CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-10 deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, demonstrar competências pessoais, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, assessorar diretoria e setores da empresa, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, estruturar equipes de trabalho, gerir recursos materiais e financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, atender aos clientes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve planejar racionalização do uso de recursos, gerir estoques, providenciar contratação e desligamento de funcionários, autorizar pagamentos e recebimentos, representar a empresa, elaborar normas e instruções, opinar sobre condições e prioridades de projetos, cooperar na definição de projetos, monitorar o andamento de projetos, examinar currículos, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, colaborar na definição de epi e epc, negociar preços e condições de pagamento, administrar remanejamentos, delegar atribuições, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, gerenciar contratos de serviços, planejar compras e locações, elaborar plano de investimentos, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, gerir compras, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., prestar assistência social aos funcionários, definir estratégias de terceirização, divulgar mercadorias e serviços, estabelecer escala de férias e de folgas, estimular a motivação das equipes, promover programas prevencionistas, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, supervisionar os serviços de reparação e consertos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, acompanhar a execução orçamentária, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, designar equipe para projeto, analisar tendências do mercado, instruir subordinados, argumentar com convicção - persuasão, evidenciar equilíbrio emocional, providenciar integração de funcionários, captar recursos, operar equipamentos de informática, prover ações de preservação ambiental, averiguar comportamento dos concorrentes, mediar relação entre funcionário e empresa, agir com dinamismo, resolver reclamações de clientes, entrevistar candidatos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, fazer orçamentos, contratar serviços, remanejar leiaute, administrar horas trabalhadas, horas extras, determinar perfis profissionais, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, inspecionar as condições das mercadorias expostas, identificar necessidade de contratação de pessoal, apreciar inovações organizacionais, controlar o cumprimento de normas, medir resultados de treinamento, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, avaliar nível de satisfação das equipes, transferir numerário para o banco, informar funcionários sobre seus desempenhos, expressar-se oralmente, implementar reciclagem de funcionários, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, otimizar o espaço físico da loja - modulação, qualificar fornecedores, manter apresentação pessoal, realizar reuniões com a equipe, gerir investimentos, zelar pela organização do local de trabalho, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, participar de reuniões, propor compra de novos itens, recepcionar mercadorias, gerir custos, avaliar desempenho, pesquisar a satisfação dos clientes, recomendar promoção de funcionários, cobrar resultados, orientar clientes, definir perfil do consumidor final, buscar atualização profissional, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, expressar-se gestualmente, acompanhar rotinas adminstrativas, atender agentes de fiscalização, exercer liderança, implantar técnicas de vendas, liberar mercadorias para entrega, exercitar a autonomia, demonstrar motivação, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, promover funcionários, formular incentivos de produtividade, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, administrar conflitos entre funcionários.