CBO 1415-05 - Gerente de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de hotel CBO 1415-05 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-05
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de hotel
O Gerente de hotel CBO 1415-05 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.
Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.
Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.
Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.
Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.
Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.
Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-05 deve executar rotinas administrativas, administrar Área de alimentos e bebidas, prestar assessoria, administrar recursos financeiros, administrar pessoal, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, gerenciar compras, demonstrar competências pessoais, promover vendas de produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-05
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de hotel CBO 1415-05
Um Gerente de hotel (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar relatórios gerenciais, definir padrões de serviços em hotéis, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, demonstrar dinamismo, propor reformas de instalações, elaborar carta de bebidas, controlar desperdícios, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, demonstrar senso de organização, participar na avaliação da política de marketing, supervisionar atividades de recreação e lazer, supervisionar serviços de recepção, atender fiscalizações, supervisionar preparação de receitas, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, avaliar relatórios de desempenho, identificar segmentos de turismo, participar da elaboração de normas e procedimentos, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, demonstrar fluência verbal, autorizar compras, demonstrar capacidade de negociação, controlar inventários, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, avaliar necessidade treinamento, tratar sugestões e reclamações de clientes, administrar conflitos, administrar andamento de questões trabalhistas, medir satisfação do cliente, coordenar logística para recebimento de produtos, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, acompanhar fluxo de caixa, avaliar relatórios de atividades financeiras, elaborar orçamento, controlar estoque do almoxarifado, assumir responsabilidade, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, monitorar treinamento de funcionários, relacionar-se com a mídia, criar planos de incentivo, controlar qualidade dos serviços, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, definir benefícios aos funcionários, participar da promoção de ações sociais, analisar previsões de mercado, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, definir critérios de seleção de pessoal, definir prioridades de execução dos serviços, definir critérios de avaliação dos serviços, viabilizar treinamento, propor investimentos, alocar recursos, liderar equipes, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, atender auditorias, participar na definição da política financeira da empresa, montar cadastro de fornecedores, controlar documentação, degustar alimentos e bebidas, definir equipes de trabalho, definir parcerias com outras empresas, promover reuniões da equipe, definir políticas de atendimento a clientes, definir produtos, serviços e preços, acompanhar aplicações financeiras, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, supervisionar serviços de governança, pesquisar novas receitas, elaborar cardápio, participar na elaboração do plano estratégico, tomar decisões, participar na elaboração de planos de emergência, avaliar produtos e serviços adquiridos, supervisionar serviços de eventos, motivar equipes, supervisionar serviços de reservas, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, definir fornecedores, atender fornecedores, coordenar execução de obras.