CBO 1414-05 - Comerciante atacadista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante atacadista CBO 1414-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de empresa comercial atacadista, em estrutura física e online, atuando como proprietário empreendedor Compra grandes volumes de produtos de fabricantes ou distribuidores, armazena-os e gerencia-os para venda em grandes quantidades.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Utiliza tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimização logística Realiza negociações e condições contratuais e garante entrega eficiente.
Acompanha tendências do mercado e demanda na cadeia de suprimentos Fornece serviços como embalagem, etiquetagem, rastreamento e suporte logístico Cumpre e faz cumprir normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
CBO 1414-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante atacadista
O Comerciante atacadista CBO 1414-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em empresas de vendas por atacado, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Pesquisa e estuda o mercado em que atua, incluindo as tendências, demandas dos clientes e concorrência, acompanha mudanças no mercado, identifica oportunidades de negócios e antecipa as necessidades dos clientes.
Elabora plano estratégico e planejamento de metas de produção para operações de implementação tática e planeja e acompanha o desenvolvimento de marketing da empresa.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos, realizando negociações com fornecedores, fabricantes e varejistas para obter os melhores preços, condições contratuais favoráveis e resolver conflitos de forma amigável.
Constrói e mantém relacionamentos sólidos com os clientes, como varejistas e empresas, realizando comunicação eficaz, compreendendo necessidades dos clientes e fornecendo serviço de pós-venda.
Gerencia grandes volumes de produtos, realizando a gestão de estoque garantindo rastreabilidade, armazenagem e abastecimento adequado com cumprimento de prazos de entrega Analisa dados de vendas, tendências de mercado, desempenho de produtos e outras informações relevantes para tomada de decisões sobre preços, promoções e estratégias de negócio.
Realiza gestão financeira para garantir a viabilidade do negócio, estudando e fixando margens de lucro, administrando fluxo de caixa, custos, orçamento e riscos financeiros, tendo em vista a viabilidade do negócio.
Lidera equipes, gerenciando e coordenando atividades de vendas, distribuição e logística, estimulando a motivação e orientando a equipe para alcançar metas e resultados Ajusta as operações, objetivos e metas do negócio em função de novos cenários, identificando soluções criativas e mantendo-se focado em alcançar os resultados planejados Utiliza tecnologias para sistemas de gestão empresarial, softwares de gestão de estoque, análise de dados e outras ferramentas tecnológicas relevantes para aprimoramento das operações comerciais atacadistas, mantendo-se atualizado em relação à evolução do mercado e promovendo o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade.
Cumpre e faz cumprir normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-05 deve atender aos clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-05
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante atacadista CBO 1414-05
Um Comerciante atacadista (ou sinônimo) deve estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, estabelecer escala de férias e de folgas, formular incentivos de produtividade, pesquisar a satisfação dos clientes, providenciar contratação e desligamento de funcionários, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., autorizar pagamentos e recebimentos, designar equipe para projeto, administrar horas trabalhadas, horas extras, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, manter apresentação pessoal, divulgar mercadorias e serviços, gerir estoques, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, opinar sobre condições e prioridades de projetos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, liberar mercadorias para entrega, analisar tendências do mercado, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, transferir numerário para o banco, demonstrar motivação, orientar clientes, entrevistar candidatos, definir estratégias de terceirização, controlar o cumprimento de normas, negociar preços e condições de pagamento, promover programas prevencionistas, instruir subordinados, exercitar a autonomia, promover funcionários, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, monitorar o andamento de projetos, elaborar normas e instruções, medir resultados de treinamento, resolver reclamações de clientes, realizar reuniões com a equipe, contratar serviços, apreciar inovações organizacionais, identificar necessidade de contratação de pessoal, expressar-se gestualmente, evidenciar equilíbrio emocional, zelar pela organização do local de trabalho, examinar currículos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, representar a empresa, gerir custos, remanejar leiaute, revisar manuais de procedimentos, planejar compras e locações, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, acompanhar rotinas adminstrativas, prestar assistência social aos funcionários, acompanhar a execução orçamentária, providenciar integração de funcionários, coordenar inventário de mercadorias para balanço, inspecionar as condições das mercadorias expostas, gerir compras, operar equipamentos de informática, participar de reuniões, definir perfil do consumidor final, avaliar desempenho, otimizar o espaço físico da loja - modulação, implantar técnicas de vendas, delegar atribuições, prover ações de preservação ambiental, atender agentes de fiscalização, informar funcionários sobre seus desempenhos, expressar-se oralmente, averiguar comportamento dos concorrentes, implementar reciclagem de funcionários, colaborar na definição de epi e epc, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, recepcionar mercadorias, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, cooperar na definição de projetos, exercer liderança, buscar atualização profissional, estimular a motivação das equipes, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, avaliar nível de satisfação das equipes, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, planejar racionalização do uso de recursos, elaborar plano de investimentos, captar recursos, fazer orçamentos, agir com dinamismo, administrar remanejamentos, gerenciar contratos de serviços, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, recomendar promoção de funcionários, argumentar com convicção - persuasão, supervisionar os serviços de reparação e consertos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, determinar perfis profissionais, gerir investimentos, mediar relação entre funcionário e empresa, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, administrar conflitos entre funcionários, cobrar resultados, propor compra de novos itens.