CBO 1311-20 - Gerente de serviços sociais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais
O profissional no cargo de Gerente de serviços sociais CBO 1311-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relacionadas aos serviços sociais e projetos de intervenção social em departamentos ou empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura, assistência, educação, saúde, geração de renda, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral, visando ao exercício pleno da cidadania em diferentes campos de atuação, com inserção criativa e propositiva de usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais Orienta e elabora projetos e propostas para submissão a órgãos e editais de fomento e captação de recursos.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 1311-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de serviços sociais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais CBO 1311-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1311-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Gerente de serviços sociais
O Gerente de serviços sociais CBO 1311-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação relacionadas aos serviços sociais e projetos de intervenção social em departamentos ou empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura, assistência, educação, saúde, geração de renda, entre outros, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Define estratégias operacionais e plano de divulgação, elabora programa anual de trabalho e realiza o planejamento, gestão e avaliação de recursos, cronograma estratégico financeiro e das atividades, assim como a alocação de recursos humanos, físicos e tecnológicos envolvidos nas atividades institucionais, incluindo a negociação com fornecedores e prestadores de serviços.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Estabelece rede de relações institucionais, administrando, monitorando e avaliando projetos, ações e programas relacionados aos serviços sociais e projetos de intervenção social, promovidos e ou patrocinados pela organização, em diferentes aspectos, tais como logístico, operacional, financeiro, artístico etc, elaborando relatórios de resultados, quando necessário.
Define critérios de contratação de serviços e seleciona recursos humanos, participando da definição de cargos, salários e benefícios, responsabilizando-se pela implementação de estratégias e atividades de treinamento.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Estabelece canais, espaços e momentos de compartilhamento de informações com a equipe de trabalho, organizando reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, bem como zelando pelas condições de exercício profissional.
Coordena atividades de trabalho voluntário, eventos e ações na área social, desenvolvendo ações de relacionamento com a comunidade, incluindo a organização de atividades comunitárias, campanhas de conscientização e de mobilização social.
Analisa cenários e desenvolve propostas de intervenções sociais com foco em indivíduos, famílias, grupos, comunidades e instituições, visando o exercício pleno da cidadania em diferentes campos de atuação, com inserção criativa e propositiva de usuários do Serviço Social no conjunto das relações sociais Participa do planejamento e supervisiona ações, projetos e intervenções no território em diferentes frentes de apoio à promoção à assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho e geração de renda, entre outras, atuando em organizações da administração pública, privada, organizações não governamentais, movimentos sociais, assim como em ações de empreendedorismo social Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Orienta e elabora projetos e propostas de serviços sociais e intervenção social para submissão a órgãos e editais de fomento e captação de recursos, promovidos por entidades públicas, privadas e ou de organizações sociais da sociedade civil, definindo objetivos, escopo, público-alvo, detalhamento de ações e dimensionamento do trabalho, análise de viabilidade do projeto, orçamento, bem como estabelecendo indicadores de avaliação e parceiros e potenciais financiadores necessários à implementação da iniciativa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1311-20 deve administrar projetos sociais e culturais, orientar a elaboração de projetos, coordenar equipes de trabalho, fomentar ações culturais na comunidade, definir política institucional, definir política de recursos humanos, demonstrar competências pessoais, planejar atividades, captar recursos para projetos culturais e sociais.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais exercem suas funções em instituições, associações e empresas dos ramos de atividades culturais, sociais, recreativas, de saúde e serviços sociais. São contratados na condição de empregados com carteira e também atuam como autônomos. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1311-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de serviços sociais CBO 1311-20
Um Gerente de serviços sociais (ou sinônimo) deve agir com iniciativa, avaliar desempenho da equipe, delegar responsabilidades, organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, estabelecer parceiros na implementação do projeto, estabelecer rede de relações institucionais, selecionar recursos humanos, estabelecer canais de comunicação interna, liderar equipe, promover a organização de campanhas de mobilização social, promover a organização de campanhas de conscientização, monitorar projetos em comunidades, estabelecer indicadores de avaliação de projeto, elaborar programa anual de trabalho, participar na definição de cargos e salários, priorizar atividades, avaliar execução do cronograma físico-financeiro, coordenar ações na área social, zelar pelas condições de trabalho, planejar agenda de reuniões, trabalhar com determinação, definir objetivos do projeto, demonstrar sociabilidade, coordenar atividades de trabalho voluntário, ponderar opiniões divergentes, elaborar relatórios técnicos, implementar atividades de treinamento, agir com dinamismo, apresentar soluções criativas, definir plano de divulgação, objetivar comunicação, identificar potenciais financiadores, organizar logística, elaborar relatórios de resultados do projeto, redimensionar atividades, demonstrar motivação, promover a organização de atividades comunitárias, definir público alvo, administrar conflitos, definir benefícios, demonstrar clareza de expressão verbal, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, tomar decisão, demonstrar capacidade de discernimento, atualizar-se tecnicamente, definir estratégias operacionais, analisar viabilidade do projeto, estabelecer critérios de contratação de serviços, enquadrar projetos na legislação vigente, alocar recursos, coordenar eventos, dimensionar equipe de trabalho, compartilhar informações com equipe de trabalho, demonstrar capacidade de persuasão, estabelecer metodologias, negociar com fornecedores de serviços, definir escopo de projeto, avaliar execução do projeto, orçar projeto, elaborar cronograma de atividades.