CBO 1411-05 - Gerente de produção e operações aqüícolas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações aqüícolas CBO 1411-05 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais aquícolas - destinadas à criação de peixes, crustáceos e outros seres vivos aquáticos, de acordo com o segmento de aquicultura - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para cumprimento de metas.
Gerencia a comercialização de produtos Administra programas de manutenção de equipamentos, estruturas e instalações Controla a qualidade de processos e produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 1411-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações aqüícolas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações aqüícolas
O Gerente de produção e operações aqüícolas CBO 1411-05 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor da aquicultura de água doce (aquicultura continental) ou de águas marinhas (maricultura).
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em piscicultura (peixes), malacocultura (moluscos), carcinicultura (camarões), ranicultura (rãs), algicultura (algas), entre outros segmentos da empresa Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza a gestão de processos aquícolas, envolvendo atividades de captura, desova, incubação de ovos, criação de alevinos e transferência de organismos maduros para ambientes de desenvolvimento Especifica rações e outros insumos, levando em conta tipo e quantidades de seres vivos aquáticos - peixes, crustáceos, algas, entre outros – em processo de criação.
Controla as condições de crescimento dos plantéis em fazendas, em viveiros convencionais ou orgânicos, ou com o uso de sistemas de aquaponia Desenvolve ações preventivas em relação a doenças virais, parasitárias e infecciosas Inspeciona operações de campo.
Administra programas de manutenção de equipamentos, estruturas e instalações aquícolas Gerencia a conservação de lagos, barragens, cativeiros, piscinas, tanques e sistemas de recirculação de água.
Controla volume de produção Determina ações corretivas para o cumprimento de metas de produção Gerencia a realização de abate, transporte e estocagem dos seres aquáticos.
Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação.
Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho Administra recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Sugere inovações tecnológicas.
Adapta processos operacionais às tecnologias digitais, à automação e à robótica, para permitir a gestão automatizada de fazendas de produção Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa, acompanhando a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Desenvolve soluções para redução do impacto ambiental com uso de tecnologias específicas Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-05 deve participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, gerenciar equipes, elaborar planejamento operacional, administrar produção e operação, assistir a direção da empresa, promover desenvolvimento tecnológico, interagir política e socialmente com a comunidade, definir sistema operacional, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, demonstrar competencias pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-05
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações aqüícolas CBO 1411-05
Um Gerente de produção e operações aqüícolas (ou sinônimo) deve facilitar atuação da cipa e cipatr, implantar novos processos produtivos, desenvolver sociabilidade, dimensionar máquinas e equipamentos, levantar informações ambientais, participar da priorização de investimentos, relacionar alternativas de sistemas operacionais, demonstrar flexibilidade, promover atividades de educação ambiental, definir produto final, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, administrar custos de produção, elaborar orçamento físico e financeiro, analisar projetos de máquinas e equipamentos, tomar iniciativa, informar direção sobre problemas emergenciais, analisar histórico de produção, dimensionar insumos, definir seqüência operacional, estruturar organogramas, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, estabelecer metas de eficiência operacional, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, demonstrar resiliência, sugerir inovações tecnológicas, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, divulgar atividades da empresa junto a população local, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, exercer liderança, demonstrar senso de organização, contratar serviços de terceiros, dimensionar mão-de-obra, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, estabelecer metas de produtividade, controlar estocagem do produto, propor promoções e penalidades administrativas, controlar qualidade da produção e do produto, administrar a comercialização de produtos, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, demonstrar ética profissional, avaliar desempenho de subordinados, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar análise de viabilidade econômica, contratar instituições de pesquisa e consultorias, demonstrar dinamismo, levantar informações de produção, participar da definição do plano de carreira, participar de eventos técnicos, preparar plano de treinamento, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, estimular a criação de programas de melhoria contínua, avaliar requisições de insumos, procurar tecnologias, demonstrar capacidade de resposta, gerenciar programas de controle ambiental, inspecionar operações de campo, demonstrar versatilidade, implementar atividades sociais junto a comunidade, definir necessidade de treinamento, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, atender auditoria patrimonial interna e externa, atuar como representante legal da empresa, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, motivar equipes, definir ações corretivas, monitorar legislações ambientais, determinar ações emergenciais, definir cronograma de investimentos, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, controlar volume de produção, analisar indicadores de desempenho, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, promover melhoras do ambiente de trabalho, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, desenvolver capacidade crítica, identificar necessidades de contratação e demissão, atender auditoria interna e externa, elaborar relatórios gerenciais, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, zelar pela imagem da empresa, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, demonstrar comprometimento com o trabalho, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, delegar atribuições, identificar impactos ambientais.