CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de loja e supermercado

O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1414-15 deve administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, atender aos clientes, estruturar equipes de trabalho, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerir recursos materiais e financeiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15

Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve demonstrar motivação, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, evidenciar equilíbrio emocional, realizar reuniões com a equipe, resolver reclamações de clientes, pesquisar a satisfação dos clientes, implementar reciclagem de funcionários, recomendar promoção de funcionários, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, argumentar com convicção - persuasão, examinar currículos, participar de reuniões, administrar remanejamentos, planejar racionalização do uso de recursos, estabelecer escala de férias e de folgas, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, monitorar o andamento de projetos, elaborar plano de investimentos, agir com dinamismo, analisar tendências do mercado, elaborar normas e instruções, providenciar contratação e desligamento de funcionários, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., sugerir inovações, propor compra de novos itens, exercer liderança, cobrar resultados, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, apreciar inovações organizacionais, atender agentes de fiscalização, qualificar fornecedores, estimular a motivação das equipes, medir resultados de treinamento, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, exercitar a autonomia, prover ações de preservação ambiental, informar funcionários sobre seus desempenhos, delegar atribuições, autorizar pagamentos e recebimentos, buscar atualização profissional, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, promover programas prevencionistas, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, captar recursos, gerenciar contratos de serviços, designar equipe para projeto, administrar horas trabalhadas, horas extras, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, otimizar o espaço físico da loja - modulação, definir estratégias de terceirização, recepcionar mercadorias, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, operar equipamentos de informática, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, colaborar na definição de epi e epc, acompanhar a execução orçamentária, implantar técnicas de vendas, sugerir melhoria em mercadorias, acompanhar rotinas adminstrativas, expressar-se oralmente, administrar conflitos entre funcionários, mediar relação entre funcionário e empresa, contratar serviços, instruir subordinados, redigir comunicados e normas, opinar sobre condições e prioridades de projetos, sugerir investimentos, cooperar na definição de projetos, definir perfil do consumidor final, expressar-se gestualmente, averiguar comportamento dos concorrentes, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, fazer orçamentos, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, entrevistar candidatos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, acompanhar auditoria interna e externa, zelar pela organização do local de trabalho, revisar manuais de procedimentos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, gerir estoques, negociar preços e condições de pagamento, formular incentivos de produtividade, avaliar desempenho, gerir custos, preparar relatórios para a diretoria, representar a empresa, remanejar leiaute, providenciar integração de funcionários, coordenar inventário de mercadorias para balanço, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, orientar clientes, gerir compras, determinar perfis profissionais, avaliar nível de satisfação das equipes, liberar mercadorias para entrega, transferir numerário para o banco, manter apresentação pessoal, planejar compras e locações, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, controlar o cumprimento de normas, inspecionar as condições das mercadorias expostas, divulgar mercadorias e serviços.

Cargos e salários CBO 1414-15 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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