CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve gerenciar compras, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, prestar assessoria, administrar recursos financeiros, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar Área de alimentos e bebidas, promover vendas de produtos e serviços, executar rotinas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve elaborar orçamento, relacionar-se com a mídia, medir satisfação do cliente, propor investimentos, montar cadastro de fornecedores, supervisionar serviços de eventos, assumir responsabilidade, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, propor reformas de instalações, atender fiscalizações, supervisionar serviços de recepção, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, participar na elaboração de planos de emergência, monitorar treinamento de funcionários, coordenar logística para recebimento de produtos, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, definir políticas de atendimento a clientes, participar na definição da política financeira da empresa, participar na avaliação da política de marketing, controlar inventários, atender fornecedores, avaliar necessidade treinamento, definir critérios de avaliação dos serviços, elaborar relatórios gerenciais, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, demonstrar capacidade de negociação, liderar equipes, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, coordenar execução de obras, definir fornecedores, verificar arrumação de salões, demonstrar fluência verbal, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, demonstrar dinamismo, promover reuniões da equipe, pesquisar novas receitas, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, definir prioridades de execução dos serviços, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, definir critérios de seleção de pessoal, participar na elaboração do plano estratégico, demonstrar senso de organização, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, analisar previsões de mercado, participar da promoção de ações sociais, administrar andamento de questões trabalhistas, supervisionar serviços de reservas, tratar sugestões e reclamações de clientes, avaliar relatórios de desempenho, controlar estoque do almoxarifado, controlar desperdícios, elaborar carta de bebidas, degustar alimentos e bebidas, definir produtos, serviços e preços, autorizar compras, supervisionar preparação de receitas, avaliar produtos e serviços adquiridos, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, avaliar relatórios de atividades financeiras, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, acompanhar aplicações financeiras, definir benefícios aos funcionários, criar planos de incentivo, controlar reposição de uniformes, definir parcerias com outras empresas, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, elaborar cardápio, motivar equipes, controlar padrões de alimentos e bebidas, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, definir equipes de trabalho, supervisionar atividades de recreação e lazer, controlar qualidade dos serviços, administrar conflitos, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, participar da elaboração de normas e procedimentos, alocar recursos, viabilizar treinamento, controlar documentação, atender auditorias, tomar decisões, acompanhar fluxo de caixa.