CBO 1227-20 - Diretor de câmbio e comércio exterior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Diretor de câmbio e comércio exterior CBO 1227-20 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de operações de câmbio e de comércio exterior em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas e estabelece estratégias, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Aprova operações de câmbio e de comércio exterior, envolvendo importação, exportação e transferências financeiras, além de liquidação pronta ou futura Define taxas a serem praticadas Monitora desempenho das carteiras, criando instrumentos de mensuração de riscos.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações
CBO 1227-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de câmbio e comércio exterior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1227-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1227-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de câmbio e comércio exterior
O Diretor de câmbio e comércio exterior CBO 1227-20 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de câmbio e de comércio exterior em instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), de acordo com o as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Define políticas de captação de recursos e estabelece regras de segregação de funções.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão Manifesta-se em decisões macroeconômicas e sobre políticas de créditos e investimentos, apresentando propostas ao comitê.
Homologa novos produtos e rotinas operacionais e comerciais Manifesta-se sobre informações de movimentações suspeitas ou que envolvam ocultação de bens, direitos e valores.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Monitora operacionalização e desempenho de produtos e serviços financeiros da área de câmbio e de comércio exterior Controla qualidade e evolução do portfólio de crédito, apontando deficiências e corrigindo desvios.
Analisa a emissão de cartas de crédito – documentos necessários para o envio de remessas ao exterior ou recebimento no país.
Acompanha a efetivação de transferências internacionais por intermédio de ordens bancárias e formalização de Adiantamento de Contratos de Câmbio (ACC), além da compra e venda de moeda estrangeira em mercado de câmbio comercial e câmbio flutuante Analisa relatórios de tendências, situação política interna e externa e mercado financeiro nacional e internacional Estabelece metas e estratégias de segurança e de controle de riscos.
Dimensiona e prepara equipes para atendimento Estabelece linhas para financiamentos de importação e exportação e desenvolve estratégias de aumento de base de clientes Monitora o fechamento de operações de câmbio com base nas naturezas e finalidades de câmbio do Bacen e nos Incoterms – “International Commercial Terms”, que consistem em normas que regulamentam o comércio e transporte internacional de mercadorias.
Avalia concorrentes, fornecedores, ramos de atividades e qualidade dos ativos dos clientes, promovendo, se necessário, adequação e ajustes das operações de câmbio Analisa capacidade de pagamento e adequa captação com aplicação.
Avalia propostas de crédito, riscos das operações envolvendo moeda estrangeira e define taxas Treina e orienta equipes, avaliando seu desempenho Assessora gerentes de câmbio, de exportação e de importação no relacionamento com clientes e entrevista candidatos a postos de gerência.
Concede bonificações, promove e transfere pessoal e dispensa gerentes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Divulga metas, estratégias, políticas e procedimentos.
Anuncia decisões dos comitês e aprovação de operações financeiras Conduz reuniões e consulta meios de comunicação Participa de seminários e eventos, ministra palestras e representa a instituição em fóruns.
Identifica possíveis conflitos de interesse e situações adversas à instituição Classifica níveis de risco por intermédio de instrumentos e sistemas específicos e monitora implantação de mecanismos de controle Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, administrando os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco .
Funções do cargo
O funcionário CBO 1227-20 deve comunicar-se, controlar operações financeiras, aprovar operações financeiras, definir políticas e diretrizes, participar de comitês de decisão, estabelecer estratégias operacionais, demonstrar competências pessoais, dirigir equipes, assegurar conformidade da instituição frente a normas.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1227-20
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de câmbio e comércio exterior CBO 1227-20
Um Diretor de câmbio e comércio exterior (ou sinônimo) deve decidir taxas, representar a instituição em fóruns, definir políticas de captação de recursos, analisar situação política, interna e externa, avaliar qualidade dos ativos de clientes, opinar em decisões macroeconômicas - taxas, tendências, cumprir normas e legislação, programar preparação da equipe, avaliar capacidade de pagamento de clientes, demonstrar criatividade, divulgar metas, divulgar decisões dos comitês, identificar principais áreas de risco, divulgar aprovação de operações financeiras, demonstrar sensibilidade a riscos, adaptar-se a situações adversas, demonstrar habilidade de negociação, tomar decisões, opinar sobre políticas de créditos e investimentos, estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação, demonstrar comprometimento, avaliar desempenho, monitorar desempenho de produtos e serviços, antecipar-se às tendências de mercado, estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos, identificar situações adversas a instituição, apresentar propostas ao comitê de crédito, estabelecer regras de segregação de funções, dimensionar equipes para atendimento, conduzir reuniões, demonstrar transparência nas ações, participar de seminários e eventos, fixar metas, demonstrar agilidade, dispensar gerentes, criar intrumentos de avaliação de riscos, homologar rotinas operacionais, divulgar estratégias, políticas e procedimentos, avaliar ramos de atividades de clientes, monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito, avaliar propostas de crédito, classificar níveis de riscos, orientar equipes, avaliar riscos das operações, avaliar concorrentes e fornecedores de clientes, analisar relatórios de tendências, adequar captação com aplicação, demonstrar disciplina, preparar relatórios, apontar deficiências, opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas, monitorar implantação de mecanismos de controle, demonstrar poder de persuasão, ministrar palestras, consultar meios de comunicação, monitorar operacionalização de produtos e serviços, adequar operações às necessidades dos clientes, corrigir desvios, demonstrar fluência verbal, demonstrar segurança, demonstrar habilidade interpessoal, treinar equipes, promover pessoal, exercer liderança, desenvolver estratégias de aumento de base de clientes, identificar conflitos de interesses, homologar novos produtos, analisar mercado financeiro nacional e internacional.