CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-10 deve gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerir recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve opinar sobre condições e prioridades de projetos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, cooperar na definição de projetos, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, argumentar com convicção - persuasão, atender agentes de fiscalização, prestar assistência social aos funcionários, elaborar plano de investimentos, instruir subordinados, avaliar nível de satisfação das equipes, definir perfil do consumidor final, administrar horas trabalhadas, horas extras, estabelecer escala de férias e de folgas, prover ações de preservação ambiental, inspecionar as condições das mercadorias expostas, participar de reuniões, planejar compras e locações, acompanhar a execução orçamentária, expressar-se oralmente, formular incentivos de produtividade, controlar o cumprimento de normas, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, contratar serviços, otimizar o espaço físico da loja - modulação, gerenciar contratos de serviços, elaborar normas e instruções, informar funcionários sobre seus desempenhos, buscar atualização profissional, colaborar na definição de epi e epc, entrevistar candidatos, avaliar desempenho, analisar tendências do mercado, promover funcionários, monitorar o andamento de projetos, recepcionar mercadorias, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, remanejar leiaute, promover programas prevencionistas, resolver reclamações de clientes, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, gerir compras, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, implantar técnicas de vendas, orientar clientes, administrar remanejamentos, divulgar mercadorias e serviços, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, designar equipe para projeto, realizar reuniões com a equipe, agir com dinamismo, operar equipamentos de informática, determinar perfis profissionais, representar a empresa, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, zelar pela organização do local de trabalho, identificar necessidade de contratação de pessoal, liberar mercadorias para entrega, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, gerir investimentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, autorizar pagamentos e recebimentos, implementar reciclagem de funcionários, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, negociar preços e condições de pagamento, cobrar resultados, transferir numerário para o banco, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, recomendar promoção de funcionários, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, pesquisar a satisfação dos clientes, fazer orçamentos, qualificar fornecedores, gerir estoques, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, gerir custos, manter apresentação pessoal, demonstrar motivação, providenciar contratação e desligamento de funcionários, providenciar integração de funcionários, evidenciar equilíbrio emocional, estimular a motivação das equipes, administrar conflitos entre funcionários, medir resultados de treinamento, propor compra de novos itens, delegar atribuições, definir estratégias de terceirização, planejar racionalização do uso de recursos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, averiguar comportamento dos concorrentes, expressar-se gestualmente, apreciar inovações organizacionais, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, captar recursos, exercer liderança, exercitar a autonomia, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, acompanhar rotinas adminstrativas, examinar currículos, mediar relação entre funcionário e empresa.