CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-10 deve assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, gerir recursos materiais e financeiros, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve divulgar mercadorias e serviços, analisar tendências do mercado, examinar currículos, realizar reuniões com a equipe, recepcionar mercadorias, prestar assistência social aos funcionários, autorizar pagamentos e recebimentos, representar a empresa, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, evidenciar equilíbrio emocional, atender agentes de fiscalização, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, agir com dinamismo, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, demonstrar motivação, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, contratar serviços, exercitar a autonomia, supervisionar os serviços de reparação e consertos, orientar clientes, planejar compras e locações, operar equipamentos de informática, buscar atualização profissional, identificar necessidade de contratação de pessoal, providenciar integração de funcionários, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., fazer orçamentos, administrar horas trabalhadas, horas extras, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, participar de reuniões, acompanhar rotinas adminstrativas, otimizar o espaço físico da loja - modulação, gerir investimentos, expressar-se gestualmente, monitorar o andamento de projetos, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, exercer liderança, planejar racionalização do uso de recursos, expressar-se oralmente, negociar preços e condições de pagamento, averiguar comportamento dos concorrentes, estimular a motivação das equipes, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, providenciar contratação e desligamento de funcionários, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, liberar mercadorias para entrega, administrar conflitos entre funcionários, resolver reclamações de clientes, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, informar funcionários sobre seus desempenhos, estabelecer escala de férias e de folgas, elaborar plano de investimentos, definir estratégias de terceirização, promover funcionários, gerir estoques, gerir compras, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, delegar atribuições, acompanhar a execução orçamentária, cooperar na definição de projetos, pesquisar a satisfação dos clientes, captar recursos, medir resultados de treinamento, mediar relação entre funcionário e empresa, transferir numerário para o banco, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, promover programas prevencionistas, administrar remanejamentos, prover ações de preservação ambiental, apreciar inovações organizacionais, coordenar inventário de mercadorias para balanço, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, instruir subordinados, definir perfil do consumidor final, avaliar desempenho, formular incentivos de produtividade, manter apresentação pessoal, determinar perfis profissionais, avaliar nível de satisfação das equipes, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, colaborar na definição de epi e epc, implementar reciclagem de funcionários, designar equipe para projeto, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, cobrar resultados, zelar pela organização do local de trabalho, propor compra de novos itens, implantar técnicas de vendas, gerenciar contratos de serviços, entrevistar candidatos, gerir custos, argumentar com convicção - persuasão, elaborar normas e instruções, opinar sobre condições e prioridades de projetos, qualificar fornecedores, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, remanejar leiaute, recomendar promoção de funcionários, inspecionar as condições das mercadorias expostas, controlar o cumprimento de normas.