CBO 1414-10 - Comerciante varejista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Comerciante varejista CBO 1414-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Comerciante varejista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Comerciante varejista
O Comerciante varejista CBO 1414-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-10 deve atender aos clientes, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-10
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Comerciante varejista CBO 1414-10
Um Comerciante varejista (ou sinônimo) deve administrar conflitos entre funcionários, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, administrar remanejamentos, fazer orçamentos, resolver reclamações de clientes, coordenar inventário de mercadorias para balanço, averiguar comportamento dos concorrentes, zelar pela organização do local de trabalho, apreciar inovações organizacionais, orientar clientes, expressar-se gestualmente, contratar serviços, providenciar contratação e desligamento de funcionários, planejar compras e locações, prover ações de preservação ambiental, controlar o cumprimento de normas, participar de reuniões, examinar currículos, determinar perfis profissionais, atender agentes de fiscalização, argumentar com convicção - persuasão, identificar necessidade de contratação de pessoal, mediar relação entre funcionário e empresa, delegar atribuições, promover funcionários, pesquisar a satisfação dos clientes, remanejar leiaute, exercitar a autonomia, estabelecer escala de férias e de folgas, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, designar equipe para projeto, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, operar equipamentos de informática, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, acompanhar a execução orçamentária, administrar horas trabalhadas, horas extras, supervisionar os serviços de reparação e consertos, exercer liderança, negociar preços e condições de pagamento, buscar atualização profissional, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, gerir custos, implementar reciclagem de funcionários, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, realizar reuniões com a equipe, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, definir perfil do consumidor final, gerir compras, instruir subordinados, manter apresentação pessoal, liberar mercadorias para entrega, avaliar nível de satisfação das equipes, entrevistar candidatos, recepcionar mercadorias, medir resultados de treinamento, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, captar recursos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, prestar assistência social aos funcionários, providenciar integração de funcionários, inspecionar as condições das mercadorias expostas, representar a empresa, colaborar na definição de epi e epc, implantar técnicas de vendas, evidenciar equilíbrio emocional, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, planejar racionalização do uso de recursos, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, transferir numerário para o banco, recomendar promoção de funcionários, acompanhar rotinas adminstrativas, divulgar mercadorias e serviços, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, expressar-se oralmente, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, elaborar plano de investimentos, definir estratégias de terceirização, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., estimular a motivação das equipes, informar funcionários sobre seus desempenhos, gerenciar contratos de serviços, gerir investimentos, formular incentivos de produtividade, propor compra de novos itens, analisar tendências do mercado, gerir estoques, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, monitorar o andamento de projetos, qualificar fornecedores, opinar sobre condições e prioridades de projetos, agir com dinamismo, otimizar o espaço físico da loja - modulação, promover programas prevencionistas, avaliar desempenho, demonstrar motivação, elaborar normas e instruções, cooperar na definição de projetos, autorizar pagamentos e recebimentos, cobrar resultados.