CBO 1414-20 - Gerente de operações de serviços de assistência técnica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
O profissional no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.
Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental
CBO 1414-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-20
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de operações de serviços de assistência técnica
O Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).
Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.
Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.
Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.
Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1414-20 deve estruturar equipes de trabalho, assessorar diretoria e setores da empresa, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, demonstrar competências pessoais, atender aos clientes, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1414-20
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica CBO 1414-20
Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica (ou sinônimo) deve mediar relação entre funcionário e empresa, transferir numerário para o banco, medir resultados de treinamento, elaborar normas e instruções, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, avaliar nível de satisfação das equipes, evidenciar equilíbrio emocional, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, argumentar com convicção - persuasão, gerir estoques, gerenciar contratos de serviços, estabelecer escala de férias e de folgas, divulgar mercadorias e serviços, apreciar inovações organizacionais, instruir subordinados, providenciar integração de funcionários, estimular a motivação das equipes, manter apresentação pessoal, remanejar leiaute, realizar reuniões com a equipe, recepcionar mercadorias, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, redigir comunicados e normas, implementar reciclagem de funcionários, opinar sobre condições e prioridades de projetos, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, exercitar a autonomia, delegar atribuições, acompanhar a execução orçamentária, avaliar desempenho, inspecionar as condições das mercadorias expostas, recomendar promoção de funcionários, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, planejar racionalização do uso de recursos, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, coordenar inventário de mercadorias para balanço, determinar perfis profissionais, exercer liderança, monitorar o andamento de projetos, prover ações de preservação ambiental, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, gerir investimentos, buscar atualização profissional, colaborar na definição de epi e epc, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., entrevistar candidatos, operar equipamentos de informática, contratar serviços, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, fazer orçamentos, participar de reuniões, examinar currículos, designar equipe para projeto, representar a empresa, gerir compras, orientar clientes, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, sugerir melhoria em mercadorias, cobrar resultados, acompanhar auditoria interna e externa, acompanhar rotinas adminstrativas, revisar manuais de procedimentos, negociar preços e condições de pagamento, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, pesquisar a satisfação dos clientes, sugerir inovações, sugerir investimentos, captar recursos, expressar-se gestualmente, resolver reclamações de clientes, averiguar comportamento dos concorrentes, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, providenciar contratação e desligamento de funcionários, cooperar na definição de projetos, planejar compras e locações, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, atender agentes de fiscalização, elaborar plano de investimentos, identificar necessidade de contratação de pessoal, administrar conflitos entre funcionários, administrar remanejamentos, auxiliar em testes de campo de novos produtos, informar funcionários sobre seus desempenhos, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, preparar relatórios para a diretoria, autorizar pagamentos e recebimentos, definir estratégias de terceirização, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, formular incentivos de produtividade, otimizar o espaço físico da loja - modulação, analisar tendências do mercado, expressar-se oralmente, propor compra de novos itens, implantar técnicas de vendas, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, supervisionar os serviços de reparação e consertos, agir com dinamismo, liberar mercadorias para entrega, controlar o cumprimento de normas, demonstrar motivação, administrar horas trabalhadas, horas extras, promover programas prevencionistas, gerir custos, zelar pela organização do local de trabalho.