CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, demonstrar competências pessoais, gerir recursos materiais e financeiros, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, atender aos clientes, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, estruturar equipes de trabalho, assessorar diretoria e setores da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve planejar racionalização do uso de recursos, elaborar normas e instruções, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, supervisionar os serviços de reparação e consertos, medir resultados de treinamento, realizar reuniões com a equipe, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, zelar pela organização do local de trabalho, implementar reciclagem de funcionários, estabelecer escala de férias e de folgas, pesquisar a satisfação dos clientes, informar funcionários sobre seus desempenhos, exercitar a autonomia, representar a empresa, expressar-se gestualmente, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, cooperar na definição de projetos, avaliar nível de satisfação das equipes, instruir subordinados, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, administrar remanejamentos, propor compra de novos itens, designar equipe para projeto, implantar técnicas de vendas, opinar sobre condições e prioridades de projetos, analisar tendências do mercado, transferir numerário para o banco, delegar atribuições, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., demonstrar motivação, administrar conflitos entre funcionários, definir estratégias de terceirização, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, administrar horas trabalhadas, horas extras, entrevistar candidatos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, agir com dinamismo, sugerir melhoria em mercadorias, inspecionar as condições das mercadorias expostas, planejar compras e locações, formular incentivos de produtividade, expressar-se oralmente, acompanhar a execução orçamentária, estimular a motivação das equipes, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, exercer liderança, examinar currículos, promover programas prevencionistas, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, captar recursos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, preparar relatórios para a diretoria, fazer orçamentos, participar de reuniões, monitorar o andamento de projetos, gerir custos, sugerir inovações, acompanhar rotinas adminstrativas, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, definir perfil do consumidor final, controlar o cumprimento de normas, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, coordenar inventário de mercadorias para balanço, identificar necessidade de contratação de pessoal, mediar relação entre funcionário e empresa, gerir compras, evidenciar equilíbrio emocional, gerenciar contratos de serviços, sugerir investimentos, recomendar promoção de funcionários, determinar perfis profissionais, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, averiguar comportamento dos concorrentes, prover ações de preservação ambiental, divulgar mercadorias e serviços, recepcionar mercadorias, providenciar integração de funcionários, remanejar leiaute, qualificar fornecedores, otimizar o espaço físico da loja - modulação, apreciar inovações organizacionais, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, operar equipamentos de informática, acompanhar auditoria interna e externa, autorizar pagamentos e recebimentos, buscar atualização profissional, orientar clientes, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, redigir comunicados e normas, argumentar com convicção - persuasão, elaborar plano de investimentos, contratar serviços, manter apresentação pessoal, atender agentes de fiscalização, revisar manuais de procedimentos, resolver reclamações de clientes, avaliar desempenho, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, negociar preços e condições de pagamento, colaborar na definição de epi e epc, liberar mercadorias para entrega, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, gerir estoques, cobrar resultados.