CBO 1414-15 - Gerente de loja e supermercado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de loja e supermercado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-15 deve atender aos clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-15
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve designar equipe para projeto, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, planejar racionalização do uso de recursos, divulgar mercadorias e serviços, avaliar desempenho, acompanhar rotinas adminstrativas, remanejar leiaute, realizar reuniões com a equipe, sugerir investimentos, sugerir melhoria em mercadorias, negociar preços e condições de pagamento, exercer liderança, supervisionar os serviços de reparação e consertos, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, determinar perfis profissionais, resolver reclamações de clientes, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, cobrar resultados, gerenciar contratos de serviços, agir com dinamismo, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, pesquisar a satisfação dos clientes, promover programas prevencionistas, recepcionar mercadorias, mediar relação entre funcionário e empresa, manter apresentação pessoal, acompanhar auditoria interna e externa, demonstrar motivação, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, captar recursos, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, propor compra de novos itens, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, avaliar nível de satisfação das equipes, instruir subordinados, definir perfil do consumidor final, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, participar de reuniões, preparar relatórios para a diretoria, gerir compras, administrar conflitos entre funcionários, representar a empresa, administrar remanejamentos, cooperar na definição de projetos, estimular a motivação das equipes, examinar currículos, gerir custos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, liberar mercadorias para entrega, argumentar com convicção - persuasão, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, sugerir inovações, inspecionar as condições das mercadorias expostas, qualificar fornecedores, elaborar normas e instruções, colaborar na definição de epi e epc, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, fazer orçamentos, evidenciar equilíbrio emocional, contratar serviços, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, planejar compras e locações, monitorar o andamento de projetos, elaborar plano de investimentos, acompanhar a execução orçamentária, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., buscar atualização profissional, implementar reciclagem de funcionários, apreciar inovações organizacionais, averiguar comportamento dos concorrentes, operar equipamentos de informática, redigir comunicados e normas, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, prover ações de preservação ambiental, otimizar o espaço físico da loja - modulação, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, implantar técnicas de vendas, informar funcionários sobre seus desempenhos, definir estratégias de terceirização, controlar o cumprimento de normas, expressar-se oralmente, providenciar contratação e desligamento de funcionários, formular incentivos de produtividade, transferir numerário para o banco, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, analisar tendências do mercado, recomendar promoção de funcionários, exercitar a autonomia, expressar-se gestualmente, administrar horas trabalhadas, horas extras, revisar manuais de procedimentos, autorizar pagamentos e recebimentos, atender agentes de fiscalização, delegar atribuições, orientar clientes, gerir estoques, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, opinar sobre condições e prioridades de projetos, entrevistar candidatos, providenciar integração de funcionários, medir resultados de treinamento, identificar necessidade de contratação de pessoal, zelar pela organização do local de trabalho, estabelecer escala de férias e de folgas.