Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 1414-20 - Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

O profissional no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

CBO 1414-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-20

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

O Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).

Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.

Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.

Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.

Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1414-20 deve gerir recursos materiais e financeiros, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais, estruturar equipes de trabalho, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-20

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica (ou sinônimo) deve pesquisar a satisfação dos clientes, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, demonstrar motivação, inspecionar as condições das mercadorias expostas, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, colaborar na definição de epi e epc, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, participar de reuniões, atender agentes de fiscalização, buscar atualização profissional, divulgar mercadorias e serviços, apreciar inovações organizacionais, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, administrar horas trabalhadas, horas extras, examinar currículos, administrar conflitos entre funcionários, auxiliar em testes de campo de novos produtos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, entrevistar candidatos, formular incentivos de produtividade, acompanhar auditoria interna e externa, analisar tendências do mercado, orientar clientes, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, transferir numerário para o banco, evidenciar equilíbrio emocional, administrar remanejamentos, resolver reclamações de clientes, operar equipamentos de informática, promover programas prevencionistas, identificar necessidade de contratação de pessoal, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., revisar manuais de procedimentos, prover ações de preservação ambiental, preparar relatórios para a diretoria, estabelecer escala de férias e de folgas, redigir comunicados e normas, coordenar inventário de mercadorias para balanço, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, exercer liderança, mediar relação entre funcionário e empresa, agir com dinamismo, instruir subordinados, gerir investimentos, providenciar integração de funcionários, gerenciar contratos de serviços, definir estratégias de terceirização, recepcionar mercadorias, acompanhar a execução orçamentária, argumentar com convicção - persuasão, averiguar comportamento dos concorrentes, recomendar promoção de funcionários, supervisionar os serviços de reparação e consertos, autorizar pagamentos e recebimentos, estimular a motivação das equipes, sugerir inovações, propor compra de novos itens, providenciar contratação e desligamento de funcionários, contratar serviços, gerir custos, gerir compras, fazer orçamentos, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, expressar-se gestualmente, medir resultados de treinamento, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, planejar compras e locações, planejar racionalização do uso de recursos, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, delegar atribuições, otimizar o espaço físico da loja - modulação, zelar pela organização do local de trabalho, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, realizar reuniões com a equipe, representar a empresa, monitorar o andamento de projetos, remanejar leiaute, designar equipe para projeto, captar recursos, opinar sobre condições e prioridades de projetos, avaliar nível de satisfação das equipes, negociar preços e condições de pagamento, manter apresentação pessoal, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, informar funcionários sobre seus desempenhos, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, sugerir melhoria em mercadorias, acompanhar rotinas adminstrativas, cooperar na definição de projetos, elaborar plano de investimentos, sugerir investimentos, expressar-se oralmente, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, implementar reciclagem de funcionários, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, elaborar normas e instruções, controlar o cumprimento de normas, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, exercitar a autonomia, avaliar desempenho, liberar mercadorias para entrega, implantar técnicas de vendas, gerir estoques, determinar perfis profissionais, cobrar resultados.

Cargos e salários CBO 1414-20 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.707 e 11.417 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.707 e 11.417 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços e Peças

Gerente de Serviços e Peças: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Serviços e Peças CBO 1414-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.707 e 11.417 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Proprietário de Oficina Mecânica

Proprietário de Oficina Mecânica: Brasil

O profissional no cargo de Proprietário de Oficina Mecânica CBO 1414-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.707 e 11.417 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Subgerente de Oficina (assistência Técnica)

Subgerente de Oficina (assistência Técnica): Brasil

O profissional no cargo de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.707 e 11.417 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 4.195 e 10.084 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 550 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica São José dos Campos

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: São José dos Campos, SP

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 4.726 e 10.816 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 25 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.170 e 15.977 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.719 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: Santa Catarina

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 4.213 e 8.897 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 344 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica Curitiba

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 6.218 e 16.320 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 118 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica São Paulo

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.629 e 22.017 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 520 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica Rio de Janeiro

Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Operações de Serviços de Assistencia Tecnica CBO 1414-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 5.505 e 12.828 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): Minas Gerais

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 4.195 e 10.084 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 550 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.170 e 15.977 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.719 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Rio de Janeiro

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 5.505 e 12.828 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 166 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) São Paulo

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): São Paulo, SP

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 8.629 e 22.017 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 520 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica)

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.952 e 11.824 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 315 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.
Salário Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) Belo Horizonte

Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica): Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Serviços de Oficina (assistência Técnica) CBO 1414-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 5.611 e 14.217 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1414-20.