CBO 1411-20 - Gerente de produção e operações pesqueiras - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal
O profissional no cargo de Gerente de produção e operações pesqueiras CBO 1411-20 planeja, organiza, coordena e controla as atividades operacionais do setor da pesca - em águas marinhas e interiores - de empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Controla volume de produção, determinando ações corretivas para cumprimento das metas.
Monitora transporte e estocagem da produção Administra comercialização de produtos da pesca Controla a qualidade de processos e de produtos.
Dimensiona força de trabalho e recursos materiais e financeiros Analisa custos de produção Administra programas de manutenção de equipamentos e embarcações de pesca.
Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Gerencia contratos e projetos Elabora relatórios gerenciais.
Obedece a normas e práticas de ordenamento pesqueiro Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 1411-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de produção e operações pesqueiras, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal CBO 1411-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1411-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de produção e operações pesqueiras
O Gerente de produção e operações pesqueiras CBO 1411-20 presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas de produção para o planejamento tático Levanta informações para subsidiar as decisões.
Acompanha tendências de mercado e evolução tecnológica do setor da pesca em águas marinhas e interiores.
Analisa histórico de produção Coleta dados sobre meio ambiente.
Realiza análises de viabilidade econômica Participa das decisões que definem os investimentos prioritários.
Colabora na elaboração e na revisão de normas de operação.
Elabora planejamento operacional das atividades das equipes de produção e operação em empresas pesqueiras Elabora orçamento físico e financeiro.
Define cronograma de investimentos.
Organiza as atividades, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados Realiza o gerenciamento das operações que integram a cadeia de atividades pesqueiras, envolvendo pesca, desembarque, conservação, transporte, processamento, armazenamento e comercialização Garante o acesso e o uso correto dos recursos pesqueiros em áreas permitidas.
Em períodos de defeso, paralisa temporariamente as operações de pesca Inspeciona operações de campo Pode implantar sistemas digitais para registro imediato, na própria embarcação, de quantidade e espécies de pescado.
Pode fazer uso de sistemas via satélite para rastreamento de embarcações pesqueiras, com focalização no monitoramento e na segurança das operações Controla volume de produção, determinando ações corretivas para o cumprimento das metas.
Monitora o transporte e a estocagem da produção Administra comercialização de produtos da pesca – tais como peixes, crustáceos e moluscos -, levando em conta necessidade de ampliação de acesso aos pescados tradicionais e também demandas específicas de diversificação, como peixes congelados, cortes especiais, entre outras opções Analisa custos de produção.
Controla a qualidade de processos e de produtos, por meio da análise de indicadores de desempenho Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Administra pessoal, identificando necessidade de contratação e demissão.
Contrata serviços de terceiros Avalia desempenho de trabalhadores e define necessidade de capacitação Prepara planos de treinamento, inclusive sobre saúde e segurança no trabalho.
Administra recursos materiais e financeiros Especifica insumos Administra programas de manutenção de equipamentos e embarcações de pesca Promove o desenvolvimento tecnológico da empresa Sugere inovações tecnológicas.
Implanta novos processos de pesca Analisa projetos e participa do desenvolvimento de equipamentos Realiza adequação de equipamentos à realidade do ambiente da pesca Pode implementar tecnologias de controle e automação nos equipamentos de conservação, transporte, processamento e armazenamento dos produtos da pesca Promove intercâmbio tecnológico entre empresas do setor Contrata instituições de pesquisa e consultorias Elabora relatórios gerenciais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Atua para integração da empresa com a comunidade Discute ações e parcerias com órgãos públicos e divulga atividades da empresa junto à população local Implementa atividades sociais junto à comunidade Gerencia programas de controle ambiental e de gestão sustentável da pesca, de acordo com normas e práticas de ordenamento pesqueiro Acompanha a legislação ambiental Identifica impactos ambientais e elabora procedimentos e instruções técnicas para permitir sua minimização Promove atividades de educação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1411-20 deve gerenciar equipes, administrar atividades de segurança, higiene e saúde do trabalho, elaborar planejamento operacional, assistir a direção da empresa, administrar produção e operação, promover desenvolvimento tecnológico, definir sistema operacional, demonstrar competencias pessoais, interagir política e socialmente com a comunidade, participar do sistema de gestão ambiental e qualidade da produção.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de produção e operações em empresa agropecuária, pesqueira, aqüícola e florestal trabalho é exercido em instalações agropecuárias, pesqueiras, aqüícolas e florestais, em ambientes abertos, fechados ou em embarcações. Geralmente, na condição de trabalhador assalariado.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1411-20
Para empresas de médio e grande porte, essas ocupações são acessíveis a pessoas com curso superior ou com cursos de administração da área específica de aproximadamente duzentas horas-aula. Quando recrutados diretamente para a função, normalmente é exigido entre quatro e cinco anos de experiência na área de produção e operações do setor. A qualificação para o trabalho também pode ser obtida por meio de vivência na área.
