CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve captar recursos, providenciar integração de funcionários, administrar remanejamentos, monitorar o andamento de projetos, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, providenciar contratação e desligamento de funcionários, estimular a motivação das equipes, implementar reciclagem de funcionários, cobrar resultados, gerir estoques, medir resultados de treinamento, propor compra de novos itens, evidenciar equilíbrio emocional, buscar atualização profissional, definir estratégias de terceirização, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, promover programas prevencionistas, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., opinar sobre condições e prioridades de projetos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, recomendar promoção de funcionários, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, argumentar com convicção - persuasão, preparar relatórios para a diretoria, representar a empresa, transferir numerário para o banco, formular incentivos de produtividade, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, expressar-se oralmente, administrar horas trabalhadas, horas extras, coordenar inventário de mercadorias para balanço, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, avaliar nível de satisfação das equipes, definir perfil do consumidor final, informar funcionários sobre seus desempenhos, contratar serviços, elaborar plano de investimentos, implantar técnicas de vendas, analisar tendências do mercado, elaborar normas e instruções, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, qualificar fornecedores, gerir compras, entrevistar candidatos, realizar reuniões com a equipe, otimizar o espaço físico da loja - modulação, delegar atribuições, atender agentes de fiscalização, negociar preços e condições de pagamento, operar equipamentos de informática, divulgar mercadorias e serviços, exercitar a autonomia, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, administrar conflitos entre funcionários, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, gerenciar contratos de serviços, acompanhar rotinas adminstrativas, acompanhar auditoria interna e externa, controlar o cumprimento de normas, orientar clientes, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, liberar mercadorias para entrega, colaborar na definição de epi e epc, sugerir melhoria em mercadorias, supervisionar os serviços de reparação e consertos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, sugerir investimentos, designar equipe para projeto, redigir comunicados e normas, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, gerir custos, apreciar inovações organizacionais, autorizar pagamentos e recebimentos, averiguar comportamento dos concorrentes, cooperar na definição de projetos, sugerir inovações, avaliar desempenho, revisar manuais de procedimentos, instruir subordinados, demonstrar motivação, estabelecer escala de férias e de folgas, expressar-se gestualmente, zelar pela organização do local de trabalho, remanejar leiaute, manter apresentação pessoal, exercer liderança, determinar perfis profissionais, pesquisar a satisfação dos clientes, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, planejar compras e locações, agir com dinamismo, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, acompanhar a execução orçamentária, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, mediar relação entre funcionário e empresa, resolver reclamações de clientes, prover ações de preservação ambiental, planejar racionalização do uso de recursos, examinar currículos, fazer orçamentos, participar de reuniões, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, recepcionar mercadorias, identificar necessidade de contratação de pessoal.