CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve prestar assessoria, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas, gerenciar compras, administrar Área de alimentos e bebidas, demonstrar competências pessoais, promover vendas de produtos e serviços, administrar recursos financeiros, administrar pessoal, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve avaliar necessidade treinamento, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, liderar equipes, assumir responsabilidade, controlar documentação, promover reuniões da equipe, medir satisfação do cliente, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, autorizar compras, viabilizar treinamento, atender fiscalizações, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, elaborar cardápio, relacionar-se com a mídia, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, motivar equipes, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, pesquisar novas receitas, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, definir parcerias com outras empresas, criar planos de incentivo, supervisionar serviços de recepção, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, coordenar execução de obras, demonstrar senso de organização, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, coordenar logística para recebimento de produtos, elaborar carta de bebidas, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, analisar previsões de mercado, administrar andamento de questões trabalhistas, acompanhar aplicações financeiras, alocar recursos, elaborar orçamento, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, definir produtos, serviços e preços, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, participar na avaliação da política de marketing, demonstrar capacidade de negociação, supervisionar atividades de recreação e lazer, participar na elaboração do plano estratégico, degustar alimentos e bebidas, tratar sugestões e reclamações de clientes, definir equipes de trabalho, definir fornecedores, propor reformas de instalações, controlar reposição de uniformes, supervisionar serviços de eventos, participar na elaboração de planos de emergência, controlar estoque do almoxarifado, administrar conflitos, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, supervisionar preparação de receitas, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, supervisionar serviços de reservas, definir critérios de seleção de pessoal, controlar qualidade dos serviços, controlar inventários, demonstrar dinamismo, participar da elaboração de normas e procedimentos, avaliar produtos e serviços adquiridos, acompanhar fluxo de caixa, montar cadastro de fornecedores, monitorar treinamento de funcionários, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, definir critérios de avaliação dos serviços, participar na definição da política financeira da empresa, definir políticas de atendimento a clientes, propor investimentos, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, definir prioridades de execução dos serviços, participar da promoção de ações sociais, elaborar relatórios gerenciais, controlar padrões de alimentos e bebidas, demonstrar fluência verbal, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, avaliar relatórios de desempenho, tomar decisões, verificar arrumação de salões, atender fornecedores, definir benefícios aos funcionários, avaliar relatórios de atividades financeiras, controlar desperdícios, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, atender auditorias.