CBO 1233-10 - Diretor de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de comercialização e marketing
O profissional no cargo de Diretor de marketing CBO 1233-10 Formula e acompanha a execução de diretrizes de planejamento estratégico e tático de operações de marketing em empresas de várias atividades econômicas, definindo diretrizes e políticas para sistemas de marketing, em conformidade com as orientações do Conselho de Administração Desenvolve estratégias de marketing para divulgação da marca.
Lidera a equipe de marketing e define metas para alcançar objetivos da empresa Promove pesquisas de mercado para traçar perfis de público-alvo Desenvolve campanhas de marketing, planeja a criação de branding da marca, estratégias de publicidade, marketing digital, relações públicas e mídias sociais.
Colabora com outros departamentos para garantir que os esforços de marketing estejam alinhados com as metas da empresa Atua para o alcance de metas financeiras e estratégicas Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
CBO 1233-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de comercialização e marketing que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de comercialização e marketing CBO 1233-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1233-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de comercialização e marketing.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de marketing
O Diretor de marketing CBO 1233-10 estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e do tático para operações de comunicação, publicidade e marketing de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas para o marketing, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades de marketing, interagindo com os demais membros da diretoria e com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas, apresentando oportunidades de abertura de mercado e estratégias de comunicação eficazes para o branding da empresa Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, tendo em vista sistemas de relacionamento com fornecedores e clientes, regulando as comunicações, definindo diretrizes de interesses da marca em relação ao marketing e relações públicas.
Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Lidera equipes, estabelecendo expectativas claras, promovendo um ambiente de trabalho positivo e melhoria do desempenho individual e coletivo, orientando a equipe para alcance de resultados, estabelecendo metas desafiadoras, desenvolvendo métricas de desempenho e acompanhando o progresso das metas, lidando com a pressão para atingir os objetivos comunicacionais e metas de engajamento com os valores da marca.
Gerencia equipes, recrutando e contratando talentos, fornecendo orientação e treinamento adequados, delegando responsabilidades, promovendo o desenvolvimento profissional e avaliando o desempenho dos funcionários Estuda tendências e mudanças no mercado e no setor em que a empresa atua, realizando pesquisas de mercado, analisando a concorrência, compreendendo necessidades e preferências dos clientes e ajustando estratégias de acordo com as demandas do mercado e expectativas de difusão e divulgação da marca.
Analisa dados e interpreta informações para tomada de decisões, utilizando ferramentas e métricas de análise na avaliação do desempenho das campanhas, identificando oportunidades de melhoria nos resultados comunicacionais e de marketing.
Desenvolve estratégias e táticas digitais tais como otimização de busca - SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, mídias sociais, automação de marketing, análise de dados e estratégias de e-mail marketing e copywriting, segmentação de público-alvo, produção de conteúdo relevante e criação de experiências personalizadas para clientes, incorporando valores éticos e sustentáveis, adaptando-as aos projetos de comunicação e marketing Providencia a aquisição, a implantação e a atualização de sistemas de gerenciamento informatizados, tais como sistema de automação de marketing, sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), ferramentas de monitoramento de mídias sociais, plataformas de e-mail marketing, ferramentas de criação de conteúdo, ferramentas de gestão de projetos, plataformas de automação de campanhas, plataformas de webinar e eventos virtuais Coordena múltiplas campanhas de marketing simultaneamente, gerenciando prazos e garantindo entrega bem-sucedida dos projetos, buscando o aumento da receita, a ampliação do mercado e o retorno positivo sobre o investimento em marketing.
Gera ideias inovadoras e encontra soluções criativas para desafios de comunicação e marketing, estimulando a criatividade da equipe, fomentando um ambiente inovador e de abertura para novas abordagens, perspectivas e tecnologias na promoção das campanhas, alcance de resultados e estratégias de marketing impactantes e diferenciadas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1233-10 deve comunicar-se, definir plano de marketing e vendas, executar plano de marketing e vendas, atuar na definição do planejamento estratégico, gerir qualidade da venda, participar na definição de políticas de recursos huanos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1233-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.
Atividades exercidas por um Diretor de marketing CBO 1233-10
Um Diretor de marketing (ou sinônimo) deve contribuir na elaboração de descrição de cargos, dialogar com públicos de interesse da empresa, redigir relatórios, aproveitar oportunidades, definir metas e padrões de qualidade, promover rastreabilidade do produto, definir perfil de qualificação do pessoal, disseminar plano de marketing, verificar cumprimento dos prazos de cobrança, trabalhar em equipe, promover inovação, revisar plano de marketing e vendas, elaborar plano de contigência, prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos, monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores, manipular tendência de mercado, definir metas de venda com grupo gestor - quantidade e prazo, gerenciar custos e prazos logísticos, desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho, prospectar formadores de opinião, demonstrar visão de futuro, avaliar resultados - negócios e processos, trabalhar com ética, focalizar na busca de resultados, promover treinamento e desenvolvimento da equipe, demonstrar respeito a chefes e subordinados, tomar decisões, participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho, validar métodos, motivar equipe, aprovar normas e instruções, diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal, zelar pela apresentação pessoal, trabalhar com responsabilidade social, avaliar exeqüibilidade de projetos, gerir pós-venda, identificar novos fornecedores e prestadores de serviço, promover campanhas internas de conscientização, especificar recursos humanos, materiais e financeiros - orçamento, fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor, utilizar tecnologia da informação, aprovar contratação de terceiros, disseminar informações ao público de interesse da empresa, acompanhar indicadores de venda - volume de vendas, cumprimento de prazos, avaliar desempenho da equipe, gerenciar salários, promoções, admissões e demissões, implementar planos de marketing e vendas, analisar viabilidade econômica, fazer exposições na mídia, dimensionar recursos, demonstrar capacidade de liderança, definir plano de investimento com grupo gestor, mostrar versatilidade, mostrar coerência, implantar novas metodologias de trabalho, administrar conflitos, fixar metas de vendas - objetivos e prazos, analisar plano de marketing e vendas, mostrar criatividade, delegar responsabilidades, acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, mostrar otimismo, minimizar rupturas de vendas, orientar planejamento da produção, atuar na definição de linhas de produto, expor idéias em público, realizar pesquisas - top of mind, transformar dados em informação, estimular processo de comunicação, instituir metodologia de trabalho, avaliar nível de satisfação da equipe, realizar ações preventivas e corretivas.