CBO 1415-05 - Gerente de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de hotel CBO 1415-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de hotel
O Gerente de hotel CBO 1415-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.
Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.
Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.
Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.
Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.
Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.
Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-05 deve demonstrar competências pessoais, prestar assessoria, promover vendas de produtos e serviços, gerenciar compras, administrar recursos financeiros, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar Área de alimentos e bebidas, administrar pessoal, executar rotinas administrativas, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-05
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de hotel CBO 1415-05
Um Gerente de hotel (ou sinônimo) deve administrar conflitos, promover reuniões da equipe, controlar documentação, definir parcerias com outras empresas, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, participar na definição da política financeira da empresa, medir satisfação do cliente, definir padrões de serviços em hotéis, relacionar-se com a mídia, montar cadastro de fornecedores, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, analisar previsões de mercado, demonstrar dinamismo, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, elaborar carta de bebidas, definir critérios de seleção de pessoal, definir prioridades de execução dos serviços, supervisionar serviços de recepção, alocar recursos, autorizar compras, criar planos de incentivo, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, definir equipes de trabalho, participar da elaboração de normas e procedimentos, avaliar produtos e serviços adquiridos, supervisionar serviços de reservas, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, tomar decisões, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, definir políticas de atendimento a clientes, identificar segmentos de turismo, acompanhar fluxo de caixa, liderar equipes, propor investimentos, degustar alimentos e bebidas, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, supervisionar atividades de recreação e lazer, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, elaborar cardápio, avaliar relatórios de desempenho, assumir responsabilidade, supervisionar preparação de receitas, controlar desperdícios, pesquisar novas receitas, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, atender auditorias, demonstrar capacidade de negociação, controlar estoque do almoxarifado, definir benefícios aos funcionários, supervisionar serviços de governança, atender fornecedores, avaliar necessidade treinamento, elaborar relatórios gerenciais, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, administrar andamento de questões trabalhistas, motivar equipes, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, coordenar logística para recebimento de produtos, coordenar execução de obras, participar da promoção de ações sociais, participar na elaboração do plano estratégico, monitorar treinamento de funcionários, definir produtos, serviços e preços, participar na elaboração de planos de emergência, viabilizar treinamento, controlar qualidade dos serviços, demonstrar senso de organização, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, atender fiscalizações, tratar sugestões e reclamações de clientes, definir fornecedores, participar na avaliação da política de marketing, demonstrar fluência verbal, definir critérios de avaliação dos serviços, propor reformas de instalações, elaborar orçamento, avaliar relatórios de atividades financeiras, controlar inventários, acompanhar aplicações financeiras, supervisionar serviços de eventos, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.