identificar segmentos de mercado, identificar principais áreas de risco, avaliar concorrentes e fornecedores de clientes, definir segmentos de mercado, dimensionar equipes para atendimento, fixar metas, demonstrar sensibilidade a riscos, avaliar qualidade dos ativos de clientes, analisar relatórios de tendências, monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito, demonstrar segurança, exercer liderança, conceder bonificações, adequar operações às necessidades dos clientes, opinar em decisões macroeconômicas - taxas, tendências.