CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, gerir recursos materiais e financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar competências pessoais, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve pesquisar a satisfação dos clientes, gerir custos, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, elaborar normas e instruções, divulgar mercadorias e serviços, acompanhar auditoria interna e externa, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, agir com dinamismo, avaliar desempenho, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, entrevistar candidatos, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, exercitar a autonomia, apreciar inovações organizacionais, examinar currículos, qualificar fornecedores, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, acompanhar a execução orçamentária, manter apresentação pessoal, expressar-se oralmente, sugerir inovações, providenciar integração de funcionários, supervisionar os serviços de reparação e consertos, acompanhar rotinas adminstrativas, administrar remanejamentos, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, coordenar inventário de mercadorias para balanço, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, estabelecer escala de férias e de folgas, implantar técnicas de vendas, mediar relação entre funcionário e empresa, liberar mercadorias para entrega, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, operar equipamentos de informática, promover programas prevencionistas, negociar preços e condições de pagamento, medir resultados de treinamento, otimizar o espaço físico da loja - modulação, identificar necessidade de contratação de pessoal, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, informar funcionários sobre seus desempenhos, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, formular incentivos de produtividade, preparar relatórios para a diretoria, inspecionar as condições das mercadorias expostas, autorizar pagamentos e recebimentos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, implementar reciclagem de funcionários, evidenciar equilíbrio emocional, demonstrar motivação, planejar compras e locações, planejar racionalização do uso de recursos, realizar reuniões com a equipe, opinar sobre condições e prioridades de projetos, cooperar na definição de projetos, recomendar promoção de funcionários, designar equipe para projeto, captar recursos, zelar pela organização do local de trabalho, definir perfil do consumidor final, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, sugerir melhoria em mercadorias, recepcionar mercadorias, fazer orçamentos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, providenciar contratação e desligamento de funcionários, cobrar resultados, resolver reclamações de clientes, representar a empresa, instruir subordinados, controlar o cumprimento de normas, administrar horas trabalhadas, horas extras, transferir numerário para o banco, propor compra de novos itens, elaborar plano de investimentos, participar de reuniões, administrar conflitos entre funcionários, gerir compras, definir estratégias de terceirização, redigir comunicados e normas, analisar tendências do mercado, avaliar nível de satisfação das equipes, orientar clientes, determinar perfis profissionais, sugerir investimentos, gerenciar contratos de serviços, averiguar comportamento dos concorrentes, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, estimular a motivação das equipes, delegar atribuições, argumentar com convicção - persuasão, revisar manuais de procedimentos, colaborar na definição de epi e epc, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, exercer liderança, prover ações de preservação ambiental, gerir estoques, expressar-se gestualmente, remanejar leiaute, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., monitorar o andamento de projetos, buscar atualização profissional, contratar serviços, atender agentes de fiscalização.