CBO 1231-05 - Diretor administrativo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores administrativos e financeiros
O profissional no cargo de Diretor administrativo CBO 1231-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades administrativas em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Administra atividades de recursos humanos, definindo as atribuições das gerências e implementando programas de treinamento Controla atividades logísticas, estruturando processos e supervisionando serviços de manutenção, transportes e complementares Coordena serviços de contabilidade e controladoria, analisando indicadores.
Promove análises econômico-financeiras Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações
CBO 1231-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores administrativos e financeiros que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1231-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores administrativos e financeiros.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor administrativo
O Diretor administrativo CBO 1231-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições públicas ou privadas, de diversos segmentos econômicos, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Implementa políticas de pessoal da empresa e define critérios para recrutamento e seleção.
Conduz atividades da área e define as atribuições das gerências.
Propõe política de cargos e salários, de remuneração variável e de benefícios Promove negociações com sindicatos e entidades de classe.
Propõe políticas de treinamento, implementa programas e avalia resultados das capacitações Acompanha indicadores de desempenho funcional.
Estrutura processos logísticos e define critérios de armazenagem.
Supervisiona implantação de novos projetos, controle físico do patrimônio e serviços de transporte, apoio e manutenção Acompanha processo de padronização de materiais e define política de compras, autorizando aquisições.
Participa da definição de políticas voltadas à tecnologia da informação e comunicação, supervisionando serviços de informática.
Acompanha serviços da área legal e jurídica da instituição Supervisiona serviços complementares, como de alimentação, segurança, limpeza e terceirizados Acompanha a legislação tributária e fiscal e analisa relatórios contábeis, balancetes e balanços patrimoniais.
Coordena informações cadastrais da instituição Monitora indicadores contábeis, econômicos e financeiros e propõe critérios de distribuição de resultados Coordena auditoria interna, contrata auditoria externa e analisa relatórios oriundos das análises dos processos contábeis.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Estabelece cenários de acordo com a definição das estratégias de ação, objetivos e metas, analisando-os sob as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira Modela os processos de gestão com base em cenários, analisando a inter-relação entre as partes e os impactos ao longo do tempo Participa da elaboração do plano de ação da instituição.
Promove estudos e análises econômico-financeiras e elabora política de investimentos Acompanha conjuntura econômica e preços de insumos estratégicos Monitora indicadores de desempenho operacional.
Planeja e prioriza ações e controla o desempenho institucional Identifica, sumariza, analisa e interpreta informações qualitativas e quantitativas necessárias para o atingimento de objetivos e tomada de decisões Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Promove a atualização técnica da equipe de apoio, com relação ao uso de recursos de gestão, tais como sistemas informatizados e integrados de gestão, considerando contextos mercadológicos Estimula ações e políticas voltadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Organiza as operações nos núcleos das instituições e entre departamentos, controlando atividades e buscando soluções para problemas administrativos Utiliza novas tecnologias na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1231-05 deve demonstrar competências pessoais, coordenar serviços de contabilidade e controladoria, supervisionar serviços complementares, administrar recursos humanos, elaborar planejamento da empresa, controlar patrimônio, suprimentos e logística.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores administrativos e financeiros exercem funções de direção administrativo-financeira em empresas, geralmente de médio e grande portes, exceto as de intermediação financeira. São assalariados, com carteira assinada, atuam em conjunto com gerências, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1231-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais se dá após cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor administrativo CBO 1231-05
Um Diretor administrativo (ou sinônimo) deve propor políticas de remuneração variável, definir critérios de armazenagem, acompanhar a legislação tributária e fiscal, supervisionar serviços de informática, demonstrar liderança, supervisionar serviços jurídicos, supervisionar serviço de manutenção, conduzir atividades da área, analisar relatório de auditoria externa, supervisionar serviços de transporte, acompanhar preços de insumos estratégicos, propor políticas de benefícios, desenhar cenários, trabalhar com disciplina, trabalhar em equipe, acompanhar indicadores de performance funcional, supervisionar implantação de novos projetos, reavaliar planejamento, agir com criatividade, demonstrar flexibilidade, demonstrar espírito empreendedor, propor critérios de distribuição de resultados, participar da definição da política de informática, demonstrar capacidade de síntese, analisar relatórios contábeis, coordenar informações cadastrais da empresa, acompanhar conjuntura econômica, supervisionar serviços de alimentação, propor políticas de treinamento e capacitação, estruturar processos de logística, supervisionar serviços de segurança, definir objetivos, coordenar auditoria interna, promover estudos e análises econômico-financeiras, acompanhar processo de padronização de materiais, manter-se atualizado, fixar metas, contratar auditoria externa, elaborar política de investimentos, propor política de cargos e salários, contratar serviços terceirizados, definir estratégias de ação, supervisionar serviços de comunicações, autorizar compras, analisar balancetes, definir as atribuições das gerências, participar da elaboração do plano de ação da empresa, demonstrar capacidade de comunicação, implementar políticas de pessoal da empresa, monitorar indicadores contábeis, econômicos e financeiros, delegar responsabilidades, analisar balanço anual, definir política de compras, supervisionar controle físico do patrimônio, implementar programas de treinamento e capacitação, negociar com sindicatos, monitorar indicadores de desempenho operacional, definir critérios para recrutamento e seleção, avaliar resultados de programas de treinamento e capacitação, demonstrar capacidade de observação, supervisionar serviços de limpeza.