CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-10 deve administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estruturar equipes de trabalho, assessorar diretoria e setores da empresa, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve colaborar na definição de epi e epc, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, divulgar mercadorias e serviços, coordenar inventário de mercadorias para balanço, exercitar a autonomia, prover ações de preservação ambiental, agir com dinamismo, argumentar com convicção - persuasão, manter apresentação pessoal, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, prestar assistência social aos funcionários, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, otimizar o espaço físico da loja - modulação, controlar o cumprimento de normas, cobrar resultados, pesquisar a satisfação dos clientes, entrevistar candidatos, cooperar na definição de projetos, liberar mercadorias para entrega, demonstrar motivação, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, inspecionar as condições das mercadorias expostas, promover funcionários, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, administrar horas trabalhadas, horas extras, gerir estoques, apreciar inovações organizacionais, opinar sobre condições e prioridades de projetos, orientar clientes, supervisionar os serviços de reparação e consertos, recomendar promoção de funcionários, determinar perfis profissionais, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, informar funcionários sobre seus desempenhos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, mediar relação entre funcionário e empresa, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, resolver reclamações de clientes, propor compra de novos itens, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, realizar reuniões com a equipe, gerenciar contratos de serviços, acompanhar rotinas adminstrativas, gerir custos, operar equipamentos de informática, medir resultados de treinamento, avaliar nível de satisfação das equipes, monitorar o andamento de projetos, expressar-se gestualmente, estimular a motivação das equipes, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, gerir compras, acompanhar a execução orçamentária, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., gerir investimentos, designar equipe para projeto, representar a empresa, expressar-se oralmente, buscar atualização profissional, elaborar plano de investimentos, formular incentivos de produtividade, examinar currículos, planejar racionalização do uso de recursos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, implementar reciclagem de funcionários, analisar tendências do mercado, definir perfil do consumidor final, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, remanejar leiaute, estabelecer escala de férias e de folgas, transferir numerário para o banco, atender agentes de fiscalização, implantar técnicas de vendas, providenciar integração de funcionários, recepcionar mercadorias, exercer liderança, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, evidenciar equilíbrio emocional, participar de reuniões, avaliar desempenho, elaborar normas e instruções, delegar atribuições, contratar serviços, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, promover programas prevencionistas, fazer orçamentos, autorizar pagamentos e recebimentos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, captar recursos, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, qualificar fornecedores, administrar remanejamentos, averiguar comportamento dos concorrentes, negociar preços e condições de pagamento, definir estratégias de terceirização, zelar pela organização do local de trabalho, instruir subordinados, administrar conflitos entre funcionários, identificar necessidade de contratação de pessoal, planejar compras e locações.