Atividades exercidas por um Gerente de produção e operações pesqueiras CBO 1411-20
Um Gerente de produção e operações pesqueiras (ou sinônimo) deve orientar trabalhadores sobre higiene pessoal, analisar histórico de produção, coordenar fluxo de informações entre os departamentos, participar de eventos técnicos, monitorar atividades dos profissionais de segurança e medicina do trabalho, demonstrar versatilidade, definir seqüência operacional, participar da definição do plano de carreira, administrar programas de manutenção de máquinas e equipamentos, analisar projetos de máquinas e equipamentos, adequar máquinas e equipamentos a realidade local, estabelecer metas de eficiência operacional, divulgar atividades da empresa junto a população local, definir necessidade de treinamento, elaborar orçamento físico e financeiro, preparar plano de treinamento, levantar informações de produção, estruturar organogramas, controlar qualidade da produção e do produto, avaliar requisições de insumos, atender auditoria patrimonial interna e externa, avaliar desempenho de subordinados, sugerir inovações tecnológicas, fornecer informações para a elaboração do plano estratégico, colaborar na elaboração e revisão de normas de qualidade, definir cronograma de investimentos, contratar serviços de terceiros, discutir ações e parcerias com órgãos públicos, desenvolver sociabilidade, tomar iniciativa, atender auditoria interna e externa, administrar custos de produção, elaborar relatórios gerenciais, demonstrar capacidade de resposta, facilitar atuação da cipa e cipatr, estabelecer metas de produtividade, dimensionar insumos, controlar estocagem do produto, dimensionar máquinas e equipamentos, informar direção sobre problemas emergenciais, identificar necessidades de contratação e demissão, acompanhar análise de tendências mercadológicas e tecnológicas, exercer liderança, controlar volume de produção, atuar como representante legal da empresa, delegar atribuições, relacionar alternativas de sistemas operacionais, identificar impactos ambientais, demonstrar senso de organização, implementar programas de segurança e saúde do trabalhador e sua família fora da empresa, definir ações corretivas, zelar pela imagem da empresa, exigir cumprimento das normas regulamentadas e nrr - n. r. rurais, contratar instituições de pesquisa e consultorias, participar da priorização de investimentos, propor promoções e penalidades administrativas, administrar a comercialização de produtos, analisar ocorrências de doenças ocupacionais, demonstrar ética profissional, monitorar legislações ambientais, determinar ações corretivas para o cumprimento de metas de produção, analisar estatísticas de acidentes e incidentes do trabalho, colaborar na elaboração e revisão de normas de operação, inspecionar operações de campo, participar do desenvolvimento de máquinas e equipamentos, promover atividades de educação ambiental, promover melhoras do ambiente de trabalho, demonstrar comprometimento com o trabalho, demonstrar flexibilidade, determinar ações emergenciais, demonstrar dinamismo, elaborar análise de viabilidade econômica, dimensionar mão-de-obra, elaborar procedimentos e instruções técnicas visando minimizar impacto ambiental, promover intercâmbios tecnológicos entre empresas do setor, motivar equipes, analisar indicadores de desempenho, demonstrar resiliência, desenvolver capacidade crítica, levantar informações ambientais, procurar tecnologias, definir produto final, gerenciar programas de controle ambiental, implementar atividades sociais junto a comunidade, demonstrar capacidade de comunicação, estimular a criação de programas de melhoria contínua, implantar novos processos produtivos.