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CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
      • Gerentes.

O que faz um Comerciante varejista

O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1414-10 deve estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar competências pessoais, gerir recursos materiais e financeiros, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10

Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve avaliar desempenho, gerenciar contratos de serviços, planejar racionalização do uso de recursos, manter apresentação pessoal, examinar currículos, acompanhar a execução orçamentária, mediar relação entre funcionário e empresa, inspecionar as condições das mercadorias expostas, elaborar normas e instruções, fazer orçamentos, opinar sobre condições e prioridades de projetos, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, recomendar promoção de funcionários, definir estratégias de terceirização, agir com dinamismo, entrevistar candidatos, otimizar o espaço físico da loja - modulação, gerir custos, pesquisar a satisfação dos clientes, informar funcionários sobre seus desempenhos, evidenciar equilíbrio emocional, transferir numerário para o banco, expressar-se oralmente, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, analisar tendências do mercado, exercitar a autonomia, propor compra de novos itens, gerir investimentos, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, cobrar resultados, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., atender agentes de fiscalização, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, promover funcionários, monitorar o andamento de projetos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, demonstrar motivação, colaborar na definição de epi e epc, coordenar inventário de mercadorias para balanço, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, implementar reciclagem de funcionários, captar recursos, administrar remanejamentos, realizar reuniões com a equipe, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, qualificar fornecedores, participar de reuniões, liberar mercadorias para entrega, cooperar na definição de projetos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, contratar serviços, controlar o cumprimento de normas, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, instruir subordinados, determinar perfis profissionais, autorizar pagamentos e recebimentos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, operar equipamentos de informática, averiguar comportamento dos concorrentes, remanejar leiaute, elaborar plano de investimentos, zelar pela organização do local de trabalho, planejar compras e locações, providenciar integração de funcionários, orientar clientes, administrar conflitos entre funcionários, apreciar inovações organizacionais, representar a empresa, gerir compras, administrar horas trabalhadas, horas extras, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, prover ações de preservação ambiental, argumentar com convicção - persuasão, prestar assistência social aos funcionários, delegar atribuições, acompanhar rotinas adminstrativas, gerir estoques, definir perfil do consumidor final, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, exercer liderança, formular incentivos de produtividade, providenciar contratação e desligamento de funcionários, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, estabelecer escala de férias e de folgas, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, avaliar nível de satisfação das equipes, recepcionar mercadorias, estimular a motivação das equipes, designar equipe para projeto, resolver reclamações de clientes, promover programas prevencionistas, divulgar mercadorias e serviços, supervisionar os serviços de reparação e consertos, buscar atualização profissional, negociar preços e condições de pagamento, implantar técnicas de vendas, medir resultados de treinamento, expressar-se gestualmente.

Cargos e salários CBO 1414-10 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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