CBO 1415-05 - Gerente de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de hotel CBO 1415-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de hotel
O Gerente de hotel CBO 1415-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.
Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.
Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.
Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.
Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.
Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.
Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-05 deve executar rotinas administrativas, administrar recursos financeiros, administrar Área de alimentos e bebidas, prestar assessoria, demonstrar competências pessoais, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, administrar pessoal, promover vendas de produtos e serviços, gerenciar compras.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-05
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de hotel CBO 1415-05
Um Gerente de hotel (ou sinônimo) deve elaborar relatórios gerenciais, atender fornecedores, assumir responsabilidade, relacionar-se com a mídia, motivar equipes, avaliar necessidade treinamento, autorizar compras, administrar andamento de questões trabalhistas, participar na avaliação da política de marketing, controlar qualidade dos serviços, definir políticas de atendimento a clientes, controlar inventários, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de eventos, avaliar produtos e serviços adquiridos, controlar desperdícios, elaborar cardápio, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, definir critérios de avaliação dos serviços, propor investimentos, elaborar orçamento, alocar recursos, demonstrar dinamismo, demonstrar capacidade de negociação, definir critérios de seleção de pessoal, controlar estoque do almoxarifado, participar da promoção de ações sociais, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, definir benefícios aos funcionários, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, controlar documentação, degustar alimentos e bebidas, acompanhar aplicações financeiras, promover reuniões da equipe, definir parcerias com outras empresas, supervisionar serviços de reservas, pesquisar novas receitas, medir satisfação do cliente, participar na elaboração do plano estratégico, avaliar relatórios de atividades financeiras, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, viabilizar treinamento, supervisionar serviços de recepção, avaliar relatórios de desempenho, definir produtos, serviços e preços, supervisionar atividades de recreação e lazer, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, atender auditorias, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, administrar conflitos, tomar decisões, acompanhar fluxo de caixa, elaborar carta de bebidas, supervisionar preparação de receitas, definir fornecedores, criar planos de incentivo, liderar equipes, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, coordenar execução de obras, identificar segmentos de turismo, demonstrar fluência verbal, demonstrar senso de organização, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, montar cadastro de fornecedores, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, atender fiscalizações, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, definir padrões de serviços em hotéis, definir equipes de trabalho, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, participar na elaboração de planos de emergência, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, coordenar logística para recebimento de produtos, participar da elaboração de normas e procedimentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, propor reformas de instalações, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, definir prioridades de execução dos serviços, analisar previsões de mercado, supervisionar serviços de governança, tratar sugestões e reclamações de clientes, participar na definição da política financeira da empresa, monitorar treinamento de funcionários.