CBO 1313-05 - Diretor de instituição educacional da área privada - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
O profissional no cargo de Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de instituições educacionais da área privada, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades administrativas e pedagógicas, integrando as ações.
Participa do planejamento estratégico, coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, entre outras ações Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de instituição educacional da área privada, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Diretor de instituição educacional da área privada
O Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de instituições e redes de escola da área privada, de acordo com orientações do Conselho de Administração, Conselho Escolar e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, analisando a viabilidade econômica das atividades, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, decidindo sobre a contratação, demissão e realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado.
Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, instituindo programas de treinamento e desenvolvimento, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado Participa do planejamento estratégico, da construção da missão institucional e da visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos clientes, analisando a concorrência, definindo nichos de mercado, propondo novas atividades de ensino.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade e aos organismos do poder público, participando da elaboração de projetos comunitários, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Elabora planos de contingência Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar.
Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, monitorando os relatórios financeiros, realizando prestação de contas, analisando a inadimplência, entre outras atribuições.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição educacional Define a política institucional e participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1313-05 deve coordenar atividades administrativas, planejar atividades educacionais, gerir recursos financeiros, demonstrar competências pessoais, interagir com a comunidade e setor público, participar do planejamento estratégico da instituição, avaliar atividades educacionais, coordenar atividades pedagógicas.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1313-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05
Um Diretor de instituição educacional da área privada (ou sinônimo) deve evidenciar empatia, aplicar normas disciplinares, propor novas atividades de ensino, participar da construção da missão institucional, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, elaborar plano diretor, avaliar as tendências da demanda por educação, elaborar planos de contingência, agir com paciência, definir processos de promoção funcional, manter estabilidade emocional, realizar prestação de contas, participar da elaboração de projetos comunitários, participar na definição dos objetivos da instituição, demonstrar capacidade de resolução de problemas, evidenciar comunicabilidade, decidir sobre contratação e demissão de professores, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, representar a instituição junto a comunidade, estabelecer metas de matrículas, definir indicadores de avaliação, definir projetos prioritários, analisar níveis de inadimplência, participar na elaboração do orçamento, participar na contratação de profissionais, disponibilizar recursos instrucionais, organizar atividades de extensão com a comunidade, participar da elaboração de propostas pedagógicas, estabelecer sistema de qualidade, configurar cenários institucionais, estabelecer metas financeiras, agir com flexibilidade, definir nichos de mercado, analisar concorrência, instituir programas de treinamento e desenvolvimento, responder por documentos escolares, trabalhar com comprometimento, avaliar desenvolvimento profissional do professor, representar a instituição junto a organismos do poder público, autorizar despesas, participar da definição de estratégias de marketing, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, organizar calendário escolar, acompanhar execução de orçamentos, organizar horários de cursos, propor serviços educacionais, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, acompanhar relatórios financeiros, avaliar disponibilidade de recursos materiais, supervisionar registros escolares, exercer liderança, estabelecer normas de funcionamento da instituição, participar na construção de visão de futuro da instituição, analisar viabilidade econômica das atividades, definir grade curricular, decidir sobre realocação de pessoal, promover parcerias com instituições públicas e privadas, adequar cursos a legislação vigente, avaliar as expectativas dos clientes, propor projetos para geração de novos recursos, integrar ações pedagógico-administrativas.