CBO 1411-15 - Gerente de produção e operações agropecuárias - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais agropecuárias - em bovinocultura de corte e leite, avicultura, suinocultura, caprinocultura, entre outras áreas - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas.
Monitora transporte e estocagem de produtos Administra comercialização de produtos Controla a qualidade de processos e de produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos.
Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações agropecuárias, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações agropecuárias
O Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor agropecuário.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades de equipes de produção e operação em empresa agropecuária Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza a gestão de processos agropecuários Acompanha e avalia a aplicação das técnicas de cultivo vegetais em ambientes naturais, com o uso de estufas ou com outros recursos.
Desenvolve ações de melhoria contínua, aprimorando práticas de reprodução, inclusive com uso de técnicas de genética e biotecnologia Desenvolve ações preventivas – incluindo vacinação do rebanho e planejamento alimentar – e tratamentos em relação a doenças emergentes e reemergentes Seleciona fertilizantes de acordo com o tipo de solo, para permitir a maximização da produção das culturas.
Inspeciona operações de campo Implanta e mantém sistemas de controle sobre atividades de irrigação, aplicação de produtos químicos, colheita, ordenha, entre outras.
Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas Monitora o transporte e a estocagem de produtos Administra comercialização de produtos.
Analisa custos de produção Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos.
Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação.
Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho Administra recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa.
Sugere inovações tecnológicas Adapta processos operacionais agropecuários às tecnologias digitais Implanta novos processos produtivos Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos e instalações à realidade do ambiente produtivo Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Participa do sistema de gestão ambiental da empresa Desenvolve práticas ecologicamente corretas, como a introdução de plantas repelentes de pragas nos campos agrícolas, em substituição aos inseticidas químicos, a integração entre lavoura, pecuária e floresta, para permitir recuperação de áreas degradadas, pastagens enfraquecidas e solos empobrecidos, entre outras Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-15 deve gerenciar equipes, elaborar planejamento operacional, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, demonstrar competencias pessoais, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção, interagir política e socialmente com a comunidade, definir sistema operacional, promover desenvolvimento tecnológico, assistir a direção da empresa, administrar produção e operação.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-15
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações agropecuárias CBO 1411-15
Um Gerente de produção e operações agropecuárias (ou sinônimo) deve elaborar relatórios gerenciais, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, implementar atividades sociais junto a comunidade, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, controlar estocagem do produto, divulgar atividades da empresa junto a população local, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, definir cronograma de investimentos, relacionar alternativas de sistemas operacionais, controlar qualidade da produção e do produto, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, dimensionar insumos, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, elaborar orçamento físico e financeiro, demonstrar capacidade de resposta, facilitar atuação da cipa e cipatr, desenvolver sociabilidade, estabelecer metas de eficiência operacional, delegar atribuições, determinar ações emergenciais, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, dimensionar mão-de-obra, levantar informações ambientais, contratar instituições de pesquisa e consultorias, informar direção sobre problemas emergenciais, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, procurar tecnologias, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, contratar serviços de terceiros, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, estruturar organogramas, participar de eventos técnicos, definir produto final, demonstrar senso de organização, atuar como representante legal da empresa, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, avaliar requisições de insumos, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, exercer liderança, inspecionar operações de campo, atender auditoria patrimonial interna e externa, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, avaliar desempenho de subordinados, demonstrar ética profissional, elaborar análise de viabilidade econômica, implantar novos processos produtivos, gerenciar programas de controle ambiental, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, monitorar legislações ambientais, demonstrar flexibilidade, definir ações corretivas, dimensionar máquinas e equipamentos, identificar impactos ambientais, demonstrar dinamismo, propor promoções e penalidades administrativas, atender auditoria interna e externa, tomar iniciativa, levantar informações de produção, zelar pela imagem da empresa, demonstrar resiliência, analisar projetos de máquinas e equipamentos, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, participar da priorização de investimentos, desenvolver capacidade crítica, analisar histórico de produção, administrar custos de produção, estimular a criação de programas de melhoria contínua, demonstrar versatilidade, participar da definição do plano de carreira, promover atividades de educação ambiental, definir necessidade de treinamento, sugerir inovações tecnológicas, estabelecer metas de produtividade, preparar plano de treinamento, identificar necessidades de contratação e demissão, controlar volume de produção, demonstrar comprometimento com o trabalho, demonstrar capacidade de comunicação, administrar a comercialização de produtos, analisar indicadores de desempenho, definir seqüência operacional, motivar equipes, promover melhoras do ambiente de trabalho.