CBO 1313-10 - Diretor de instituição educacional pública - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais
O profissional no cargo de Diretor de instituição educacional pública CBO 1313-10 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento e de atividades de instituições educacionais públicas de ensino básico e ensino técnico profissionalizante e superior, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores, gerentes e conselheiros, para maximizar a efetividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades das equipes administrativas, pedagógicas e financeiras, integrando as ações.
Coordena o planejamento e as políticas de integração da instituição com a comunidade externa Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por instâncias superiores da técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de instituição educacional pública, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
- Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.
O que faz um Diretor de instituição educacional pública
O Diretor de instituição educacional pública CBO 1313-10 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento e das metas operacionais de instituições públicas de educação, de acordo com orientações do Conselho Escolar ou Universitário e com as informações elaboradas por órgãos colegiados, coordenadores e demais membros das equipes administrativas e pedagógicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, promovendo a articulação das áreas da instituição educacional.
Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos.
Avalia a disponibilidade de docentes e de recursos materiais Integra ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.
Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, aplicando normas disciplinares, decidindo sobre a realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, propondo serviços educacionais, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado.
Participa do planejamento da instituição, definindo projetos prioritários, participando da elaboração de propostas pedagógicas, buscando ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos alunos, propondo novas atividades de ensino.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade, participando da elaboração de projetos comunitários Promove parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, incentivando e apoiando os órgãos colegiados, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola e promover a participação da comunidade nas ações da escola.
Elabora planos de contingência.
Participa de reuniões com secretarias e coordenações de ensino e de comissões federais, estaduais e municipais de ensino Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar e organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, realizando prestação de contas, administrando caixa escolar e outros recursos financeiros, entre outras atribuições.
Reúne-se com os integrantes da administração educacional para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento dos objetivos institucionais da educação pública Participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com conselhos, órgãos colegiados e superiores.
Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 1313-10 deve coordenar atividades administrativas, coordenar atividades pedagógicas, interagir com a comunidade e setor público, avaliar atividades educacionais, demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros, planejar atividades educacionais, participar do planejamento estratégico da instituição.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1313-10
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional pública CBO 1313-10
Um Diretor de instituição educacional pública (ou sinônimo) deve definir indicadores de avaliação, exercer liderança, elaborar planos de contingência, promover parcerias com instituições públicas e privadas, responder por documentos escolares, definir projetos prioritários, demonstrar capacidade de resolução de problemas, estabelecer normas de funcionamento da instituição, participar da elaboração de propostas pedagógicas, organizar atividades de extensão com a comunidade, participar na elaboração do orçamento, participar da elaboração de projetos comunitários, supervisionar registros escolares, manter estabilidade emocional, integrar ações pedagógico-administrativas, evidenciar empatia, realizar prestação de contas, disponibilizar recursos instrucionais, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, organizar calendário escolar, decidir sobre realocação de pessoal, propor serviços educacionais, avaliar as expectativas dos clientes, aplicar normas disciplinares, definir grade curricular, avaliar desenvolvimento profissional do professor, participar de reuniões com secretárias e coordenadores de ensino, estabelecer metas de matrículas, avaliar as tendências da demanda por educação, administrar caixa escolar e outros recursos financeiros, representar a instituição junto a comunidade, avaliar disponibilidade de recursos materiais, agir com paciência, participar de comissões federais, estaduais e municipais de ensino, acompanhar execução de orçamentos, estabelecer sistema de qualidade, trabalhar com comprometimento, estabelecer metas financeiras, organizar horários de cursos, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, adequar cursos a legislação vigente, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, evidenciar comunicabilidade, agir com flexibilidade, propor novas atividades de ensino.