CBO 1312-20 - Gerontólogo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde
O profissional no cargo de Gerontólogo CBO 1312-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de estabelecimento de prestação de serviços de saúde especializados a adultos idosos Atua em hospitais, asilos, clínicas, centros comunitários de saúde, agências governamentais, laboratórios de pesquisa e consultórios particulares, aplicando conhecimentos de teorias do envelhecimento.
Realiza atendimento biopsicossocial, acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores e os orienta, visando à prevenção, ambientação, reabilitação e cuidados paliativos para o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa Pode subordinar-se a um diretor ou gerente geral Atua conforme a ética profissional, as normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
CBO 1312-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerontólogo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde CBO 1312-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1312-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Gerontólogo
O Gerontólogo CBO 1312-20 planeja, organiza, coordena, controla e avalia atividades das equipes de serviço de saúde especializados no estudo dos processos de envelhecimento, prevenção, tratamento, entre outros, visando à melhoria da qualidade de vida da população idosa Atua em colaboração com equipe multidisciplinar para desenvolver planos de cuidados individualizados.
Planeja as ações de saúde, analisando indicadores de saúde e sociodemográficos, elaborando instrumentos de avaliação, aplicando normas legais referentes ao funcionamento das unidades de saúde de atendimento de adultos idosos.
Adequa o funcionamento das unidades às normas e procedimentos de saúde, para garantir o atendimento com ética profissional, segurança e de acordo com a legislação Planeja atendimento aos usuários, familiares e cuidadores, bem como as atividades socioculturais, educacionais, de promoção à saúde, ações de capacitação e de sensibilização, a fim de garantir condições sociais, físicas e ambientais e estabelecer a convivência entre pacientes, idosos e demais pessoas.
Organiza o fluxo de atendimento aos usuários, estabelecendo protocolos e critérios, acompanhando processos de assistência à saúde, a fim de garantir os procedimentos mais adequados para zelar pela pessoa idosa Implementa e coordena projetos e programas de atendimento biopsicossocial à pessoa idosa.
Coordena e planeja projetos e eventos gerontológicos, implementando ações de sensibilização e elaborando projetos de pesquisa.
Realiza atendimento biopsicossocial, aplicando plano de atenção gerontológica (anamnese), instrumentos de avaliação complementar, monitorando aspectos biopsicossociais dos usuários, discutindo casos com equipe multidisciplinar e encaminhando usuários para outros especialista, como médico geriatra, fisioterapeuta e outros Realiza acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores e os orienta em relação à adaptação do ambiente ao usuário, visando à prevenção, ambientação, reabilitação e cuidados paliativos para o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa.
Presta atendimento específico, como preparação para aposentadoria, inserção no mercado de trabalho, estimulação cognitiva, entre outros.
Participa das discussões estratégicas, da elaboração de campanha de serviços de saúde relacionados à pessoa idosa Define estratégias para unidades e programas de saúde, avaliando as necessidades de aquisição, contratação de equipamentos, materiais e insumos Presta assistência à direção da instituição, aos seus departamentos, unidades ou programas de saúde, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas e objetivos a atingir.
Dimensiona rede própria ou credenciada de serviços de saúde, definindo instruções de serviços internos, entre outros procedimentos Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos, participando de conselhos, realizando convênios e parcerias e supervisionando-os, conciliando interesses dos usuários de serviços de saúde, a fim de apoiar ações relacionadas à gerontologia Participa do planejamento de políticas públicas.
Realiza consultoria, auditoria e pesquisas na área Avalia ações de saúde, definindo estratégias e critérios de avaliação, avaliando o desempenho de profissionais e de acompanhantes (cuidadores informais), a qualidade no atendimento e os programas implementados para a saúde dos idosos, entre outros.
Gerencia recursos humanos, identificando a necessidade de contratação, de capacitação e de qualificação de profissionais, propondo contratações e demissões Capacita profissionais nas questões da velhice e do envelhecimento Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade em unidades de saúde.
Atua conforme ética profissional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho e implementa ações de segurança do trabalhador.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1312-20 deve coordenar ações de saúde, administrar recursos financeiros, gerenciar recursos humanos, definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde, planejar ações de saúde, realizar atendimento biopsicossocial, demonstrar competências pessoais, avaliar ações de saúde, coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1312-20
Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerontólogo CBO 1312-20
Um Gerontólogo (ou sinônimo) deve supervisionar convênios e parcerias, demonstrar capacidade analítica, verificar qualidade do atendimento, levantar custo da prestação de serviços, realizar pesquisas, orientar adaptação do ambiente ao usuário, prestar consultoria, encaminhar para outros profissionais ou equipamentos, elaborar projetos de pesquisa, representar a instituição junto a sociedade civil e órgãos governamentais, coordenar projetos de qualidade em atendimento, monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários, coordenar projetos de cunho biopsicossocial, participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde, demonstrar capacidade de comunicação, planejar ações de capacitação, realizar convênios e parcerias, planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, evidenciar acessibilidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, implementar ações de sensibilização, definir estratégias de avaliação, aplicar instrumentos de avaliação complementar, participar do planejamento de políticas públicas, planejar eventos gerontológicos, discutir casos com equipe interdisciplinar, organizar fluxo de atendimento aos usuários, prestar atendimento específico - preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc, planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção a saúde, estabelecer critérios para otimização de atendimento, acompanhar processos de assistência a saúde, prestar auditoria, capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento, orientar usuários, familiares e cuidadores, contornar situações adversas, demonstrar capacidade de administrar o tempo, aplicar plano de atenção gerontológica - anamnese, demonstrar iniciativa, avaliar resultados de campanhas, viabilizar captação de recursos, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de administrar conflitos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de estabelecer vínculos, estabelecer critérios de avaliação, analisar indicadores sociodemográficos, avaliar desempenho dos profissionais, demonstrar empatia, demonstrar capacidade retórica, demonstrar capacidade de observação, propor contratações e/ou demissões, identificar necessidades de capacitação e qualificação, dimensionar necessidade de contratação, definir instruções de serviços internos, evidenciar capacidade crítica, planejar ações de sensibilização, realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores, avaliar programas implementados, avaliar desempenho de acompanhantes - cuidadores informais, adequar funcionamento da unidade assistencial às normas, analisar indicadores de saúde, demonstrar criatividade, levantar custo por departamento, avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços, dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde, implementar programas de atendimento biopsicossocial, demonstrar capacidade de tomar decisão, demonstrar capacidade de escuta, executar atividades socioculturais e educacionais, estabelecer protocolos de atendimento, delegar funções, participar das discussões estratégicas para unidades de saúde, participar em conselhos, conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção a saúde - farmácia, casa de apoio..., liderar pessoas, elaborar instrumentos de avaliação, definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos, avaliar o impacto das ações de saúde, identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades.