CBO 1313-10 - Diretor de instituição educacional pública - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

O profissional no cargo de Diretor de instituição educacional pública CBO 1313-10 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento e de atividades de instituições educacionais públicas de ensino básico e ensino técnico profissionalizante e superior, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores, gerentes e conselheiros, para maximizar a efetividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades das equipes administrativas, pedagógicas e financeiras, integrando as ações.

Coordena o planejamento e as políticas de integração da instituição com a comunidade externa Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por instâncias superiores da técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

CBO 1313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que pertence ao grupo dos diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de instituição educacional pública, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais CBO 1313-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1313-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais.
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais.

O que faz um Diretor de instituição educacional pública

O Diretor de instituição educacional pública CBO 1313-10 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento e das metas operacionais de instituições públicas de educação, de acordo com orientações do Conselho Escolar ou Universitário e com as informações elaboradas por órgãos colegiados, coordenadores e demais membros das equipes administrativas e pedagógicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, promovendo a articulação das áreas da instituição educacional.

Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos.

Avalia a disponibilidade de docentes e de recursos materiais Integra ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.

Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, aplicando normas disciplinares, decidindo sobre a realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, propondo serviços educacionais, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado.

Participa do planejamento da instituição, definindo projetos prioritários, participando da elaboração de propostas pedagógicas, buscando ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos alunos, propondo novas atividades de ensino.

Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade, participando da elaboração de projetos comunitários Promove parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, incentivando e apoiando os órgãos colegiados, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola e promover a participação da comunidade nas ações da escola.

Elabora planos de contingência.

Participa de reuniões com secretarias e coordenações de ensino e de comissões federais, estaduais e municipais de ensino Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar e organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, realizando prestação de contas, administrando caixa escolar e outros recursos financeiros, entre outras atribuições.

Reúne-se com os integrantes da administração educacional para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento dos objetivos institucionais da educação pública Participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com conselhos, órgãos colegiados e superiores.

Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1313-10 deve demonstrar competências pessoais, participar do planejamento estratégico da instituição, coordenar atividades administrativas, avaliar atividades educacionais, planejar atividades educacionais, interagir com a comunidade e setor público, coordenar atividades pedagógicas, gerir recursos financeiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1313-10

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional pública CBO 1313-10

Um Diretor de instituição educacional pública (ou sinônimo) deve trabalhar com comprometimento, estabelecer metas de matrículas, aplicar normas disciplinares, exercer liderança, decidir sobre realocação de pessoal, promover parcerias com instituições públicas e privadas, acompanhar execução de orçamentos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, participar da elaboração de projetos comunitários, estabelecer metas financeiras, definir projetos prioritários, definir indicadores de avaliação, propor serviços educacionais, participar de reuniões com secretárias e coordenadores de ensino, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, definir grade curricular, integrar ações pedagógico-administrativas, propor novas atividades de ensino, organizar horários de cursos, evidenciar empatia, supervisionar registros escolares, agir com paciência, avaliar as expectativas dos clientes, responder por documentos escolares, elaborar planos de contingência, avaliar disponibilidade de recursos materiais, adequar cursos a legislação vigente, administrar caixa escolar e outros recursos financeiros, estabelecer normas de funcionamento da instituição, demonstrar capacidade de resolução de problemas, organizar calendário escolar, estabelecer sistema de qualidade, participar de comissões federais, estaduais e municipais de ensino, participar na elaboração do orçamento, representar a instituição junto a comunidade, participar da elaboração de propostas pedagógicas, avaliar desenvolvimento profissional do professor, realizar prestação de contas, manter estabilidade emocional, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, disponibilizar recursos instrucionais, evidenciar comunicabilidade, avaliar as tendências da demanda por educação, organizar atividades de extensão com a comunidade, agir com flexibilidade.

Cargos e salários CBO 1313-10 - Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais

Salário Diretor de Centro de Ensino Supletivo Público

Diretor de Centro de Ensino Supletivo Público: Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Centro de Ensino Supletivo Público CBO 1313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.146 e 8.912 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Diretor de Colégio Público

Diretor de Colégio Público: Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Colégio Público CBO 1313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.146 e 8.912 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Diretor de Escola Pública

Diretor de Escola Pública: Brasil

O profissional no cargo de Diretor de Escola Pública CBO 1313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.146 e 8.912 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 818 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Diretor de Instituição Educacional Publica

Diretor de Instituição Educacional Publica: São Paulo

O profissional no cargo de Diretor de Instituição Educacional Publica CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Diretor de Centro de Educação Infantil Público

Diretor de Centro de Educação Infantil Público: São Paulo

O profissional no cargo de Diretor de Centro de Educação Infantil Público CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Diretor de Escola Pública

Diretor de Escola Pública: São Paulo

O profissional no cargo de Diretor de Escola Pública CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Vice-diretor de Centro de Educação Infantil Público

Vice-diretor de Centro de Educação Infantil Público: São Paulo

O profissional no cargo de Vice-diretor de Centro de Educação Infantil Público CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público

Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público: São Paulo

O profissional no cargo de Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Vice-diretor de Centro de Ensino Médio

Vice-diretor de Centro de Ensino Médio: São Paulo

O profissional no cargo de Vice-diretor de Centro de Ensino Médio CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Vice-diretor de Centro de Ensino Médio Público

Vice-diretor de Centro de Ensino Médio Público: São Paulo

O profissional no cargo de Vice-diretor de Centro de Ensino Médio Público CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Vice-diretor de Centro Interescolar de Línguas Público

Vice-diretor de Centro Interescolar de Línguas Público: São Paulo

O profissional no cargo de Vice-diretor de Centro Interescolar de Línguas Público CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.
Salário Vice-diretor de Escola Pública

Vice-diretor de Escola Pública: São Paulo

O profissional no cargo de Vice-diretor de Escola Pública CBO 1313-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 5.365 e 8.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 613 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1313-10.