CBO 1414-20 - Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.
Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 1414-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operações de serviços de assistência técnica
O Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).
Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.
Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.
Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.
Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-20 deve atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, gerir recursos materiais e financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar competências pessoais, estruturar equipes de trabalho, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-20
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20
Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica (ou sinônimo) deve supervisionar os serviços de reparação e consertos, divulgar mercadorias e serviços, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, cooperar na definição de projetos, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, sugerir investimentos, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, administrar remanejamentos, entrevistar candidatos, gerir investimentos, recepcionar mercadorias, pesquisar a satisfação dos clientes, cobrar resultados, colaborar na definição de epi e epc, controlar o cumprimento de normas, redigir comunicados e normas, acompanhar rotinas adminstrativas, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, elaborar plano de investimentos, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., analisar tendências do mercado, negociar preços e condições de pagamento, otimizar o espaço físico da loja - modulação, expressar-se oralmente, monitorar o andamento de projetos, gerenciar contratos de serviços, zelar pela organização do local de trabalho, opinar sobre condições e prioridades de projetos, atender agentes de fiscalização, prover ações de preservação ambiental, averiguar comportamento dos concorrentes, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, administrar horas trabalhadas, horas extras, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, transferir numerário para o banco, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, delegar atribuições, identificar necessidade de contratação de pessoal, sugerir inovações, resolver reclamações de clientes, orientar clientes, fazer orçamentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, operar equipamentos de informática, manter apresentação pessoal, liberar mercadorias para entrega, planejar racionalização do uso de recursos, representar a empresa, participar de reuniões, exercitar a autonomia, remanejar leiaute, administrar conflitos entre funcionários, elaborar normas e instruções, revisar manuais de procedimentos, gerir custos, recomendar promoção de funcionários, estabelecer escala de férias e de folgas, implementar reciclagem de funcionários, estimular a motivação das equipes, propor compra de novos itens, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, buscar atualização profissional, agir com dinamismo, realizar reuniões com a equipe, acompanhar auditoria interna e externa, medir resultados de treinamento, definir estratégias de terceirização, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, avaliar desempenho, expressar-se gestualmente, implantar técnicas de vendas, acompanhar a execução orçamentária, informar funcionários sobre seus desempenhos, apreciar inovações organizacionais, instruir subordinados, evidenciar equilíbrio emocional, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, captar recursos, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, determinar perfis profissionais, formular incentivos de produtividade, contratar serviços, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, planejar compras e locações, avaliar nível de satisfação das equipes, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, exercer liderança, providenciar contratação e desligamento de funcionários, demonstrar motivação, auxiliar em testes de campo de novos produtos, sugerir melhoria em mercadorias, designar equipe para projeto, gerir compras, examinar currículos, inspecionar as condições das mercadorias expostas, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, gerir estoques, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, preparar relatórios para a diretoria, mediar relação entre funcionário e empresa, providenciar integração de funcionários, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, promover programas prevencionistas, autorizar pagamentos e recebimentos, argumentar com convicção - persuasão.