CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, assessorar diretoria e setores da empresa, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve demonstrar motivação, coordenar inventário de mercadorias para balanço, argumentar com convicção - persuasão, remanejar leiaute, elaborar normas e instruções, implantar técnicas de vendas, colaborar na definição de epi e epc, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, expressar-se gestualmente, zelar pela organização do local de trabalho, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, captar recursos, monitorar o andamento de projetos, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, examinar currículos, promover programas prevencionistas, analisar tendências do mercado, providenciar contratação e desligamento de funcionários, exercitar a autonomia, evidenciar equilíbrio emocional, otimizar o espaço físico da loja - modulação, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., recomendar promoção de funcionários, orientar clientes, propor compra de novos itens, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, planejar racionalização do uso de recursos, definir perfil do consumidor final, averiguar comportamento dos concorrentes, delegar atribuições, elaborar plano de investimentos, sugerir melhoria em mercadorias, preparar relatórios para a diretoria, atender agentes de fiscalização, planejar compras e locações, participar de reuniões, entrevistar candidatos, avaliar desempenho, controlar o cumprimento de normas, acompanhar a execução orçamentária, administrar remanejamentos, buscar atualização profissional, identificar necessidade de contratação de pessoal, pesquisar a satisfação dos clientes, prover ações de preservação ambiental, autorizar pagamentos e recebimentos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, cobrar resultados, sugerir investimentos, redigir comunicados e normas, agir com dinamismo, instruir subordinados, gerenciar contratos de serviços, revisar manuais de procedimentos, acompanhar auditoria interna e externa, liberar mercadorias para entrega, fazer orçamentos, negociar preços e condições de pagamento, determinar perfis profissionais, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, designar equipe para projeto, realizar reuniões com a equipe, operar equipamentos de informática, gerir estoques, mediar relação entre funcionário e empresa, representar a empresa, resolver reclamações de clientes, providenciar integração de funcionários, informar funcionários sobre seus desempenhos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, contratar serviços, estimular a motivação das equipes, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, sugerir inovações, avaliar nível de satisfação das equipes, cooperar na definição de projetos, gerir compras, recepcionar mercadorias, administrar conflitos entre funcionários, gerir custos, implementar reciclagem de funcionários, acompanhar rotinas adminstrativas, expressar-se oralmente, manter apresentação pessoal, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, medir resultados de treinamento, apreciar inovações organizacionais, transferir numerário para o banco, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, divulgar mercadorias e serviços, inspecionar as condições das mercadorias expostas, supervisionar os serviços de reparação e consertos, qualificar fornecedores, estabelecer escala de férias e de folgas, definir estratégias de terceirização, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, exercer liderança, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, administrar horas trabalhadas, horas extras, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, opinar sobre condições e prioridades de projetos, formular incentivos de produtividade, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos.