CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-10 deve gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, gerir recursos materiais e financeiros, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atender aos clientes, estruturar equipes de trabalho, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve coordenar inventário de mercadorias para balanço, fazer orçamentos, definir perfil do consumidor final, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, autorizar pagamentos e recebimentos, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, evidenciar equilíbrio emocional, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, expressar-se oralmente, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., buscar atualização profissional, acompanhar a execução orçamentária, analisar tendências do mercado, examinar currículos, qualificar fornecedores, operar equipamentos de informática, zelar pela organização do local de trabalho, captar recursos, cooperar na definição de projetos, orientar clientes, identificar necessidade de contratação de pessoal, entrevistar candidatos, administrar horas trabalhadas, horas extras, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, implementar reciclagem de funcionários, planejar racionalização do uso de recursos, estimular a motivação das equipes, recepcionar mercadorias, apreciar inovações organizacionais, colaborar na definição de epi e epc, averiguar comportamento dos concorrentes, agir com dinamismo, supervisionar os serviços de reparação e consertos, representar a empresa, instruir subordinados, gerir compras, determinar perfis profissionais, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, delegar atribuições, participar de reuniões, elaborar plano de investimentos, cobrar resultados, resolver reclamações de clientes, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, divulgar mercadorias e serviços, controlar o cumprimento de normas, planejar compras e locações, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, avaliar desempenho, exercitar a autonomia, elaborar normas e instruções, exercer liderança, medir resultados de treinamento, avaliar nível de satisfação das equipes, implantar técnicas de vendas, informar funcionários sobre seus desempenhos, realizar reuniões com a equipe, argumentar com convicção - persuasão, pesquisar a satisfação dos clientes, gerir estoques, demonstrar motivação, opinar sobre condições e prioridades de projetos, administrar remanejamentos, acompanhar rotinas adminstrativas, prestar assistência social aos funcionários, prover ações de preservação ambiental, otimizar o espaço físico da loja - modulação, gerir custos, estabelecer escala de férias e de folgas, remanejar leiaute, promover funcionários, recomendar promoção de funcionários, contratar serviços, promover programas prevencionistas, designar equipe para projeto, providenciar contratação e desligamento de funcionários, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, negociar preços e condições de pagamento, gerenciar contratos de serviços, formular incentivos de produtividade, providenciar integração de funcionários, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, transferir numerário para o banco, administrar conflitos entre funcionários, propor compra de novos itens, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, liberar mercadorias para entrega, manter apresentação pessoal, expressar-se gestualmente, mediar relação entre funcionário e empresa, monitorar o andamento de projetos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, gerir investimentos, atender agentes de fiscalização, definir estratégias de terceirização, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade.