CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve administrar Área de alimentos e bebidas, prestar assessoria, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, administrar recursos financeiros, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, executar rotinas administrativas, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, promover vendas de produtos e serviços, gerenciar compras.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve elaborar cardápio, supervisionar preparação de receitas, avaliar necessidade treinamento, definir políticas de atendimento a clientes, pesquisar novas receitas, supervisionar serviços de recepção, elaborar relatórios gerenciais, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, relacionar-se com a mídia, promover reuniões da equipe, verificar arrumação de salões, atender fiscalizações, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, elaborar carta de bebidas, acompanhar aplicações financeiras, avaliar relatórios de desempenho, acompanhar fluxo de caixa, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, demonstrar senso de organização, propor reformas de instalações, definir equipes de trabalho, liderar equipes, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, analisar previsões de mercado, criar planos de incentivo, supervisionar serviços de reservas, definir produtos, serviços e preços, controlar reposição de uniformes, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, participar da elaboração de normas e procedimentos, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, coordenar execução de obras, definir prioridades de execução dos serviços, definir critérios de seleção de pessoal, controlar inventários, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, avaliar produtos e serviços adquiridos, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, controlar padrões de alimentos e bebidas, alocar recursos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, supervisionar atividades de recreação e lazer, demonstrar capacidade de negociação, controlar documentação, autorizar compras, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, degustar alimentos e bebidas, administrar conflitos, coordenar logística para recebimento de produtos, administrar andamento de questões trabalhistas, avaliar relatórios de atividades financeiras, assumir responsabilidade, medir satisfação do cliente, supervisionar serviços de eventos, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, tratar sugestões e reclamações de clientes, participar na definição da política financeira da empresa, motivar equipes, definir fornecedores, atender fornecedores, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, controlar estoque do almoxarifado, participar na elaboração de planos de emergência, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, tomar decisões, controlar desperdícios, montar cadastro de fornecedores, participar na elaboração do plano estratégico, definir parcerias com outras empresas, demonstrar dinamismo, elaborar orçamento, definir critérios de avaliação dos serviços, participar na avaliação da política de marketing, participar da promoção de ações sociais, atender auditorias, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, viabilizar treinamento, propor investimentos, demonstrar fluência verbal, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, definir benefícios aos funcionários, controlar qualidade dos serviços, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, monitorar treinamento de funcionários.