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CBO 1313-05 - Diretor de instituição educacional da área privada - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

O profissional no cargo de Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de instituições educacionais da área privada, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades administrativas e pedagógicas, integrando as ações.

Participa do planejamento estratégico, coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, entre outras ações Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

CBO 1313-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de instituição educacional da área privada, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-05

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.

O que faz um Diretor de instituição educacional da área privada

O Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de instituições e redes de escola da área privada, de acordo com orientações do Conselho de Administração, Conselho Escolar e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, analisando a viabilidade econômica das atividades, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, decidindo sobre a contratação, demissão e realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado.

Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, instituindo programas de treinamento e desenvolvimento, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado Participa do planejamento estratégico, da construção da missão institucional e da visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos clientes, analisando a concorrência, definindo nichos de mercado, propondo novas atividades de ensino.

Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade e aos organismos do poder público, participando da elaboração de projetos comunitários, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.

Elabora planos de contingência Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar.

Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, monitorando os relatórios financeiros, realizando prestação de contas, analisando a inadimplência, entre outras atribuições.

Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição educacional Define a política institucional e participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.

Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1313-05 deve demonstrar competências pessoais, avaliar atividades educacionais, participar do planejamento estratégico da instituição, interagir com a comunidade e setor público, coordenar atividades pedagógicas, planejar atividades educacionais, coordenar atividades administrativas, gerir recursos financeiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1313-05

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional da área privada CBO 1313-05

Um Diretor de instituição educacional da área privada (ou sinônimo) deve efetivar a aplicação de metodologias de ensino, analisar níveis de inadimplência, analisar viabilidade econômica das atividades, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, realizar prestação de contas, decidir sobre contratação e demissão de professores, integrar ações pedagógico-administrativas, participar na elaboração do orçamento, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, propor serviços educacionais, avaliar desenvolvimento profissional do professor, definir nichos de mercado, definir processos de promoção funcional, estabelecer sistema de qualidade, analisar concorrência, participar da elaboração de projetos comunitários, acompanhar execução de orçamentos, organizar atividades de extensão com a comunidade, definir grade curricular, representar a instituição junto a comunidade, elaborar plano diretor, agir com flexibilidade, organizar calendário escolar, organizar horários de cursos, representar a instituição junto a organismos do poder público, agir com paciência, estabelecer normas de funcionamento da instituição, participar na contratação de profissionais, instituir programas de treinamento e desenvolvimento, propor projetos para geração de novos recursos, promover parcerias com instituições públicas e privadas, autorizar despesas, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, estabelecer metas financeiras, adequar cursos a legislação vigente, participar na definição dos objetivos da instituição, participar da definição de estratégias de marketing, acompanhar relatórios financeiros, manter estabilidade emocional, trabalhar com comprometimento, estabelecer metas de matrículas, participar da construção da missão institucional, propor novas atividades de ensino, participar na construção de visão de futuro da instituição, avaliar as tendências da demanda por educação, configurar cenários institucionais, evidenciar comunicabilidade, participar da elaboração de propostas pedagógicas, aplicar normas disciplinares, responder por documentos escolares, demonstrar capacidade de resolução de problemas, exercer liderança, evidenciar empatia, elaborar planos de contingência, disponibilizar recursos instrucionais, decidir sobre realocação de pessoal, avaliar disponibilidade de recursos materiais, avaliar as expectativas dos clientes, definir indicadores de avaliação, supervisionar registros escolares, definir projetos prioritários.

Cargos e salários CBO 1313-05 - Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

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