CBO 1311-10 - Diretor de serviços sociais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais
O profissional no cargo de Diretor de serviços sociais CBO 1311-10 Administra serviços sociais e projetos de intervenção social desenvolvidos a partir de empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura, assistência, educação, saúde, geração de renda, entre outros, considerando missão, objetivos e metas institucionais, bem contexto socioeconômico, político, social e cultural de um território Elabora, implementa e ou avalia projetos e propostas de intervenção social de diferentes perspectivas e em formatos variados, inclusive em ambientes digitais.
Elabora e acompanha fluxograma financeiro Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
CBO 1311-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de serviços sociais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais CBO 1311-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1311-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Diretor de serviços sociais
O Diretor de serviços sociais CBO 1311-10 define e atualiza missão, objetivos e metas institucionais para empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da promoção de serviços sociais e projetos de intervenção social, em articulação com diferentes atores da comunidade interna e externa, considerando contexto socioeconômico, político, social e cultural de um território Estabelece redes de relacionamentos com as comunidades interna e externa, engajando-as conforme os objetivos, missão e metas institucionais, empreendendo pesquisa e análise de demandas locais e regionais, alinhando as expectativas e possibilidades de promoção e gestão de serviços sociais.
Desenvolve e implementa critérios e ações de avaliação de metas e objetivos institucionais, estabelecendo métricas e rotinas de acompanhamento e aferição de resultados.
Define estratégia de marketing, em articulação com outros profissionais envolvidos, com o objetivo de alcançar metas de divulgação, construção e consolidação da imagem institucional, a partir de ações que proporcionem visibilidade à marca para que a empresa seja reconhecida como autoridade no nicho em que atua Planeja e coordena eventos, ações, projetos e intervenções no território em diferentes frentes de apoio à promoção à assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho e geração de renda, entre outras, atuando em organizações da administração pública, privada, organizações não governamentais, movimentos sociais, assim como em ações de empreendedorismo social.
Propõe e elabora projetos e propostas de ações e intervenções sociais em diferentes níveis, participando da organização e divulgação de atividades de fomento a campanhas de conscientização e mobilização social que visam o exercício pleno da cidadania em diferentes campos de atuação, com inserção criativa e propositiva de usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais Define estratégia de captação de recursos, considerando potenciais financiadores, parceiros e demandas do território, orienta a elaboração de projetos para submissão a órgãos e editais de fomento, promovidos por entidades públicas, privadas e ou do terceiro setor, reunindo as informações necessárias para definição de objetivos, escopo, público-alvo, detalhamento de ações e análise de viabilidade do projeto cultural e artístico, estabelecendo indicadores de avaliação e parceiros necessários à implementação da iniciativa.
Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades, propondo e executando métricas e criando oportunidades de planejamento coletivo, assim como de orientação, acompanhamento e avaliação de atividades.
Define política de contratação e treinamento de recursos humanos, considerando objetivos e possibilidades institucionais em termos de plano de carreira, cargos, salários e benefícios, criando estratégias e mecanismos de incentivo para desenvolvimento profissional da equipe Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc.
, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas sociais Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1311-10 deve fomentar ações culturais na comunidade, definir política institucional, coordenar equipes de trabalho, administrar projetos sociais e culturais, demonstrar competências pessoais, definir política de recursos humanos, captar recursos para projetos culturais e sociais, orientar a elaboração de projetos.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais exercem suas funções em instituições, associações e empresas dos ramos de atividades culturais, sociais, recreativas, de saúde e serviços sociais. São contratados na condição de empregados com carteira e também atuam como autônomos. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1311-10
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de serviços sociais CBO 1311-10
Um Diretor de serviços sociais (ou sinônimo) deve coordenar eventos, atualizar-se tecnicamente, estabelecer parceiros na implementação do projeto, selecionar projeto para financiamento, representar a instituição, definir objetivos do projeto, demonstrar capacidade de persuasão, trabalhar com determinação, estabelecer parcerias, avaliar resultados do projeto, administrar conflitos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, obter informações para subsídio do projeto, propor atividades de incentivo cultural e social, tomar decisão, estabelecer canais de comunicação interna, participar na definição de cargos e salários, ponderar opiniões divergentes, definir objetivos da instituição, demonstrar motivação, definir plano de divulgação, agir com iniciativa, criar incentivos para desenvolvimento profissional dos funcionários, avaliar desempenho da equipe, organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, demonstrar sociabilidade, sugerir políticas públicas, delegar responsabilidades, definir demandas sociais e culturais, definir estratégia de captação de recursos, atualizar missão da instituição, promover a organização de atividades comunitárias, definir metas da instituição, apresentar soluções criativas, demonstrar capacidade de discernimento, estabelecer rede de relações institucionais, estabelecer critérios de avaliação das metas e objetivo da instituição, identificar potenciais financiadores, definir escopo de projeto, liderar equipe, negociar com financiadores, definir público alvo, agir com dinamismo, definir benefícios, analisar viabilidade do projeto, promover a organização de campanhas de mobilização social, objetivar comunicação, compartilhar informações com equipe de trabalho, selecionar projetos sociais, promover a organização de campanhas de conscientização, estabelecer indicadores de avaliação de projeto, demonstrar clareza de expressão verbal, definir estratégia de marketing.