CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar competências pessoais, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve fazer orçamentos, atender agentes de fiscalização, contratar serviços, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, sugerir melhoria em mercadorias, delegar atribuições, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, resolver reclamações de clientes, elaborar plano de investimentos, orientar clientes, acompanhar auditoria interna e externa, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, instruir subordinados, argumentar com convicção - persuasão, redigir comunicados e normas, providenciar contratação e desligamento de funcionários, designar equipe para projeto, cooperar na definição de projetos, determinar perfis profissionais, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, gerenciar contratos de serviços, evidenciar equilíbrio emocional, elaborar normas e instruções, captar recursos, revisar manuais de procedimentos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, gerir custos, identificar necessidade de contratação de pessoal, expressar-se gestualmente, monitorar o andamento de projetos, representar a empresa, colaborar na definição de epi e epc, apreciar inovações organizacionais, propor compra de novos itens, demonstrar motivação, liberar mercadorias para entrega, planejar racionalização do uso de recursos, sugerir inovações, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, avaliar nível de satisfação das equipes, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, operar equipamentos de informática, acompanhar rotinas adminstrativas, estabelecer escala de férias e de folgas, avaliar desempenho, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, entrevistar candidatos, pesquisar a satisfação dos clientes, inspecionar as condições das mercadorias expostas, sugerir investimentos, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, implantar técnicas de vendas, providenciar integração de funcionários, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, realizar reuniões com a equipe, transferir numerário para o banco, remanejar leiaute, promover programas prevencionistas, coordenar inventário de mercadorias para balanço, manter apresentação pessoal, informar funcionários sobre seus desempenhos, participar de reuniões, controlar o cumprimento de normas, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., implementar reciclagem de funcionários, buscar atualização profissional, exercer liderança, formular incentivos de produtividade, divulgar mercadorias e serviços, opinar sobre condições e prioridades de projetos, acompanhar a execução orçamentária, supervisionar os serviços de reparação e consertos, prover ações de preservação ambiental, negociar preços e condições de pagamento, administrar remanejamentos, expressar-se oralmente, planejar compras e locações, agir com dinamismo, zelar pela organização do local de trabalho, autorizar pagamentos e recebimentos, otimizar o espaço físico da loja - modulação, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, administrar conflitos entre funcionários, analisar tendências do mercado, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, recepcionar mercadorias, medir resultados de treinamento, averiguar comportamento dos concorrentes, qualificar fornecedores, estimular a motivação das equipes, gerir compras, preparar relatórios para a diretoria, recomendar promoção de funcionários, cobrar resultados, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, definir perfil do consumidor final, administrar horas trabalhadas, horas extras, definir estratégias de terceirização, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, mediar relação entre funcionário e empresa, examinar currículos, gerir estoques, exercitar a autonomia, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho.