CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve demonstrar competências pessoais, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, administrar Área de alimentos e bebidas, gerenciar compras, prestar assessoria, promover vendas de produtos e serviços, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar pessoal, executar rotinas administrativas, administrar recursos financeiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve supervisionar serviços de reservas, participar na elaboração de planos de emergência, avaliar necessidade treinamento, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, propor investimentos, controlar estoque do almoxarifado, elaborar relatórios gerenciais, elaborar orçamento, definir benefícios aos funcionários, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, coordenar execução de obras, controlar reposição de uniformes, definir fornecedores, monitorar treinamento de funcionários, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, participar na definição da política financeira da empresa, supervisionar serviços de recepção, promover reuniões da equipe, demonstrar fluência verbal, definir parcerias com outras empresas, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, atender fiscalizações, definir produtos, serviços e preços, participar da elaboração de normas e procedimentos, definir prioridades de execução dos serviços, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, acompanhar aplicações financeiras, administrar andamento de questões trabalhistas, supervisionar preparação de receitas, assumir responsabilidade, participar na avaliação da política de marketing, supervisionar serviços de eventos, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, medir satisfação do cliente, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, relacionar-se com a mídia, degustar alimentos e bebidas, montar cadastro de fornecedores, controlar qualidade dos serviços, coordenar logística para recebimento de produtos, propor reformas de instalações, supervisionar atividades de recreação e lazer, verificar arrumação de salões, controlar inventários, definir políticas de atendimento a clientes, motivar equipes, liderar equipes, elaborar carta de bebidas, definir equipes de trabalho, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, tratar sugestões e reclamações de clientes, pesquisar novas receitas, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, alocar recursos, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, viabilizar treinamento, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, autorizar compras, demonstrar senso de organização, controlar desperdícios, avaliar produtos e serviços adquiridos, participar na elaboração do plano estratégico, criar planos de incentivo, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, acompanhar fluxo de caixa, demonstrar capacidade de negociação, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, atender auditorias, definir critérios de seleção de pessoal, avaliar relatórios de atividades financeiras, participar da promoção de ações sociais, atender fornecedores, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, demonstrar dinamismo, tomar decisões, controlar padrões de alimentos e bebidas, analisar previsões de mercado, definir critérios de avaliação dos serviços, elaborar cardápio, administrar conflitos, avaliar relatórios de desempenho, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, controlar documentação.