CBO 1233-05 - Diretor comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de comercialização e marketing
O profissional no cargo de Diretor comercial CBO 1233-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades e operações de vendas em empresas de bens de consumo, empresas de serviços, indústrias manufatureiras, empresas de tecnologia, indústrias de comércio eletrônico, entre outras, definindo diretrizes e políticas para sistemas de vendas em conformidade com o Conselho Administrativo Identifica oportunidades de mercado, estabelece parcerias comerciais, dirige a equipe de vendas, define metas de vendas, analisa o desempenho das vendas, negocia contratos e acordos comerciais, cria planos de vendas, desenvolve campanhas promocionais, além de manter e fortalecer os relacionamentos com os clientes.
Impulsiona o crescimento das vendas, garantindo que a empresa alcance suas metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica
CBO 1233-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de comercialização e marketing que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1233-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de comercialização e marketing.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor comercial
O Diretor comercial CBO 1233-05 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático para operações de vendas de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para as vendas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de vendas, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de crescimento e desenvolvimento de estratégias comerciais eficazes para a maximização das vendas Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as relações, definindo procedimentos e estabelecendo diretrizes de interesses da empresa no que se refere às vendas.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso em direção a essas metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comerciais.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo as necessidades e preferências dos clientes e ajustando as estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de vendas.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho do negócio, identificando oportunidades de melhoria para impulsionar os resultados comerciais.
Desenvolve política comercial orientada para resultados, buscando o atingimento de metas e a melhoria do desempenho da empresa, estabelecendo metas desafiadoras, acompanhando os indicadores de desempenho e tomando medidas corretivas, quando necessário, para a garantia do alcance dos objetivos comerciais e seus resultados de vendas Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistemas de interação com o cliente como o CRM (Customer Relationship Management), sistemas de automação de vendas, sistemas de gestão de pipeline para análise do funil de vendas, sistemas de análise de dados e Business Intelligence, ferramentas de gestão de equipe e ferramentas de análise de mercado, entre outros Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios comerciais, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente de inovação e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das vendas e busca de resultados prospectados.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1233-05 deve demonstrar competências pessoais, executar plano de marketing e vendas, atuar na definição do planejamento estratégico, comunicar-se, gerir qualidade da venda, definir plano de marketing e vendas, participar na definição de políticas de recursos huanos.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1233-05
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor comercial CBO 1233-05
Um Diretor comercial (ou sinônimo) deve avaliar exeqüibilidade de projetos, mostrar otimismo, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, realizar ações preventivas e corretivas, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, dialogar com públicos de interesse da empresa, avaliar nível de satisfação da equipe, fazer cumprir política comercial da empresa, gerir pós-venda, manipular tendência de mercado, avaliar desempenho da equipe, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, mostrar versatilidade, expor idéias em público, motivar equipe, estimular processo de comunicação, definir metas de venda com grupo gestor - quantidade e prazo, tomar decisões, aproveitar oportunidades, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, minimizar rupturas de vendas, focalizar na busca de resultados, promover campanhas internas de conscientização, fazer exposições na mídia, promover rastreabilidade do produto, dimensionar recursos, validar métodos, analisar plano de marketing e vendas, especificar recursos humanos, materiais e financeiros - orçamento, implementar planos de marketing e vendas, definir metas e padrões de qualidade, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, delegar responsabilidades, zelar pela apresentação pessoal, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, disseminar informações ao público de interesse da empresa, gerenciar custos e prazos logísticos, redigir relatórios, implantar novas metodologias de trabalho, fixar metas de vendas - objetivos e prazos, mostrar criatividade, trabalhar em equipe, mostrar coerência, transformar dados em informação, definir plano de investimento com grupo gestor, contribuir na elaboração de descrição de cargos, monitorar rentabilidade de produtos e clientes, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, elaborar plano de contigência, avaliar resultados - negócios e processos, demonstrar respeito a chefes e subordinados, trabalhar com responsabilidade social, aprovar contratação de terceiros, trabalhar com ética, prospectar formadores de opinião, aprovar normas e instruções, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos, orientar planejamento da produção, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, promover inovação, definir perfil de qualificação do pessoal, demonstrar visão de futuro, revisar plano de marketing e vendas, utilizar tecnologia da informação, analisar viabilidade econômica, demonstrar capacidade de liderança, instituir metodologia de trabalho, atuar na definição de linhas de produto, administrar conflitos.